O Grupo Patrimar adquiriu licença para uso da solução de Inteligência Artificial da Microsoft visando a automação e a otimização de processos
Que a Inteligência Artificial chegou para ficar ninguém mais duvida. Resta agora acompanhar a sua democratização e como essa tecnologia impulsionará os diversos setores da economia.
Na construção civil, o Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que atua nos segmentos econômico, médio e alto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo –, tornou-se uma das primeiras de todo o País a adotar o Copilot.
A companhia mineira desenvolve um projeto em parceria com a Processor para automatizar e otimizar processos internos.
De acordo com Tarick Molaib Neto, Gerente de TI e Transformação Digital do Grupo Patrimar, a primeira etapa do projeto se dará por setores.
“Trabalhamos muito por squads. Estamos começando a aplicação da Inteligência Artificial por seis setores específicos, que necessitam mais, e em determinadas demandas. Assim, medimos os ganhos de cada um dos usos empregados. E, com esse aprendizado, poderemos replicar as melhores práticas nas demais áreas da empresa”, explica.
“Em vez de um projeto imenso e complexo, estamos trabalhando nesses ‘microganhos’ para acelerar a implementação”, completa o gestor.
O foco do Grupo com o Copilot neste momento, portanto, está ligado ao aumento de produtividade. “Estamos utilizando desde a automação em Excel, Word e Power Point, até a geração de ata automática com alguma codificação em cima. Entendemos que se trata de um aproveitamento para produtividade e pretendemos expandir e ver até onde a solução consegue contribuir com a nossa operação”, completa Molaib Neto.
Com mais de 60 anos de atuação, o Grupo Patrimar é um dos mais ativos no mercado de construção civil do Brasil, ocupando o 10° lugar no Ranking Nacional segundo a revista “O Empreiteiro”, de 2022.
O Grupo tem sede em Belo Horizonte (MG) e escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP), com presença nos segmentos de alta renda (produtos de luxo e alto luxo) por meio da marca Patrimar Engenharia, e nos segmentos econômico e média renda por meio da marca Construtora Novolar – desde 2000. No total, são mais de 3.500 mil funcionários, dos quais mais de 600 são usuários das soluções desenvolvidas com a Processor.
O Grupo Patrimar é uma companhia de capital autorizado, categoria A pela CVM, que alcançou Receita Bruta de R$ 1,5 bi nos últimos 12 meses – encerrados em março de 2024. Diante dessa larga operação, necessitava de um parceiro para acompanhar as tendências de mercado.
Dessa forma, conta com a Processor há quase 9 anos, mas a parceria está em constante renovação a fim de oferecer as melhores soluções em tecnologia. A relação começou em 2015 com a migração de e-mail e já teve inúmeros projetos, como a implantação do Microsoft Teams, por exemplo, entre 2019 e 2020, envolvendo mensageria, telefonia e outros recursos.
Para Silvino Lins, CMO das Empresas Processor, agora o caminho a trilhar é o da Inteligência Artificial. “De maneira geral, creio que nosso principal trabalho é entender, junto ao cliente, o seu negócio, o seu mercado, e o que já possui de tecnologia. A partir disso, o nosso time compartilha inteligência e, ‘à quatro mãos’, construímos a solução ideal. Quando temos um cliente aberto como o Grupo Patrimar, conseguimos atingir esse objetivo com excelência”, destaca.
Do ponto de vista da equipe do Grupo Patrimar, um dos principais motivos para o sucesso dos projetos desenvolvidos em conjunto é a proximidade com o parceiro.
“A disponibilidade da Processor merece destaque. Do comercial ao CEO, passando pelas áreas técnicas, é uma parceira que sempre está disposta a nos atender. Esse é um ponto-chave para nós”, pontua Matheus Castro Vargas, Coordenador de Infraestrutura do Grupo Patrimar.
Molaib Neto acrescenta que, para a companhia, a Processor agrega um conhecimento técnico, uma inteligência sobre as soluções de tecnologia. “Nós indicamos as nossas necessidades e recebemos sugestões que até vão além para nos manter em constante inovação”, finaliza o Gerente de TI e Transformação Digital do Grupo Patrimar.
Sobre o Grupo Patrimar
Em 2023, o Grupo Patrimar completou 60 anos de história. A Companhia, que atua na construção, incorporação e comercialização de imóveis, começou sua trajetória em Minas Gerais e hoje também está no interior de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, o Grupo trabalha com empreendimentos voltados para as classes econômica e média com a Construtora Novolar e alta renda com a marca Patrimar Engenharia. Com foco constante em inovação e tecnologia, a empresa busca aliar eficiência com sustentabilidade e segurança nos projetos e processos corporativos.
Vale destacar que em 2022, a Companhia se afirmou como forte referência no segmento, sendo uma das 10 maiores empresas de construção imobiliária do Brasil, de acordo com o Ranking Nacional de 2022 da Revista O Empreiteiro, além das conquistas do primeiro lugar na categoria Sustentabilidade Financeira e 375º lugar no ranking da Revista Isto É Dinheiro das maiores empresas do Brasil.
Também é vencedora em duas categorias do “Oscar” da construção civil, o Prêmio Master Imobiliário 2022, com os empreendimentos Oceana Golf, no Rio de Janeiro, e La Réserve, em Belo Horizonte. Já em 2023, a Companhia conquistou pela primeira vez o selo Great Place To Work, de excelente lugar para se trabalhar. Neste ano de 2024, a empresa conquistou o GTPW pelo segundo ano consecutivo, além de participar no ranking das melhores empresas para se trabalhar de MG.
Podemos tornar a Inteligência Artificial sustentável?
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.