Com o advento da internet, leia-se meios digitais para negociações, parte desses golpes aumentou consideravelmente
Ser vítima de um golpe pode ser considerado uma das piores sensações para qualquer pessoa, não é mesmo? A sensação de impotência que atinge quem acaba perdendo algum bem e na maioria das vezes dinheiro é quase que total.
Com o advento da internet, leia-se meios digitais para negociações, parte desses golpes aumentou consideravelmente e não é difícil conhecer ou até mesmo ouvir falar de alguém que acabou sendo vítima desse crime.
Porém, segundo a advogada Dra. Lorrana Gomes, referência em cyber crimes, que diz respeito aos golpes no meio digital, estamos tendo avanço na legislação e isso tem sido um facilitador para recuperação dos valores que são perdidos.
Para exemplificar, ela citou o caso de golpes por meio de boletos falsos que chegam na casa de clientes de empresas de telefonia.
Conforme ela, o que acontece é o seguinte: com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muitas empresas começaram a ser responsabilizadas quando as pessoas são vítimas de golpes.
“Porque para que os dados da vítima cheguem aos golpistas precisa haver um vazamento. Muita gente recebia boletos, por exemplo, fraudulentos que vinham com data de vencimento, valor, nome, endereço, enfim, tudo idêntico ao que realmente é descrito no boleto real”, falou.
Segundo a advogada, também por conta da chegada da LGPD e por temerem punições, as empresas estão mais colaborativas.
“Então quando ocorre um golpe, se a pessoa agir rapidamente, é mais fácil ela conseguir reaver/recuperar esses valores porque as empresas estão mais ativas em bloquear imediatamente a conta bancária do receptor dos valores (golpista), ou, muitas vezes, se a conta tem um valor muito alto, é necessária uma liberação específica para que o saque daquele valor depositado por meio do pagamento do boleto. Nesse meio tempo, se a pessoa que for vítima agir rapidamente requisitando esse bloqueio de retirada desse valor, fazendo B.O e todo os trâmites necessários, ela pode conseguir recuperar parcialmente ou até integralmente esse valor”, finalizou Dra. Lorrana.
Sobre Lorrana Gomes
Dra. Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados.
Pós graduanda em Processo do Trabalho Aplicado. Graduanda em Ciências Contábeis.
Empresária. Autora de diversos artigos jurídicos. Membro da Comissão de Admissibilidade e Instrução do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG.
Doce ou travessura? Quatro dicas de cibersegurança para não ser assombrado pelos golpes online
Black Friday e Cyber Monday: Dicas da Avast para não ser vítima de golpes online
Aumento de compras online também elevam chances de golpes de cibercriminosos na Black Friday
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!