Novo modelo aumenta a segurança, diminui a burocracia e melhora a identificação dos brasileiros
Brasil alcançou a marca de dois milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda-feira dia 30 de outubro de 2023
O documento tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil.
“Este número é um marco, mas trabalhamos em conjunto com os estados com a expectativa de atingir até 50 milhões de brasileiros até o final de 2024. A nova carteira é um ganho para a segurança pública, mas vai além, ela modernizará todo nosso sistema de identificação dos cidadãos”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Um dos benefícios da nova carteira é a possibilidade de integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real. No futuro, a administração pública poderá, inclusive, ser proativa, pois uma das vantagens do uso da carteira é a possibilidade de conectar todo o ciclo de vida do cidadão, acabando, assim, com a fragmentação de sistemas e documentos de identificação.
“Isto possibilita que diferentes áreas da administração pública atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, assistência social e trabalho”, exemplifica Mascarenhas. “Assim vamos melhorar o atendimento e incluir nos serviços públicos o cidadão que mais necessita do Estado”, complementou.
Uma mudança importante provocada pelo novo documento é o fim de uma carteira de identidade por estado. Com a nova carteira, o documento passa a ser nacional, ficando também disponível em formato digital no aplicativo GOV.BR. Desta forma, a administração pública consegue reduzir a quantidade de fraudes e simplificar os cadastros. A diminuição destes crimes por má identificação só na previdência federal pode gerar uma redução de gastos de mais de R$ 7 bilhões de reais.
Documento digital
A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital.
O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.
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