DINAMO Netwoks inicia maratona de eventos anuais para discutir as principais tendências do segmento. Primeira edição aconteceu em São Paulo e contou com convidados premium do mercado financeiro digital
Evento realizado por empresa participante do desenvolvimento do Drex fala sobre segurança digital na prática e sua importância diante de um mundo cada vez mais digital
DINAMO Netwoks inicia maratona de eventos anuais para discutir as principais tendências do segmento. Primeira edição aconteceu em São Paulo e contou com convidados premium do mercado financeiro digital
Na terça-feira, 10 de outubro, a DINAMO Networks, empresa especializada em segurança digital, realizou a primeira edição de uma série de eventos sobre cibersegurança, em parceria com a BWS, Docusign, Gokei, Omid, Oracle, Parfin e Transmit, o DINAMO’s Security Day.
O evento consistiu em mostrar como o mercado financeiro pode aplicar as recentes tecnologias de cibersecurity na prática e de forma estratégica para o negócio, principalmente, levando em conta as diversas regulamentações que exigem cada vez mais o compliance do setor.
Além disso, foram abordados pontos de funcionamento e benefícios especificamente do Drex, moeda digital criada e desenvolvida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), e que a DINAMO Networks está participando do projeto piloto.
O evento começou com uma breve apresentação de Marco Zanini, CEO da DINAMO, abordando a participação da empresa nos principais projetos tecnológicos do país, apresentando o expertise em segurança digital da companhia e sua relevância para o sucesso dos negócios e contextualizando sobre os motivos de criar um evento que fale de temas tão atuais e importantes para o mercado financeiro.
“O DINAMO’s Security Day foi pensado para levar o máximo de conteúdo sobre cibersecurity e criptografia para os nossos clientes e convidados. Vamos abordar desde o Drex, tema quente do mercado financeiro, até a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que está incorporada e reflete em tantas áreas de diferentes mercados. Tudo isso com intuito de esclarecer dúvidas, mostrar a aplicabilidade da tecnologia da DINAMO e de nossos parceiros, de casos reais, com ‘feras desse meio’”, comenta Zanini.
Os painéis
A primeira rodada do evento foi marcada por abordar temas como o Drex, por meio do painel “Aspectos de segurança e privacidade no Drex”, que contou com a participação de Anderson Bandeira, Líder Técnico de Digital Assets do Banco Itaú, Luiz Fernando Lopes, Gerente de Plataformas Digitais da Tecban, Marcos Viriato CEO e co-fundador da Parfin, e George Marcel Smetana, especialista de inovação do banco Bradesco, e Jean-Michell Guillot, diretor de Produtos e Ativos Digitais da DINAMO Networks. Eles debateram sobre o funcionamento e benefícios da futura moeda digital brasileira, mostrando que terá o intuito de fomentar a inovação, promover competições e o aumento da eficiência do mercado.
Ainda na primeira rodada do evento, Lucas Schoch – CEO e fundador da BWS -, apresentou o painel “Evitando fraudes na compra de tickets (Visa)”. A apresentação mostrou o fornecimento de infraestrutura para empresas em diversos segmentos do mercado.
Em seguida o Jean Michel Guillot, diretor de produção e ativos digitais da DINAMO Networks, apresentou o painel “Modelos tecnológicos de segurança digital para custódia de ativos digitais”, momento em que o especialista apresentou o Hardware Security Module (HSM) como ferramenta para guardar as chaves criptográficas, que permitem o acesso até os ativos digitais, e consequentemente, explicou a importância dessa tecnologia para garantir a segurança e integridade desses ativos.
Para finalizar a primeira rodada, Marcos Viriato, CEO e co-fundador da Parfin, apresentou o painel “Drex: as oportunidades da nova economia digital”, em que ele cita os casos uso interno dos bancos, que utilizam a tecnologia desenvolvida pelo Bacen, a fim de melhorar a eficiência interna dos bancos e para criar novas soluções para o mercado.
Logo depois, a conversa começou com a participação de Thiago Ribeiro, CEO da C9 Soluções Digitais; Lucas Schoch, CEO e founder da BWS; Paloma Sevilha, Head de Produtos da Bee4 e George Marcel Smetana, especialista de Inovação do Branco Bradesco e Bruno Kolde Bandiera, Banker de Inovação e Digital Assets da Genial Investimentos, para falar sobre “Desafio da Tokenização”.
Eles falaram de pautas que envolvem protocolos e regulamentação de ativos, a respeito dos ganhos da tokenização e quais ativos e mercados são possíveis atacar com esse mecanismo, além de atualizações e casos de uso dos diversos segmentos de mercado.
Para fechar a manhã de debates foi a vez do painel “Impacto das assinaturas eletrônicas na prevenção à fraude”, ministrado por Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinaturas Digitais da DINAMO Networks, fechou o bate papo da manhã, apontando a importância das assinaturas eletrônicas qualificadas na inversão do ônus da prova e presunção de validade jurídica, nos contratos de financiamento, contratos de empréstimo e transação de PIX.
Para abrir as palestras da parte da tarde, a primeira discussão começou com o painel “Gestão de acordos digitais, integração e automação de contratos”, apresentada por Norbet Otten Director, Soluction Consulrant LATAM – Docusign. Ele comentou sobre os benefícios e a relevância da automação dos processos de assinaturasOi, incluindo formulários, contratos, correspondências, documentos, autorizações e certificações, já que esse é um contexto comum no dia a dia de grandes empresas.
Em seguida, Cláudio Silotto, engenheiro de sistemas da Transmit, apresentou o painel “A Prevenção a Fraude na Jornada do Cliente”, e abordou quais as vulnerabilidades, fraudes e ataques que acontecem, principalmente, no Brasil, no meio digital e soluções recomendadas. Na sequência das palestras, David Esteves Dias Da Rocha, diretor da Omid Solutions, apresentou a palestra “Serviços gerenciados de segurança OMID Cloud”, e falou sobre o alto desempenho e tecnologia na nuvem.
Também foi debatido o tema anonimização de dados como fator relevante na adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para o segmento financeiro, citando a “LGPD vs Inteligência Artificial: a proteção dos dados pessoais em tempos de chattbots avançados”, ministrada por Alexandre Gomes, engenheiro de soluções da DINAMO Networks.
E o tema “nuvem” foi abordado por Rodrigo Takao Kataoka Lopes, diretor de tecnologia da Gokei na palestra “Cloud em PSTI”, em que o diretor de tecnologia explicou sobre a tecnologia PSTI, onde roda o Pix, e que utiliza o Hardware Security Module (HSM), para garantir a segurança e performance das transações financeiras, implementado pelo Bacen em 2020.
Por fim e não menos relevante, Ronaldo Eschiezaro – diretor de negócios da DINAMO Networks, encerrou o dia com a palestra “Framework de soluções criptográficas em plataforma única”, em que falou sobre a relevância do uso do HSM como sendo um framework de serviços de segurança para diversos tipos de aplicações, mediante análise de arquitetura e conhecimento do ambiente e do próprio negócio. O executivo explicou que o HSM é muito mais do que um appliance de custódia e gestão de chaves criptográficas e certificados digitais. E para isso, o especialista mostrou as diversas API´s que compõe a biblioteca de segurança da DINAMO, com destaque para o segmento financeiro, mas que atendem a todos os segmentos de mercado.
Em breve, a DINAMO Networks realizará outros eventos com a finalidade de mostrar a relevância da segurança digital no mercado financeiro digital e outros contextos.
Assista a seguir os principais cortes do evento!
O DINAMO’s Security Day foi um evento imperdível para o mercado financeiro. O evento proporcionou aos participantes uma visão abrangente sobre as últimas tendências em cibersegurança e como aplicar essas tecnologias na prática.
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]