Por meio do produto QI Fatura, Vivo oferece o Parcela Pix e redefine o cenário financeiro digital; movimento de inovação e a modernização
A Vivo acaba de anunciar um novo produto que promete revolucionar o universo dos pagamentos digitais. Trata-se do Parcela Pix, uma modalidade de pagamento que permite aos clientes da empresa realizar transações parceladas utilizando o Pix como meio de pagamento.
Isso só foi possível por conta da infraestrutura fornecida pela QI Tech – startup de infraestrutura para serviços financeiros, por meio de seu produto QI Fatura, que permite ao cliente parcelar suas compras por meio do Pix e pagar em faturas mensais.
O Parcela Pix abre novas possibilidades de pagamento parcelado com a praticidade e a agilidade do Pix. De forma similar a um cartão de crédito tradicional, o produto oferece aos usuários um limite pré-aprovado, que pode ser utilizado mensalmente para realizar compras parceladas via Pix.
Esse limite é ajustado conforme o cliente utiliza o produto e efetua o pagamento das faturas do serviço, proporcionando uma experiência digital completa e simplificada.
A ideia é que o cliente possa se beneficiar de eventuais descontos ao realizar pagamentos via Pix, além de não ter que lidar com os custos associados a um cartão de crédito tradicional ou usar os limites do cartão de crédito convencional.
O Parcela Pix possibilita a inclusão financeira, permitindo que esses clientes realizem compras parceladas de forma prática e digital.
“A Vivo se posiciona como uma empresa de tecnologia, indo além de conectividade e oferecendo serviços em áreas como a financeira, entre outras. Este é um passo significativo da trajetória da Vivo como fintech, apoiando a inclusão financeira das pessoas”, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.
O Parcela Pix está disponível para clientes elegíveis diretamente no aplicativo da empresa, o app Vivo, que tem mais de 22 milhões de usuários mensais. Basta o consumidor escanear o QR Code do Pix, inserir a chave ou digitar o código de pagamento.
Com todas as transações centralizadas na aba Vivo Pay do aplicativo, onde também é possível emitir a fatura do empréstimo, a jornada do usuário torna-se completamente digital. Se um cliente com um limite de R$ 1 mil realiza uma compra R$ 200 em uma loja e outra de R$ 200 no mercado, ele verá essas transações refletidas na próxima fatura do serviço, parceladas de acordo com as opções disponíveis.
O produto também é viabilizado através de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) dedicado ao Parcela Pix. O FIDC, administrado pela QI DTVM, a distribuidora de títulos e valores mobiliários da QI Tech, marca não apenas o lançamento do Parcela Pix pela Sociedade de Crédito Direto (SCD) da QI, mas também o primeiro FIDC 24/7 do mercado, isto é, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com operações instantâneas e processos completamente automatizados, gerando maior eficiência para o capital da Vivo alocado para o produto.
Parceiros estratégicos
Gianluca Malta, sócio da QI DTVM, destacou que a parceria resulta na oferta de um produto singular, uma espécie de “cartão sem cartão”. “O processo envolveu a criação de um modelo único. A estratégia para viabilizar esse serviço foi detalhada, e, entendemos que a melhor opção foi a criação de um fundo 24/7, algo que traz maior eficiência para o capital da Vivo alocado para o crédito oferecido por meio do aplicativo”, aponta.
A parceria entre a Vivo e a QI Tech, por meio do QI Fatura, foi estratégica para o desenvolvimento do produto. A complexidade operacional e tecnológica exigida para oferecer um cartão sem cartão, com controle eficiente de crédito e faturas, foi superada graças à colaboração entre as duas empresas.
Como próximos passos, a Vivo almeja expandir o Parcela Pix, integrando-o ao seu ecossistema. A intenção é oferecer essa opção não apenas para compras no varejo, mas também para a aquisição de dispositivos e serviços da Vivo, proporcionando uma experiência completa aos clientes.
Ao mesmo tempo, a QI Tech está pronta para oferecer o QI Fatura para outros clientes, principalmente no embedded finance, segmento de empresas tradicionais de diversos ramos que desejam ter novas fontes de receita oferecendo um produto inovador com viés financeiro para sua base de clientes.
Sobre a QI Tech
A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros, e conta com licenças de SCD e de DTVM, concedidas pelo Banco Central. Oferece soluções de ponta a ponta na jornada de crédito, indo desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por banking as a service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, esteiras de emissão de crédito, e chegando até a administração e custódia de fundos de investimento. Em novembro de 2023, a QI Tech recebeu um aporte de R$ 1 bilhão liderado pelo General Atlantic, movimento que faz parte dos planos de expansão da companhia.
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 113 milhões de acessos (1T24) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação.
Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 100 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38,6%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T24).
Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade.
A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 25 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo.
Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.
Vivo avança em sua atuação como fintech e anuncia novos serviços de crédito
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