Há 5 passos para a migração de um abiente multicloud e demanda de estratégia que garanta segurança, controle financeiro e análise de dados
Por Maria Fernanda Bergamo

Para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, empresas buscam novas tecnologias para otimizar o desempenho frente a um cenário cada vez mais digital, o que exige flexibilidade e rapidez na tomada de decisões.
Neste sentido, o setor de TI tem avançado em estratégias que atendam essas exigências, como a oferta de multicloud, que fornece escalabilidade e eficiência no uso e no gerenciamento de dados das organizações.
De acordo com levantamento do Gartner, 81% das organizações mundiais já utilizam múltiplas nuvens para armazenar dados sensíveis, indicando que essa tendência já se tornou realidade para a maioria das companhias.
No entanto, apesar de vantajosa, a migração para um ambiente multicloud não é um processo simples e demanda uma estratégia estruturada para garantir uma implementação bem-sucedida, passando por análises de dados e segurança.
Para apoiar as empresas nessa jornada, há cinco passos que apoiam no atingimento principal dessa estratégia, que é garantir a aplicabilidade da solução, a segurança e o controle financeiro. Veja a seguir o passo a passo:
1. Assessment: o processo de migração para a multicloud deve começar com uma análise detalhada do ambiente atual da empresa. Por isso, é essencial usar serviços de assessment, ou avaliação, que ajudam a equipe a identificar oportunidades de otimização e possíveis barreiras por meio de ferramentas que analisam custos, desempenho e segurança. Esse diagnóstico fornece informações essenciais para que a equipe tome decisões alinhadas aos objetivos de negócios e evitem problemas durante a transição para diferentes nuvens.
2. Planejamento e migração: após uma avaliação minuciosa, é o momento de planejar a migração. Aqui, é importante procurar uma empresa integradora que forneça um serviço personalizado, no qual especialistas colaboram com o cliente para desenvolver um plano sob medida. Essa estratégia minimiza o tempo de inatividade, além de evitar erros e garantir a continuidade das operações durante a migração.
3. Garantia de Segurança com Disaster Recovery: segundo o Gartner, até 2026, empresas que não buscarem estratégia para gerenciamento de dados em ambientes multicloud vão ter um aumento de 25% em problemas de segurança.Nesses ambientes, nos quais dados são compartilhados entre diferentes plataformas, a segurança é uma prioridade, por isso, o disaster recovery é um serviço essencial para proteger as empresas contra eventos imprevistos que possam comprometer dados e operações, além de recuperar sistemas em caso de falhas ou panes.
Vale lembrar que um processo eficaz de segurança inclui desde a avaliação de riscos até a conformidade com normas regulatórias, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), oferecendo uma infraestrutura segura e em conformidade com as melhores práticas.
4. Managed Cloud: por conter um alto número de dados sensíveis, o monitoramento de multicloud é essencial. Adotar um serviço de Managed Cloud, que é um sistema de gerenciamento proativo, garante um suporte técnico 24/7 e a otimização contínua, o que permite ao ambiente de nuvem uma operação com o máximo de desempenho e segurança.
5. Controle Financeiro com FinOps: ao implementar um ambiente multicloud, se torna essencial também a aplicação do conceito FinOps (abreviação de Financial Operations), ou seja, o gerenciamento financeiro da nuvem, voltado para promover mais controle, eficiência e alinhamento com as metas de negócios, mantendo a visibilidade sobre os investimentos destinados à nuvem. Por meio de uma análise detalhada dos custos, os clientes recebem insights, garantindo que os investimentos em nuvem estejam alinhados aos objetivos estratégicos e gerem economia. Ao seguir um caminho estruturado para a multicloud — do assessment inicial à gestão financeira de FinOps — as empresas podem se fortalecer para enfrentar desafios tecnológicos e garantir uma transição bem-sucedida. Essa abordagem vai além da simples infraestrutura, se tornando uma peça fundamental na estratégia competitiva das organizações que buscam não só resiliência e segurança, mas também escalabilidade e alinhamento com os objetivos de negócio.
Sobre SONDA:
A SONDA é uma empresa líder no desenvolvimento de serviços tecnológicos sob medida para cada cliente. A companhia busca, gera e integra tecnologias a nível global para oferecer soluções únicas e inovadoras, que aceleram a transformação digital de todos os seus clientes.
Possui faturamento de US$ 1,48 bilhão em 2023 e mais de 13 mil colaboradores. Atua em todo o mundo e tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, Canadá, México, Panamá, Peru e Uruguai.
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