Com 70% dos ataques globais de ransomware direcionados à saúde, especialista da Blaze Information Security reforça que falhas expõem dados sensíveis e comprometem a segurança de pacientes e toda a segurança digital do setor de saúde
O segmento de saúde está entre os mais vulneráveis a ciberataques, representando 70% dos incidentes de ransomware globais em 2023 e ocupando a terceira posição entre os mais atacados em 2024, com 6,5 mil tentativas até o momento, de acordo com dados da Kaspersky.
Maior incidente de ataques à hospitais e clínicas
Criminosos digitais têm mirado com mais frequência hospitais e clínicas, explorando falhas em sistemas que lidam com informações extremamente sensíveis. Essas instituições enfrentam o ransomware como uma das principais ameaças. Nesse ataque, criminosos sequestram dados e os liberam somente após o pagamento do resgate.
Recentemente, ataques como o sofrido pelo Hospital Português do Recife, destacaram a gravidade desse tipo de ação. O incidente paralisou o acesso dos pacientes a exames e históricos médicos, afetando diretamente o atendimento.
Nos EUA, o cenário é semelhante. O ataque à Change Healthcare comprometeu os serviços de mais de 100 milhões de americanos, expondo informações confidenciais e interrompendo prescrições médicas. Segundo o especialista, as consequências vão além dos dados: elas afetam vidas, ao interromper cirurgias, consultas e tratamentos essenciais.
Em setembro de 2024, um hospital no Texas sofreu um ataque de ransomware que paralisou suas operações, forçando o redirecionamento de ambulâncias para outros locais. “A interrupção dos serviços representa uma grave ameaça à saúde pública, especialmente em situações críticas que exigem atendimento imediato, podendo até resultar em óbitos”, pontua Fort.
Pentest como estratégia para aumentar a segurança digital no setor de saúde
A busca crescente por estratégias preventivas, como testes de intrusão (pentests), que identificam vulnerabilidades antes que sejam exploradas, é motivada por essas ameaças à segurança digital do setor de saúde. Segundo o executivo, essa abordagem é uma solução eficaz para proteger informações sensíveis e garantir a continuidade dos serviços médicos.
“Ferramentas de segurança no setor de saúde detectam falhas em sistemas e avaliam a proteção de dispositivos conectados à internet (IoMT), essenciais para o atendimento. Se comprometidos, esses aparelhos podem colocar em risco a saúde dos pacientes, tornando essa proteção crucial. As instituições, ao detectarem problemas antes que sejam explorados, podem reforçar suas defesas e evitar prejuízos maiores”, explica.
A adoção de normas mais rígidas de cibersegurança também surge como resposta ao aumento dessas ameaças. Nos EUA, o FDA Trust Mark está implementando medidas para aumentar a proteção dos equipamentos médicos conectados, que são especialmente vulneráveis a ataques. Essa iniciativa visa aumentar a confiança em tecnologias que, apesar de serem essenciais para o monitoramento e tratamento, se tornaram alvos frequentes de cibercriminosos.
“As instituições de saúde enfrentam um dilema entre a inovação digital e a necessidade de proteção contra ameaças virtuais. Os ataques de ransomware são uma realidade crescente e exigem não apenas respostas imediatas, mas também a implementação de práticas contínuas de segurança para garantir a integridade dos dados e a proteção dos pacientes”, conclui o diretor da Blaze Information Security.
Sobre a Blaze Information Security
A Blaze Information Security é uma das principais empresas globais especializadas em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão) e desenvolvimento seguro contra ataques cibernéticos. com hackers profissionais experientes em sua equipe, a companhia se destaca por conseguir antecipar a criatividade das estratégias dos cibercriminosos, entregando para seus clientes um planejamento sob medida e seguro. Com presença na Alemanha, Polônia, Portugal e Brasil, a empresa atende os principais players do setor financeiro, petrolífero, seguradoras, e-commerce e startups, e prepara expansão de atuação no mercado norte-americano e em outros países da América Latina.
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
By advertising with CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and individuals.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br