Entidades legisladoras do mundo inteiro categorizaram determinadas práticas escusas com a alcunha de cibercrime
Por Victor Asano Nishida – Equipe de Redação
Talvez você conheça uma dessas figuras: Lucius Fox, nos quadrinhos do Batman, Elliot Anderson, no filme Mr Robot, Wrench, no jogo Watch Dogs 2, Lester Crest, no jogo GTA V, Neo, na trilogia The Matrix, Luther Stickell, na saga Missão Impossível, Merlin, no filme Kingsman, e Hashida Itaru, no anime Steins Gate.
Todos esses personagens citados têm algo em comum, representam a figura dos hackers, muito presente no universo geek.
Embora a personalidade dos hackers seja aclamada em filmes, séries, jogos e animes. Na realidade, muitos fazem o uso das habilidades cibernéticas para ganho próprio, sem se preocupar em prejudicar a vida de outra pessoa ou instituição.
Numa tentativa de buscar segurança no espaço digital, uma vez que por um longo período as pessoas começaram a migrar para o ciberespaço, gerando uma extraterritorialidade entre o mundo real e o virtual.
Entidades legisladoras do mundo inteiro, como forma de prevenir esses atos ilícitos e manter maior segurança as pessoas que usufruem da internet, categorizaram determinadas práticas escusas com a alcunha de cibercrime.
Essas práticas são ataques a ambientes digitais que tem o objetivo de obter acesso a sistemas de uma companhia ou intituição e dados sigilosos de pessoas físicas ou jurídicas.
Esses crimes podem ocorrer de maneira ativa, com o hacker invadindo o sistema ou passiva, com a instalação de softwares maliciosos.
Espero que essa introdução básica, neste ID Flash, sobre a definição de cibercrime, tenha despertado certo interesse ou curiosidade sobre este tema tão relevante.
Caso tenha dúvidas sobre essa pauta, não deixe de conferir em nosso portal dicas de distintos âmbitos da segurança e identificação digital no universo da criptografia.
5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.