O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que o crédito consignado só poderá ser concedido com a autenticação por biometria facial
O instituto é uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social que tem como missão de promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social.
Segundo o instituto o objetivo da biometria facial no processo de solicitação é permitir a contratação do crédito consignado a distância, sem a necessidade de o segurado ir até uma agência bancária. Além disso, o método é mais seguro evitará os inúmeros golpes sofridos pelos aposentados.
Os bancos a terão que se adaptar a essa forma de contratação do empréstimo consignado por biometria facial. A mudança também aumenta as opções nos serviços de identificação das instituições financeiras.
Para Susana Taboas, cofundadora do Crypto ID, “o uso da biometria digital e a facial vem ganhando muito espaço junto a empresas públicas e privadas no sentido de garantir a identificação precisa das pessoas e com isso reduzir as fraudes. Atualmente existem muitas opções de onboarding digital e também contratações sendo realizadas de forma remota. Isso vem causado enormes prejuízos às instituições financeiras, empresas em geral e aos governos. Por isso, as organizações no mundo todo estão revendo seus processos e incluindo o reconhecimento facial para autenticação assim como aqui no Brasil fez o INSS.”
Quais serão as novas regras do crédito consignado do INSS?
Entretanto, para que o crédito seja liberado, ainda será exigida a apresentação da documentação oficial, como: Cadastro de Pessoa Física (CPF), e um documento oficial e original com foto.
Biometria facial ou contratação exclusivamente presencial
Por fim, as alterações também preveem a possibilidade de acesso ao crédito sem biometria, porém, para isso a contratação do empréstimo consignado deve ocorrer, exclusivamente no banco, instituição financeira ou canais eletrônicos da instituição, lembrando que a contratação por ligação telefônica não é permitida pelo INSS.
Biometria do Serpro garante segurança em operações de crédito para aposentados e pensionistas
Case: Alimentando o maior sistema de autenticação biométrico do mundo
INSS alerta para golpes relacionados a prova de vida
Prova de vida do INSS tem novas regras
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!