Cabo Verde, um arquipélago de beleza estonteante, também ostenta ambições digitais notáveis. O governo, por meio da Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), traça um plano ambicioso para digitalizar 60% dos serviços públicos até 2026.
Para alcançar a meta ambiciosa de digitalizar 60% dos serviços públicos até 2026, Carlos Tavares Pina, CEO da NOSi, traça um plano abrangente com objetivos focados no cidadão e na inclusão.
Aproximar os governos dos cidadãos, promover a governança transparente por meio do acesso facilitado à informação, proteger a infraestrutura digital e aumentar a alfabetização digital são pilares fundamentais nesse caminho.
A NOSi, fundada há 25 anos, desempenha um papel crucial no estabelecimento do governo digital de Cabo Verde. Atua como líder na transformação digital do país e no exterior, criando soluções tecnológicas inovadoras para os setores público e privado.
Cabo Verde já se destaca em indicadores de digitalização
O registro de empresas pode ser feito em apenas um dia, e os resultados das eleições são divulgados em até duas horas, demonstrando a agilidade e eficiência dos serviços digitais implementados. No ranking Doing Business 2020 do Banco Mundial, o país obteve uma pontuação acima da média regional (84,5/100) em facilidade para abrir um negócio, consolidando seu compromisso com a desburocratização e o ambiente propício para o empreendedorismo.
O sucesso de Cabo Verde se estende para o cenário africano
A NOSi desenvolve projetos de governo eletrônico em outros países do continente, compartilhando sua expertise e contribuindo para o desenvolvimento regional. A empresa também fornece serviços de hospedagem de data centers para países vizinhos, como Guiné Equatorial, Moçambique e Burkina Faso, expandindo seu alcance e impactando positivamente a infraestrutura digital da região.
Por meio do desenvolvimento da economia digital e da inovação, o país busca se posicionar como uma plataforma digital na região, transcendendo o papel de mero consumidor e assumindo uma posição ativa como investigador, investidor, produtor e distribuidor na economia digital.
Para alcançar essas metas, o governo investe em Planos Estratégicos Quinquenais para o Desenvolvimento Sustentável (2017-2021; 2022-2026), com foco na integração do país na economia global e na construção de um futuro próspero e sustentável para todos os cidadãos.
Cabo Verde se configura como um exemplo inspirador de como a transformação digital pode impulsionar o desenvolvimento sustentável e a inclusão, demonstrando que, por meio de um planejamento estratégico e investimentos em tecnologia e educação, é possível construir um futuro promissor para a sociedade.
O NOSI estabeleceu três pilares para essa jornada: Identidade digital e autenticação, Interoperabilidade entre sistemas e Inovações disruptivas.
Três pilares da transformação Digital adotado pelo Governo de Cabo Verde: Identidade digital e autenticação, Interoperabilidade e Inovação
Porque Identidade digital e autenticação? A NOSi garante acesso seguro e eficiente aos serviços por meio de soluções como o Portal da Cidadania.
A integração de plataformas facilita a comunicação entre órgãos públicos, como no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE) por isso o segundo pilar que é: Interoperabilidade entre sistemas.
A NOSi investe em tecnologias como IA, IoT e blockchain para aprimorar serviços, como no Portal Consular e na iniciativa Diáspora Digital.
Alguns resultados notáveis já foram alcançados
- Registro de empresas em apenas um dia
- Divulgação dos resultados das eleições em até duas horas
- Cabo Verde em 6º lugar em África no desenvolvimento das TIC em 2023
A NOSi também impulsiona a inclusão digital
- NOSiAkademia: Capacita jovens para o mercado de trabalho.
- WebLab: Ensina robótica, programação e outras habilidades digitais para crianças e jovens.
Olhando para o futuro, a NOSi prioriza
- Implementação de uma nuvem governamental baseada em blockchain.
- Migração de soluções legadas para a estrutura IGRP de código aberto.
- Incorporação de IA e ML em 30% dos processos da administração pública.
- Aumento da taxa de adoção da identidade digital nacional para 100%.
- Fortalecimento da segurança cibernética e da infraestrutura de recuperação de desastres.
Cabo Verde é um exemplo inspirador de como a transformação digital pode impulsionar o desenvolvimento sustentável e a inclusão.
Para saber mais:
Com informações do site The light digital
CAF e iProov unem forças para combater fraude de identidade em larga escala
O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!