REPOSITÓRIO DA ADOBE RECEBE CERTIFICADO DA AC-RAIZ DA ICP-BRASIL
A verificação de assinaturas, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, em arquivos no formato PDF ficará mais simples para os usuários com a inclusão do certificado da Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz da ICP-Brasil nos repositórios da Adobe a partir de janeiro.
A iniciativa tornou-se possível após a assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Adobe.
Com o acordo, assinado durante a etapa Brasília do 13º CertForum, o certificado da AC-Raiz da ICP-Brasil passa a fazer parte da Adobe Approved Trust List – AATL, ou Lista de Confiança Aprovada pela Adobe.
Dessa forma, o certificado da AC-Raiz passa a ser distribuído com todo Acrobat Reader, como já acontece atualmente com os navegadores Internet Explorer.
Com a novidade, qualquer documento assinado no formato PDF e aberto no Acrobat Reader poderá ser validado automaticamente, ou seja, o sistema vai verificar a consistência da assinatura e apontar se a assinatura é válida ou não, sem a necessidade de utilização de outros aplicativos ou programas.
[blockquote style=”2″]“Para o usuário da ICP-Brasil essa atualização trará o benefício de tornar a verificação da autenticidade das assinaturas mais prática, facilitando o uso do certificado digital para todos aqueles que desejam ou precisam utilizar um documento assinado digitalmente”, afirmou Ruy Ramos, Assessor Técnico do ITI.[/blockquote]
O próximo passo será a inclusão do plugin, que está sendo produzido em parceria com a Universidade de Brasília – UnB, que possibilitará a criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF, baseadas no padrão de assinatura PAdES da ICP-Brasil. Com o plugin, além da verificação da autenticidade da assinatura, também será possível confirmar se o documento segue as políticas de assinatura da ICP-Brasil, previstas do DOC-ICP-15.
Sobre o PDF
O Portable Document Format – PDF é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Criado pela Adobe, o PDF é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization – ISO.
Fonte: ITI
Existem normas e padrões estabelecidas e pela ICP-Brasil para que um documento eletrônico tenha valor legal.
Você pode verificar a validade do documento eletrônico gratuitamente no Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O serviço, que pode ser acessado em https://verificador.iti.gov.br, tem por função aferir a conformidade de um arquivo assinado com certificado ICP-Brasil de acordo com o DOC ICP-15 .