NordVPN analisa dark web e prevê aumento de “desinformação como serviço” após mudança nas plataformas da Meta
Especialista em segurança cibernética alerta para os perigos da desinformação e a importância da verificação de fatos
Na última terça-feira (7 de janeiro de 2025), o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou uma grande mudança nas plataformas Facebook e Instagram, sistema de verificação de fatos (fact-checking) realizado por terceiros está sendo oficialmente descontinuado.
A verificação será substituída por um modelo baseado em notas da comunidade, semelhante ao usado na rede social X, antigo Twitter.
Diante deste cenário, Adrianus Warmenhoven, especialista em segurança cibernética da NordVPN, analisou dados agregados de milhares de fóruns na dark web para ver o perigo que a desinformação pode representar para os usuários de mídia social nos próximos meses.
● A gigante das mídias sociais Meta anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos de terceiros e o substituindo por um sistema orientado pela comunidade chamado “Community Notes”, semelhante ao que é usado na plataforma de Elon Musk, X.
● Os críticos argumentam que essa mudança pode levar à disseminação descontrolada de desinformação.
● Um especialista em segurança cibernética da NordVPN, analisou a dark web para ver o quanto isso pode representar uma ameaça para os usuários de mídia social.
A decisão da Meta significa que, a partir desta semana, a empresa de mídia social começará a eliminar gradualmente o programa de verificação de fatos de terceiros.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, citou o resultado da eleição presidencial dos EUA de 2024 como um “ponto de inflexão cultural” para priorizar a liberdade de expressão. Ele também expressou preocupações sobre o viés percebido dos verificadores de fatos.
O novo sistema de “Notas da Comunidade” depende dos usuários para sinalizar e fornecer contexto para informações potencialmente enganosas. Desde que a plataforma de mídia social X/Twitter introduziu um método semelhante de regulamentação, houve um aumento nas informações falsas circulando na internet.
Adrianus Warmenhoven, especialista em segurança cibernética da NordVPN, analisou dados agregados de milhares de fóruns na dark web para ver o perigo que a desinformação pode representar para os usuários de mídia social nos próximos meses.
“A decisão da Meta de se afastar da verificação de fatos é um movimento monumental para permitir a disseminação de desinformação.
“A dark web oferece insights valiosos sobre porque a desinformação é tão valiosa para os criminosos cibernéticos.”
“Já estamos saudando o surgimento iminente de uma nova estratégia obscura sendo implantada por usuários e organizações mal-intencionados – a desinformação como serviço.”
“De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024, do Fórum Econômico Mundial, a desinformação gerada por IA é classificada como o segundo risco global mais grave (53%) nos próximos dois anos. A ameaça da desinformação só perde para o aquecimento global.”
“A dark web está cheia de táticas projetadas para espalhar desinformação, incluindo o uso de milhares de contas falsas de mídia social e vários e-mails de spam que disseminam propaganda.”
“Estamos até mesmo vendo fazendas de bots de desinformação que estão sendo desenvolvidas para distribuir informações falsas em grande escala. Dar um passo para trás na regulamentação da mídia social torna esses mecanismos de notícias falsas imparáveis.”
“Refletindo sobre as tendências atuais na dark web, prevemos que a desinformação como serviço surgirá como uma ameaça significativa nos próximos meses, à medida que a Meta começa a eliminar gradualmente seu programa de verificação de fatos.”
“A tecnologia de desinformação e seus criadores lucram com a criação e disseminação de informações falsas. Este serviço altamente personalizável e adaptável permite a segmentação precisa de perfis demográficos e a manipulação de algoritmos de mídia social para maximizar o impacto.”
“Analistas de segurança cibernética não estão tentando alarmar quando alertam sobre os perigos de abandonar a verificação de fatos. Além de querer, mitigar a disseminação de conteúdo prejudicial, a regulamentação é importante para dificultar a capacidade de os hackers de obter insights sobre outros usuários e impede que usuários mal-intencionados influenciem o discurso social e a política.”
Sobre a NordVPN
A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, utilizado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. A empresa fornece IP dedicado, criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. A mais recente criação da Nord Security, empresa controladora da NordVPN, é o Saily – um serviço eSIM global.
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
By advertising with CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and individuals.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br