BBB 23 é a vigésima terceira temporada do reality show Big Brother Brasil, exibida pela TV Globo consolida o uso de alta tecnologia nos meios de comunicação no Brasil
Estamos falando de tecnologia como Reconhecimento Facial, Metadados, Padrão 5G, Armazenamento em Nuvem e Smartwatches
Essa edição mescla o real e o virtual e ainda utiliza tecnologias somadas à infraestrutura de transmissão de dados. Desta forma a Globo promove uma verdadeira revolução tecnológica salto nesta edição do reality.
Ao todo são 63 câmeras de alta tecnologia. Alguns equipamentos são no padrão 5G o que resulta na mobilidade de posicionamento e consequentemente na redução de cabeamento na casa. Os modelos 5G funcionam até 100 vezes mais rápido que as 4G. Dessa forma, a sala de edição recebe as imagens de forma otimizada.
“O Big Brother é um celeiro de projetos de tecnologia, no qual temos a oportunidade de desenvolver um trabalho amplo, integrado e disruptivo nas mais variadas frentes tecnológicas. São entregas que envolvem equipes multidisciplinares, profissionais que trabalham ao longo de todo o ano, trazendo soluções inovadoras e que evoluem a cada edição.
Nosso trabalho é contínuo, ofertando uma ampla gama de possibilidades para a direção do programa, apoiando a construção e o desenvolvimento de narrativas ao longo da edição”, conclui Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo
Biometria de reconhecimento facial
O reconhecimento facial não só dá acesso ao quarto tão disputado do líder, como destrava a grande central de controle na qual o todo-poderoso da semana pode acessar, de maneira limitada e pré-determinada, diversos comandos que possibilitam uma visão privilegiada do jogo.
A partir de um reconhecimento biométrico, só o líder pode acionar essa central, que inclui imagens e áudios gerados a partir de uma integração ao sistema de câmeras do programa.
Outra novidade do BBB 23 é a forma de monitoramento dos participantes.
Pela primeira vez, inteligência artificial e machine learning permitem o reconhecimento facial dos brothers, promovendo um acompanhamento automático dos cortes de câmera para mapear os movimentos pela casa.
“A tecnologia nos ajuda a monitorar os passos dos participantes de forma dinâmica para que possamos contar ao público as melhores histórias”, declara Marcelo Bossoni, diretor de Tecnologia de Entretenimento da Globo. “explicou.
Metadados
Os metadados já existiam em edições anteriores e auxilia a produção na criação do storytelling (permite a rápida localização de cenas específicas pretendidas pelo pessoal). Assim, os trechos carentes de edição para irem ao ar na Globo à noite são editados mais rapidamente.
Os metadados são outro recurso que auxilia no storytelling: eles possibilitam a localização imediata de cenas específicas e, por consequência, facilitam e agilizam a edição dos trechos mais atrativos e impactantes do programa”, explica Marcelo Bossoni.
Smartwatches personalizados
Os moradores da casa já na edição de 2022 começaram a utilizar a smartwatches para ajudar no monitoramento de suas atividades físicas. No BBB 23, o modelo que os brothers estão utilizando é o Galaxy Watch 4.
A Samsung, no entanto, precisou modificar os modelos eliminando o acesso à internet uma vez que os participantes não podem receber informações de fora da casa.
BBB na nuvem
A robustez da infraestrutura de transmissão de dados é outro diferencial da nova edição do Big Brother Brasil. A Globo intensificou o processo de cloudfication (migração de sistemas e conteúdo do Data Center físico para a nuvem).
A infraestrutura e a segurança das plataformas digitais da Globo estão 100% na nuvem – um crescimento de 80% em relação à edição passada.
Com essa migração para a nuvem, a Globo se beneficia da elasticidade das grandes infraestruturas, ganha confiabilidade e inovação nos processos, além de velocidade em larga escala.
Além disso, a empresa investe de forma contínua na expansão da sua CDN – Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo. Em parceria com suas afiliadas, a Globo atingiu, no fim do ano passado, o marco de 167 PoPs, Pontos de Presença de Redes, distribuídos estrategicamente no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e no Canadá.
“Essa robustez da infraestrutura aumenta substancialmente, em quase 50%, a capacidade de absorver a audiência massiva que, ao fim de um capítulo, migra, no mesmo minuto, da TV aberta para o Globoplay”, conta Igor Macaúbas, diretor de Tecnologia para Plataformas Digitais da Globo.
O programa é exibido diariamente pela TV Globo em sinal aberto e pelo Multishow em TV por assinatura, tendo nesse último flashes ao vivo de 1 hora após o encerramento das edições pela televisão aberta. A transmissão também é realizada em pay-per-view (PPV), com câmeras filmando integralmente a rotina dos participantes, para operadoras de TV paga. Na internet, é veiculado pela Canais Globo para os assinantes do PPV e no Globoplay para os assinantes da Globo.com.
A edição é a segunda com a apresentação de Tadeu Schmidt. Essa temporada terá cem dias de confinamento empatada com o Big Brother Brasil 21 e Big Brother Brasil 22 como as mais longas já exibidas do reality show e vai de 16 de janeiro e prevista para terminar em 25 de abril de 2023
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