A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no universo cinematográfico e fez parte da produção de diversos filmes do Oscar 2023
Por Gabriela Romar – Equipe de redação
Hoje, acontece a maior premiação do cinema mundial, a 95º edição do Oscar, que será em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, a cerimônia será transmitida simultaneamente, com início às 21h – horário de Brasília.
O prêmio é um símbolo do trabalho e da inovação de todos que estão por trás dos filmes, por isso as produtoras se reinventam a cada ano e vão atrás de novas tecnologias para melhorar cada detalhe da produção de seus filmes.
Por essa razão, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no universo cinematográfico, principalmente quando se diz respeito a efeitos especiais e computação gráfica.
Top Gun: Maverick
Como um bom filme de ação, Top Gun: Maverick esbanja computação gráfica e efeitos visuais diversos, dentre eles, a inteligência artificial. A voz do personagem interpretado por Val Kilmer, por exemplo, só ganhou vida devido a IA de voz. O ator, que faz Tom Kazanski, perdeu a voz devido ao tratamento de câncer na garganta, o que levou a decisão de produzir a voz do ator para o filme.
Uma empresa londrina de tecnologia de IA desenvolveu uma técnica de dublagem. Com imagens de arquivo e esta técnica, a inteligência artificial aprendeu a imitar Kilmer com um mecanismo que ensinou o modelo de voz a falar como o personagem baseado em gravações antigas.
No final, foram gerados mais de 40 modelos de voz diferentes por algoritmos que produziam modelos de voz de alta qualidade até que a versão final fosse selecionada.
Red: Crescer é uma Fera
O filme produzido pela Disney está concorrendo ao Oscar de Melhor Animação e possui diversas tecnologias por trás de sua produção, incluindo a IA.
Nos últimos anos, a Disney vem desenvolvendo um sistema que visa facilitar o trabalho do departamento de animação. Ele é uma espécie de banco de dados para buscar efeitos específicos e expressões faciais de produções passadas.
A plataforma é alimentada por bancos de metadados e aplicações em inteligência artificial que analisam os dados, criam recursos de busca e inserem a cena específica no acervo, para facilitar o trabalho dos editores.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
A Marvel é conhecida por utilizar efeitos especiais e tecnologias de ponta na produção de seus filmes, e o novo filme do Pantera Negra não ficaria de fora. Indicado a quatro categorias no Oscar, dentre elas está a de Melhores Efeitos Visuais.
Em diversas etapas de edição do filme, a inteligência artificial esteve presente em recursos como o Chroma Key e o reconhecimento facial, utilizado para produzir algumas cenas específicas de efeitos visuais na face dos atores.
No caso do Chroma Key, a tela verde é substituída por métodos baseados na IA, que recortam o que há de importante na imagem para o editor aplicar as dinâmicas atrás do que foi selecionado.
Essas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e nós nem percebemos. Fique ligado nos nossos artigos sobre esses assuntos para descobrir mais sobre novas tecnologias e onde elas estão sendo utilizadas.
Biometria facial e outras tecnologias inovadoras em Avatar: O Caminho da Água
O que é Inteligência Artificial?
O que é Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no dia a dia
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!