Lançado em 2021, programa do hub de inovação aberta Alfa Collab estreia novo formato de gravação em entrevista com o cofundador e sócio da Mandi Ventures, Antonio Moreira Salles
O hub de inovação aberta Alfa Collab, empresa pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, acaba de estrear o formato presencial do podcast Trends, lançado em 2021, que entrevista executivos sobre temas relacionados ao segmento de startups, transformação digital, tecnologias, sustentabilidade e venture capital.
Para a primeira experiência no estúdio, o programa contou com a presença de Antonio Moreira Salles, sócio da Mandi Ventures e membro do conselho consultivo e do comitê de tecnologia de uma grande empresa agrícola brasileira.
Também contou com a presença de Claudio Cardoso, apresentador do Trends e consultor de comunicação estratégica no Banco Alfa, e de Francisco Perez, diretor de novos negócios, responsável pelo hub de inovação Alfa Collab e pela área de ESG Alfa.
Neste episódio Francisco Perez ressalta que a missão do Conglomerado Financeiro Alfa com o segmento de agronegócio é trabalhar justamente com a área financeira, mas o Alfa Collab tem o objetivo diverso, daquele de conectar com o ecossistema agrotech e com as tecnologias desenvolvidas por startups.
Já Antonio Moreira Salles explica que, ao contrário do Brasil, o ecossistema de startups está integrado ao âmbito acadêmico nos países europeus.
Desse modo, a integração com companhias de investimentos, como a Mandi Ventures, é bastante facilitada para a geração de negócios, e que inclusive, poderia ser implementada no país.
O sócio da Mandi Ventures ressalta que a tecnologia permite às instituições financeiras, atualmente, terem a possibilidade de realizar com segurança o acesso ao crédito para companhias que não tinham acesso.
Ainda, quanto à tecnologia, o responsável pelo hub de inovação Alfa Collab afirma que por meio da tecnologia é possível destravar novos modelos de negócio sem que haja a necessidade de acompanhar e verificar certas atividades no local e podem ser feitas por informações realizadas por um programa de satélite.
“Quanto às previsões para 2023, a frente de destravar valor de instituições financeiras vai acontecer e com algumas startups ajudando e, até mesmo, dando créditos. Além disso, os temas sustentabilidade e alimentação têm um potencial de ter muita força neste ano. Com isso, acredito que a tecnologia tem uma capacidade enorme para viabilizar o trabalho desses segmentos”, finaliza Moreira Salles.
O novo formato do programa está disponível nos canais do Alfa por meio do Spotify
Sobre o Conglomerado Financeiro Alfa
O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios, sempre visando relacionamento de longo prazo, tendo o cliente no centro.
Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, tesouraria, administração de recursos de terceiros, private banking, wealth management, mercado de capitais e fusões & aquisições, o conglomerado é formado por Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência.
Oferecendo segurança, agilidade na resposta e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis da boa causa ESG, que sempre acompanharam sua trajetória.
LGPD: empresas de agronegócios estão preparadas para a lei que já está em vigor?
ICP-Brasil marca presença na feira de agronegócios no Paraná
AgroVersus: A chegada do metaverso no agronegócio brasileiro
O futuro do uso de dados no agronegócio
O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!