As chamadas Rotas Piratas (ou “chipeiras”) tornaram-se uma grande preocupação para empresas e consumidores nos últimos anos
Esta é uma forma pela qual alguns provedores de mensagens SMS procuram reduzir os custos de envio de mensagens oferecendo o serviço mais barato, o que tem grandes consequências, pois se tornaram um canal importante para phishing, spam e fraudes, o que as torna uma ameaça tanto para os clientes como para as marcas.
Porém, muitos desconhecem sua presença em suas cadeias de entrega de mensagens que sã0o enviadas aos seus usuários finais.
As chipeiras são usadas por pessoas e empresas a fim de obter um grande número de cartões SIM e com isso poder enviar grandes quantidades de mensagens SMS, muitas vezes com links, ofertas falsas ou prêmios e até mesmo se envolver em outros tipos de atividades irregulares.
Segundo a Sinch, líder global em comunicações em nuvem para engajamento de clientes móveis, existem maneiras de proteger as empresas e consumidores desse tipo de fraude.
Como fornecedora líder de mensagens móveis e soluções de voz, a empresa está empenhada em ajudar a combater esse problema crescente.
“A chave para minimizar o impacto das rotas piratas é a educação e conscientização. Ao educar as empresas e consumidores sobre os riscos associados às rotas piratas, podemos impedir que estas pessoas continuem operando e assim proteger dispositivos móveis e informações pessoais. A Sinch segue empenhada em liderar essa luta e fornecer ferramentas e recursos necessários para combater fraudes”, comenta Michele Bader, VP de Operações na Sinch.
Como as Rotas Piratas prejudicam seu negócio e clientes
O smishing – phishing que chega por SMS – e outras fraudes minam a confiança dos consumidores no SMS empresarial, que hoje é um canal que permite uma comunicação entre uma marca e seu cliente de forma rápida, ágil e sem a necessidade da internet, por isso, a confiança precisa ser protegida e as chipeiras violam as leis da privacidade e confidencialidade de dados pessoais, o que traz consigo um risco cada vez maior o que indica a necessidade de uma proteção muito forte e efetiva.
O grande desafio é que muitas empresas e consumidores não estão cientes dos riscos associados às Rotas Piratas, e essa falta de conscientização pode facilitar para os fraudadores continuarem operando sem serem detectados.
Para combater esse problema, os usuários devem ser mais vigilantes quando se trata de seus dispositivos móveis. Por exemplo, deve-se ter cuidado com links clicáveis que chegam por mensagens – e não clicar neles.
No caso das empresas, é importante contar com um fornecedor que tenha conexão direta com as principais operadoras móveis e que ofereça soluções de firewall SMS que possam detectar e bloquear conteúdos fraudulentos, bem como soluções de identidade móvel que auxiliem empresas a verificar a veracidade das informações de seus clientes e assim evitar fraudes.
Nesse sentido, a Sinch também auxilia na conscientização sobre as rotas piratas ao educar as empresas e consumidores sobre estes riscos, fornecendo recursos e treinamento para ajudar clientes a entender melhor os perigos da fraude por SMS e como se proteger de golpes.
“Na Sinch, é prioridade a proteção do cliente, ele está no centro de tudo o que fazemos. Por exemplo, contamos com ferramentas para cuidar do envio de cada mensagem, rastreando e eliminando o smishing, mas é um trabalho em conjunto entre as empresas, operadoras móveis e reguladores, todos junto podemos combater este problema”, conclui Bader.
Sobre a Sinch
A Sinch gera conversas significativas entre empresas e seus clientes por meio de sua Nuvem de Comunicações com o Cliente.
Mais de 150.000 empresas, incluindo muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo, confiam no Sinch e em sua super rede global, que é a rede mais segura e confiável para mensagens, voz e e-mail.
A Sinch tem sido lucrativa e de rápido crescimento desde a sua fundação em 2008. Está sediada em Estocolmo, Suécia, com ações negociadas na NASDAQ Estocolmo: XSTO: SINCH. Obtenha mais informações no site.
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