Sucesso de público, evento supera as expectativas e apresenta um amplo debate sobre a ICP-Brasil
Cerca de 200 pessoas, entre empresários e representantes dos maiores players do mercado de certificação digital estiveram presentes no 5º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil -Encontr[AR] que ocorreu na última quinta-feira, 25 de abril, no Hotel Intercity Paulista na cidade de São Paulo.
Além da comemoração dos 10 anos de fundação da AARB, antes do evento foi realizada Assembleia Geral Ordinária, onde foi eleita a nova diretoria da entidade para a gestão 2024-2027. Em seguida foram apresentadas palestras de grande relevância para o empresariado do setor, além de muitas oportunidades de networking.
O primeiro tema, “Tecnologias de Identificação Digital e os Modelos de Certificação Digital na América Latina, do Norte e Europa”, traçou um panorama do cenário internacional com a palestrante Maria Teresa Araao, consultora independente, e o colombiano Augusto Castañeda, fundador da Intellisign.
Segundo ele, o Brasil tem a melhor tecnologia para integrar uma Aliança do Pacífico, como a interoperabilidade que permite que Chile, Colômbia, Peru e México reconheçam os certificados digitais emitidos por cada um deles. “Falta o integrador de tecnologia e propostas políticas para acelerar e fazer integração”, disse.
“Eu acho que a AARB e todos os associados têm uma grande oportunidade para mudarem a indústria. O Brasil é um país privilegiado na América Latina e fora dela também, porque está em um momento de transformação e ela tem que chegar ao lado de novas propostas de produtos e serviços que acompanhem a oferta de certificados digitais. Este é o momento exato para fazer essas mudanças”, completou Castañeda.
Para Maria Teresa Araao, a certificação digital vai evoluir para identificar mais atributos e mais dados em um mundo onde máquinas e pessoas serão entremeadas, e enxerga a certificação como uma ferramenta de segurança para identificar pessoas na internet.
“O Brasil há 20 anos tem um sistema seguro de pagamentos, de justiça, de emissão de notas fiscais eletrônicas e pode muito bem segurar todas as credenciais dos sistemas do Governo”, disse, em alusão aos recentes casos de invasão aos sistemas governamentais.
Modernização da ICP-Brasil
O diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi, esteve presente no evento e falou sobre a modernização da ICP-Brasil.
O tema foi pauta de consulta pública lançada pelo Instituto no início deste ano e que prevê simplificar os diferentes tipos de certificado digital ICP-Brasil. Entre as mudanças está a instituição de um Selo Eletrônico, em substituição ao certificado pessoa jurídica, e certificados de Aplicações Especiais em Software e em Hardware entre outras ações.
Camolesi agradeceu a participação das entidades, entre elas a AARB, na colaboração de sugestões na consulta pública.
“Pertencemos a uma cadeia de confiança, e esse é um valor que tem que ser permanentemente preservado. O Governo brasileiro agradece o empreendedorismo dos senhores, que levaram esta tecnologia para o interior deste país tão grande”, completou.
Sobre a nova Carteira de Identidade Nacional, Camolesi disse que é um esforço de mais de 30 anos que se consolida agora com o atual governo de levar um documento para cada cidadão do Brasil. “Infelizmente ainda há pessoas que não tem o documento de identidade, e esta é uma oportunidade única para ter a sua biometria e para ter uma carteira de identidade com validade nacional.
Esse documento, sem dúvida nenhuma, vai ser um instrumento a mais no enfrentamento das fraudes e na cadeia de confiança de segurança”, disse. “Quero mais uma vez agradecer ao convite da AARB e o sucesso do evento e dizer que o ITI está sempre de portas abertas, não só para Associação, como também para toda a sociedade brasileira”.
Análise regulatória
Por último, o evento apresentou o painel “Modernização da ICP-Brasil: uma análise prática sobre a ótica tecnológica e regulatória”, mediado pelo diretor de Comunicação da AARB, Bruno Linhares, com os palestrantes José Henrique Moreira Lima, sócio da Moreira Lima & Pollo Advogados, Maurício Balassiano, consultor independente, e os ex-presidentes do ITI, Marcelo Buz e Renato Martini.
Para Marcelo Buz, a criptografia quântica é um desafio muito grande para toda a indústria de autenticação, talvez até maior do que a inteligência artificial e atualmente o Brasil não está preparado para estas mudanças.
“Hoje não, mas a indústria da certificação digital reúne muito conhecimento, agilidade, atitude, habilidades e muita competência para poder enfrentar isso e tomar decisões rápidas e entregar para o Brasil soluções talvez muito mais rápidas do que os países de primeiro mundo”, diz.
“A AARB cumpre um papel fantástico, institucional e tem uma representação muito valorizada por toda a indústria, especialmente no ITI. Estes eventos são incríveis porque, além de aglutinar toda a indústria, é possível fazer o network.
À todas as autoridades de registro, acreditem na ICP-Brasil, tenham coragem de modificar o modelo de negócio, porque na vida às vezes a gente tem que rasgar tudo que a gente fez no passado para endereçar o futuro. E o futuro deste Brasil, eu tenho certeza, a convicção, que se a indústria da certificação digital entender que o modelo de negócio muda, mas não acaba, ela vai ser cada vez mais rentável”, indica Buz.
Já Maurício Balassiano enxerga a certificação digital em nuvem como a próxima tendência da área. “Aquela em que o usuário possa fazer uso através de dispositivos móveis, provocando o mercado a transformar o modelo de negócio num modelo transacional, trazendo, além da facilidade do uso, também um custo menor para que todos possam, de fato, utilizar essa tecnologia que já está disponível há 20 anos do país”.
“A AARB tem para o papel muito importante na evolução e desenvolvimento da infraestrutura. A participação ativa e os associados trazem uma representatividade muito grande. Ela consegue disseminar a informação entre os associados e trabalhar em conjunto para que as autoridades registro possam trabalhar sempre em prol do ICP-Brasil. Meus parabéns a todos pela organização do evento”, felicita Balassiano
Renato Martini destacou o alto nível dos debates do 5º Encontr[AR]. “Achei o evento maravilhoso, com uma presença quantitativa, mas superqualificada. Destaco a qualidade do debate e o network”.
Balanço
Para o presidente-executivo da AARB, Jorge Prates, nestes 10 anos a sociedade enxerga a importância da Associação no sentido de dialogar com os agentes do mercado e de produzir os resultados.
“A AARB teve uma ascensão gigantesca neste período, representada inclusive pela cadeira no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CGICP-Brasil e no share de produção de certificados, pois temos uma fatia importantíssima no mercado. Falamos em nome de 44 mil Agentes de Registro, um ecossistema que envolve por volta de 150 mil empregos direitos e indiretos que dependem do nosso setor”, disse.
Prates também fez um balanço do evento. “Confesso que estou muito feliz.
A organização, a gestão do evento é toda da presidência executiva, com o apoio da diretoria que hoje termina o seu mandato. Eles me deram a liberdade de conduzir a organização desse evento, desde o controle de custo, até a sugestão dos painelistas. A capacidade do auditório foi preenchida”.
O 5º Encontr[AR] só foi possível graças aos patrocínios da AC Consulti Brasil, CertFacil Certificação Digital, Online Soluções Digitais, Qualitycert Certificação Digital, Safeweb, Soluti, SyngularID e V/Cert e os apoios institucionais da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e CryptoID.
Fonte: AARB
Líderes da ANCD Refletem Sobre o Sucesso do 5º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil
Sobre AARB
Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.
Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.
Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.
Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.