Curadoria da Delfia antecipou e reduziu incidentes, além de fazer análise preditiva e dar apoio ao combate à fraude
No final de 2022, a QGX Digital, techfin especializada em estruturação de bancos digitais fornecendo tecnologia para o mercado financeiro, estava em um momento de planejamento de crescimento rápido e exponencial com a entrada de um banco investidor e possibilidade de ganho de novas contas digitais.
A Delfia, curadoria de jornadas digitais, teve um papel essencial no apoio à preparação do ambiente e configuração de uma infraestrutura de TI que não apenas suportasse a ampliação de forma ágil e segura, mas que também transformasse a área de Observabilidade e a de operações da empresa.
A ferramenta de monitoramento utilizada naquele período foi analisada pelo time de curadores da Delfia para resolver os chamados reportados sobre os serviços e incidentes que eram identificados de forma tardia.
“Na primeira análise do ambiente, não havia nenhum tipo de alarme preditivo ou que fizesse o trabalho de forma proativa, o que comprometia a confiabilidade dos serviços prestados aos clientes da QGX Digital. Era um cenário que evidenciava a necessidade de uma solução de monitoramento mais robusta e escalável, adequada ao crescimento planejado da empresa”, avalia Alex Camargo, CTO da Delfia.
Para garantir a qualidade do serviço de uma grande demanda, a Delfia foi o ponto de contato para a decisão pela substituição da ferramenta de monitoramento antiga pelo Datadog. A escolha refletia não apenas uma necessidade de custo-benefício, mas também uma visão estratégica para conduzir a expansão.
Excelência operacional na implementação
Durante a POV – Prova de Valor, a infraestrutura de TI da QGX Digital foi analisada e ajustada pela Delfia, que levou todo seu conhecimento técnico e experiência em implementações de escala. “Nossa POV foi um pouco diferente: não fomos provar valor em testes de features, pois já conhecíamos a solução, mas foi extensa pelo grande volume de dados do ambiente da QGX Digital”, afirma Alex Camargo.
Sob orientação da Delfia, o sistema Datadog foi alimentado com os dados da QGX Digital para poder estimar o volume de material, de acordo com o crescimento exponencial que esperavam. A Delfia também apoiou na criação de métricas assertivas e logs detalhados que transformaram a capacidade de monitoramento da QGX Digital.
Para Mauro Silvares, diretor operacional da QGX Digital, a parceria com a Delfia foi essencial para a transição. “A Delfia desempenhou um papel fundamental não apenas como fornecedora de tecnologia, mas como consultora e parceira estratégica e permitiu que a QGX Digital dimensionasse suas operações de forma eficiente, sem comprometer a qualidade ou a performance, alinhando custos com benefícios de forma transparente e sem surpresas”, comenta.
“Com o monitoramento, passamos a identificar, e até a antecipar algumas situações para os nossos clientes, como, por exemplo, uma, transação de Pix que estava com uma latência alta, o que era interceptado pela ferramenta” adiciona Mauro.
Com a curadoria da Delfia, a adoção da solução diminuiu os incidentes, melhorou a performance da plataforma como um todo, além de reduzir custos para a empresa de uma maneira geral.
Também detectou previamente falhas que ainda nem haviam chegado ao conhecimento dos usuários e gerava alertas sempre ao sinal de algum tipo de anomalia.
“Facilitou o atendimento e o suporte, que passou a ser assertivo ao invés de ficar procurando onde estava o problema, pois os próprios monitores já indicavam com um alerta”, relata Mauro da QGX Digital.
Nível 4 no modelo de maturidade de Observabilidade
A curadoria da Delfia no projeto da QGX auxiliou a amadurecer, de forma rápida, a Observabilidade, levando visibilidade a todo ambiente operacional. “No início da vigência do contrato, começamos a ter uma Observabilidade bem madura e a QGX Digital chegou ao nível 4 no Observability Maturity Model. Passamos a trabalhar de forma proativa, não somente na óptica da equipe técnica, mas também gerando centenas de insights para o negócio e trazendo a segurança como um grande pilar para o ambiente do cliente”, afirma o CTO da Delfia.
Mostrar ao parceiro a visibilidade de toda sua infraestrutura é um dos diferenciais da curadoria da Delfia. “Quando entramos em uma sala de crise com o fornecedor, mostramos onde está o problema, pois ele não tem a visão do que está acontecendo em sua plataforma”, salienta Alex, da Delfia. “Os gestores podem acompanhar o monitoramento e o time operacional consegue ter uma visão bem clara do que que está acontecendo em cada ponto”, reitera Mauro.
Aprimorar controles internos e ações de prevenção à fraude são medidas constantes de empresas que trabalham com serviço bancário para mitigar os indícios de ocorrências. “Temos um histórico de tentativas de atos ilícitos e, com o monitoramento da Delfia, sempre conseguimos interceptá-los de forma proativa, o que nos levou a ter esse nível de Observabilidade no projeto”, avalia Alex Camargo, ressaltando que foi possível antecipar perdas financeiras consideráveis de um parceiro da QGX Digital.
Curadoria no combate à fraude
A operação também contemplou a área de cibersecurity. “Criamos uma camada de monitoramento e tudo que era necessário em nossa API para acompanharmos o que estava ligado aos outros fornecedores”, assegura Mauro Silvares. “Na parte transacional, gerou redução de risco operacional, pois conseguimos antecipar desde um simples bug até um incidente de fraude”.
Desde que passaram a ser monitorados via plataforma Datadog com a curadoria da Delfia, em dezembro de 2022, Mauro avalia que a empresa impediu todas as tentativas de ataques e passou a ter uma segurança muito maior em toda infraestrutura. Para ele, existe um “antes e depois” de contratar a Delfia.
“Hoje, conseguimos prevenir qualquer comportamento anômalo de forma bem tranquila, atuando de maneira muito mais precisa. Com a curadoria da Delfia, não tivemos mais nenhum problema com relação a ameaças, além de evoluir em nossa política de cibersecurity”.
A redução de custos, a facilidade para o time técnico e a prevenção a possíveis ataques passaram a ser o discurso que a QGX Digital levou ao mercado, o que foi bem aceito pelos clientes.
A empresa passou a apoiar os sistemas antifraudes com o monitoramento, que alertava sobre comportamentos de determinados clientes para travar uma transação ou emitir um aviso de operação fora do comum.
“Nossa plataforma tem três camadas e um módulo de Observability, que é justamente o que construímos com a Delfia e que replicamos e oferecemos como serviço para outros clientes”, certifica Mauro. Para o mercado da QGX Digital, o know-how da Delfia em Observabilidade foi positivo e gerou novas negociações.
Outros negócios
Os bons resultados que a curadoria da Delfia trouxe à QGX Digital renderam indicação e fechamento de contrato em outro cliente de Belo Horizonte. Sugerir uma parceria do modelo de serviço de banco com a plataforma da QGX Digital, junto à Observabilidade da Delfia, representava um benefício e uma venda com valor agregado.
“Como tínhamos a Observabilidade muito madura, era justo oferecê-la junto à plataforma bancária da QGX Digital, para que tivessem a visão de seus serviços financeiros. Quando o cliente era contratado no modelo Banking as a Plataform, ele recebia um modelo de Observabilidade já maduro e com toda visibilidade do serviço prestado capitaneado pela a Delfia”, revela Alex.
“Esse tipo de situação acontece quando a parceria é bem saudável e está bem alinhada. Para indicar tem que confiar e acreditar. Era a indicação de uma empresa para um outro cliente, que mostra a confiança e credibilidade que a QGX Digital tinha na Delfia”, atesta Camargo. No contrato, não havia nenhuma cláusula de que o cliente que adquirisse o Datadog precisaria ter o modelo de Observabilidade.
“Mostramos um serviço relevante e a solução funcionou muito bem como sempre. Eles viram valor no serviço que a Delfia entregava, no que a Datadog possibilitava e seguiram com a contratação”.
“A ferramenta permite que a gente vá a um nível técnico muito específico. Ao consolidar essas informações, conseguimos gerar indicadores que influenciam diretamente na tomada de decisão da empresa”, analisa o diretor de operações da QGX Digital.
“Hoje, esse processo ficou bem mais maduro e bem mais robusto. O mesmo modelo que fizemos internamente, replicamos como consultoria”, salienta Mauro Silvares, da QGX Digital. “Nós indicamos toda a nossa estrutura e sempre levamos a Delfia junto”, conclui.
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