Um dos responsáveis pelo desenvolvimento das bitcoins – moeda digital – Mike Hearn, da Bitcoin, que estava encerrando o seu envolvimento com a criptomoeda e vender todas as suas posses remanescentes porque ela havia “falhado”. Hearn, um dos cinco desenvolvedores seniores que passou mais de cinco anos trabalhando na moeda virtual, disse que não participaria mais do desenvolvimento.
“Apesar de saber que a bitcoin poderia falhar durante todo esse tempo, a conclusão inevitável de que falhou ainda me entristece profundamente”, disse Hearn em um post na plataforma Medium. De acordo com o desenvolvedor, a rede da bitcoin está prestes a esgotar sua capacidade conforme o volume de transações aumenta. E quando isso acontecer, a rede deixará de ser confiável, sem conseguir processar pagamentos e vulnerável a fraudes.
Hearn reconheceu que a comunidade da bitcoin “falhou” em sua governança do código da criptomoeda.
[blockquote style=”2″] “O que deveria ser uma nova e descentralizada forma de dinheiro que não precisava de ‘instituições sistematicamente importantes’ e era ‘muito grande para dar errado’ se tornou algo muito pior: um sistema completamente controlado por algumas pessoas”, escreveu.[/blockquote]
No Brasil, segundo reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo do dia 11 de janeiro, a bitcoin – que não é reconhecida oficialmente pelo Banco Central – estava sendo negociada a R$ 1,909, e deveriam atingir R$ 70 milhões, segundo dados da empresa de monitoramento Bitvalor. A bitcoin foi criada em 2009 e não possui vínculo com autoridades monetárias.
Exatamente por isso, a moeda digital é comprada apenas em casas de câmbio especializadas. Segundo o Mercado Bitcoin, site que comercializa moedas digitais, a bitcoin se valorizou em 92% entre 1º de dezembro e 11 de janeiro. “A Bitcoin foi o investimento com melhor rentabilidade no Brasil no ano de 2015”, lê-se em um texto divulgado pelo site.
A decisão de Mike Hearn chega num momento que empresas como a Pay Pal estavam investindo na bitcoin. Tanto é assim que a companhia nomeou o empresário Wences Casares, ligado a esse mercado, como conselheiro como forma de entender o momento da transformação do dinheiro em uma escala global.
Fonte: Convergência Digital