A tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados
Por Andréia Andreatta
A tecnologia avança rapidamente nos mais diversos segmentos, proporcionando não apenas uma transformação digital, mas também cultural.
Independente de qual seja a área, o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e se atualizar para se manter em sintonia com o mercado e clientes.
Na área do Direito, as soluções tecnológicas são cada vez mais frequentes nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.
Além de ferramentas como, por exemplo, os softwares jurídicos, o profissional precisa acompanhar e dominar os atuais conceitos tecnológicos e de gestão.
Eles impactam na comunicação, no atendimento, nas relações sociais, nos negócios, nos processos de trabalho, no meio ambiente e na economia.
Importante lembrar que a tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados e tornar a justiça mais acessível e eficiente.
Nas minhas pesquisas diárias das movimentações no mercado jurídico, acompanhamento nas mudanças tecnológicas e cenário dos nossos clientes, venho apontar algumas tendências, divididas em cinco categorias: Cliente é prioridade; Talentos e Sustentabilidade; Mais digital; Gestão e Processos; Marketing. Essa lista apresenta uma proposta que os profissionais do Direito devem esperar para 2023.
Confira o que estará em alta no setor de Advocacia e Tecnologia neste ano:
Cliente tem prioridade
Busca por personalização:
Foi-se a época em que o atendimento era padronizado. Clientes têm expectativas cada vez mais altas, pouco tempo e muitas ofertas de produtos e serviços no mercado.
Falar com bots, por exemplo, para resolver problemas e tirar dúvidas simples é muito bem-vindo, mas quando se trata de questões mais complexas e direcionadas, o agente humano é a preferência.
O estudo global CX Trends, apresentado pela Zendesk, revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas.
De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o atendimento pós-venda.
Legal Design:
Com uma abordagem que combina o Design Thinking e a tecnologia, a proposta é facilitar a comunicação.
No Direito, esta prática é chamada de Legal Design, que consiste na utilização de elementos visuais como gráficos, ícones, imagens, cores diferenciadas, e outros recursos na concepção e elaboração de documentos.
Um complemento valioso são as plataformas de geração de documentos, em que modelos ficam centralizados, seguros, colaborativos e facilmente acessíveis. Personalização e padronização é resultado.
A era do User Experience (UX)
O conceito de User Experience (UX) foca em práticas e estratégias para melhorar a experiência dos usuários em plataformas digitais, como a implementação e utilização de softwares jurídicos que permitam que documentos sejam criados adotando prática de Legal Design, que dashboards e relatórios possam ser cada vez mais completos, interativos, mais visuais e a uma das mais importantes: implementação de um portal para acesso aos clientes do escritório.A personalização facilita o acesso às informações, sendo um canal de comunicação eficiente.
Talentos e sustentabilidade
Talentos
Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos.
Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores.
Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto. Adotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas.
Sustentabilidade
Em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG – Environmental, Social and Governance em português, Ambiental, Social e Governança, já influencia na escolha das marcas que consomem e dos serviços que contratam e ganha espaço na transformação positiva, em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade. Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios quanto no surgimento de uma nova área de atuação.
+ Digital
Community commerce
Nada melhor para um profissional do Direito ou para um escritório de advocacia do que ter seu trabalho reconhecido e repercutido de forma espontânea.
É esse o conceito de community commerce, quando o próprio público viraliza um produto ou serviço de forma orgânica e autêntica de forma online.
Criptomoedas e Blockchain
Não há como negar que o Blockchain e as criptomoedas serão comuns daqui a um tempo em nossas vidas. Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, afirmou que “Em 10 anos, todos os ativos serão digitais”.
Assim sendo, é primordial que os escritórios de advocacia entendam sobre esta matéria, saibam onde se encontra e como podem se adaptar a esta nova realidade.
Cibersegurança e LGPD
O direito digital está se tornando cada vez mais importante, questões como segurança de dados e privacidade online são temas urgentes.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira que entrou em vigor em 2020. Ela estabelece as regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, visando proteger a privacidade e a liberdade dos titulares dos dados.
A lei se aplica a todas as empresas e instituições que processam dados pessoais, independentemente de sua área de atuação.
A LGPD prevê penalidades rigorosas para o não cumprimento das suas disposições, incluindo multas de até 2% do faturamento da empresa.
A lei também cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por fiscalizar e regulamentar o cumprimento da lei.
Advogados devem estar familiarizados com a LGPD para auxiliar seus clientes na adequação à lei e prevenção de possíveis sanções.
Gestão e Processos
Metodologias ágeis
Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço na advocacia. Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe.
Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum. Pode ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente.
Inteligência Artificial
Novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, na advocacia não é diferente, com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias.
A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos e também, por exemplo, em chatbots e assistentes virtuais que ajudam a responder perguntas dos clientes.
Automação
Aumento na eficiência e produtividade são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e é ela a automação fator fundamental no alcance destes objetivos.
O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação.
O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo.
Marketing
Marketing jurídico
Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing.
A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia. Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado garantindo crescimento do negócio.
Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos.
O marketing de relacionamento é indispensável, estruture se possível um time interno para trabalhar com agências especializadas.
Os ataques cibernéticos de alto perfil agora tem escritórios de advocacia entre os principais alvos.
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