Com grandes varejistas usando IA para agilizar o atendimento, consumidor precisa se preparar para uma boa experiência de compra
A Black Friday é uma data de oportunidades para os consumidores, e também é um período de grande fluxo de atendimento para as varejistas.
Para garantir excelência no atendimento e uma boa experiência para os consumidores, muitas empresas estão investindo em ferramentas de atendimento ao cliente impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA).
“É importante entender que, para obter resultados positivos e aproveitar as oportunidades dessas temporadas, o consumidor precisa se sentir ouvido, independentemente do aumento no fluxo de solicitações que as empresas possam ter. O investimento e a otimização em experiência do cliente (CX), e o atendimento em diferentes canais com o mesmo nível de qualidade, tornam-se uma necessidade para não ficar para trás em relação aos concorrentes”, afirma Renato Cohen, gerente Solutions Consulting da Zendesk Brasil.
Para isso, a IA pode oferecer diversos benefícios para os consumidores, incluindo:
Atendimento mais rápido e eficiente: a IA pode automatizar tarefas, como responder perguntas frequentes e resolver problemas simples. Isso libera os agentes humanos para lidar com casos mais complexos, o que resulta em um atendimento mais rápido e eficiente para todos os consumidores sem longas esperas nas filas de atendimento, com resolução rápida de problemas recorrentes, como dúvidas sobre prazos de entrega e pagamentos, por exemplo.
Personalização: a IA pode usar dados sobre os consumidores para personalizar o atendimento, isso pode incluir o oferecimento de produtos ou serviços recomendados, ou informações específicas sobre uma compra ou solicitação. A personalização ajuda a criar uma experiência mais valiosa para os consumidores, podendo até sugerir itens complementares à sua última compra, por exemplo.
Os consumidores consideram a Inteligência Artificial uma aliada excelente para melhorar suas experiências de compra e atendimento.
De acordo com o CX Trends 2023, 82% dos clientes esperam que as empresas comecem a implementar a IA. Sete em cada dez acreditam que a IA pode possibilitar uma experiência mais profunda e personalizada, e 56% expressam entusiasmo ao receber ajuda e conteúdo instantâneo e personalizado por meio da IA generativa.
Com grandes varejistas brasileiras usando chatbots para agilizar o atendimento, compartilhamos abaixo seis dicas para tirar o melhor da IA no seu processo de compra:
1 – Seja claro e conciso: quando você estiver interagindo com um chatbot ou agente de atendimento ao cliente impulsionado pela IA, seja claro e conciso na sua solicitação. Isso ajudará a garantir que você receba a resposta correta o mais rápido possível.
2 – Use linguagem natural: a maioria dos chatbots e agentes de atendimento ao cliente impulsionados pela IA são treinados para entender a linguagem natural. Isso significa que você pode se comunicar com eles da mesma forma que se comunicaria com uma pessoa.
3 – Esteja preparado para fornecer informações: em alguns casos, você pode precisar fornecer informações adicionais para que o chatbot possa resolver ou encaminhar seu problema. Esteja preparado para fornecer essas informações quando necessário.
4 – Não tenha medo de pedir ajuda: se você estiver tendo problemas para interagir com um chatbot ou agente de atendimento ao cliente impulsionado pela IA, busque o assistente humano.
5 – Planeje suas compras com antecedência: se você souber o que está procurando e organizar suas compras, poderá gastar menos tempo em interações com um chatbot.Seja paciente: os chatbots e agentes de atendimento impulsionados pela IA ainda estão em desenvolvimento. Eles podem cometer erros ou não entender sua solicitação perfeitamente. Seja paciente e tente novamente se necessário.
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