Como validar as assinaturas eletrônicas?
O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação disponibilizou em 13 de fevereiro, a nova atualização do VALIDAR, serviço de validação de assinaturas eletrônicas.
A versão atualizada oferece uma série de melhorias na prestação do serviço, entre elas está a possibilidade de validação de documentos cujas assinaturas sejam destacadas (anexadas).
Até então só era possível validar documentos com assinaturas incluídas no próprio documento.
Outra nova funcionalidade incluída no serviço é a disponibilização de novos dados dos profissionais de saúde, cujos conselhos de classe já disponham de regulamentação sobre assinatura digital. Antes da mudança apenas o nome do assinador era informado.
Confira os dados dos profissionais disponibilizados pelo VALIDAR:
– Nome do profissional;
– Nome do Conselho de Classe;
– Número de Registro no Conselho de Classe;
– Unidade Federativa (UF).
A nova atualização traz ainda duas outras novidades: a adição de uma página dedicada ao canal de comunicação oficial, o Fala.br e a utilização de cookies para análise anônima dos dados de navegação.
Informes aos desenvolvedores
Além das novas funcionalidades, o ITI divulga seus primeiros informes direcionados exclusivamente aos desenvolvedores. Tratam-se de informações relevantes para esses profissionais.
Os informes tratam sobre QR Code e a respeito do recurso Modification Detection and Prevention (DocMDP) em documentos PDF.
As novidades reforçam o compromisso do Instituto com a transformação digital, tornando os serviços cada vez mais acessíveis, seguros e transparentes à população.
Fique por dentro das atualizações do VALIDAR, clique aqui.
Atenção: Com a atualização, a partir de 06 de março, os serviços disponíveis nos portais: https://verificador.iti.gov.br e https://assinaturadigital.iti.gov.br serão desativados. As URLs serão redirecionadas para o VALIDAR.
ITI lança o VALIDAR – Serviço de Validação de Assinaturas Eletrônicas
ITI unifica serviços e lança VALIDAR no próximo dia 19/12
Receita médica digital: entenda como validar, o funcionamento e as vantagens
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
Publicado decreto com novas atribuições para o ITI
ASSINATURA ELETRÔNICA
O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.