O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ampliou a segurança do GOV.BR.
Assim como bancos e grandes empresas de comunicação, o governo implantou duas ferramentas para proteger a conta dos cidadãos na plataforma. São elas: Verificação em Duas Etapas e a Gestão de Dispositivos.
No momento, mais de 150 milhões brasileiros já são usuários do GOV.BR.
“Todo brasileiro conhece aquele ditado, ‘é melhor prevenir que remediar’. Com isto em mente, estamos oferecendo formas de ampliação da segurança do GOV.BR.
Afinal, é por lá que a população brasileira tem acesso aos 4.200 serviços digitais, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda, e, em breve, ao Desenrola”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
De acordo com Mascarenhas, todo cidadão brasileiro tem de tomar cuidado e proteger seu nome de usuário e senha da plataforma com o objetivo de evitar golpes e fraudes.
“Avançamos muito na identificação digital das pessoas, com a utilização de dados biométricos e também com a parceria com os bancos, mas é preciso que todo mundo também seja responsável com suas informações pessoais”, completou o secretário.
A segurança dos cidadãos é ampliada pelo uso do aplicativo GOV.BR. Nesta solução, utilizar as duas funcionalidades é muito simples. Ao entrar no app, o cidadão deve procurar pela seção “Minha Conta” e acessar a área “Segurança da Conta”. No ambiente, basta habilitar as ferramentas.
Após autorizar a verificação em duas etapas, o cidadão receberá um código no aplicativo sempre que entrar no GOV.BR. Somente com este código será possível fazer o login.
Já a Gestão de Dispositivos permite que somente aqueles equipamentos autorizados previamente possam acessar a plataforma, de forma a ampliar a segurança dos usuários.
Entre os serviços disponíveis para os cidadãos no GOV.BR estão o Conecte SUS, ENEM, Fies, Carteira de Trabalho Digital, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial, Serviços da Receita Federal e documentos militares.
Para o secretário, é muito importante que a população entenda a importância dos níveis de acesso. “A partir da Conta Prata, o cidadão já tem acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo. Isso já permite o acesso a serviços mais sensíveis como a carteira de documentos e a prova de vida”, afirma Mascarenhas.
Para conseguir uma Conta Prata, o cidadão tem que fazer reconhecimento facial para conferência de sua foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validar os seus dados a partir de um banco credenciado
Contas Ouro e Prata
Já a Conta Ouro é aquela com nível máximo de segurança, dando acesso a qualquer serviço público digital. Para alcançar esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!