Profissionais de RH lidam diariamente com uma ampla gama de documentos, o que torna imprescindível otimizar processos burocráticos
Muito se fala sobre produtividade e agilidade, no entanto, para que objetivos como este sejam realmente alcançados, a organização é fundamental — especialmente em áreas que demandam mais atenção, como o setor de Recursos Humanos. Profissionais de RH lidam diariamente com uma ampla gama de documentos, o que torna imprescindível otimizar processos burocráticos.
Com a chegada das férias escolares, também cresce a demanda por gestão de férias dos colaboradores, adicionando mais itens às suas responsabilidades (e mais papelada).
Contratos de trabalho, aditivos, declarações, políticas internas… A lista parece interminável! E o espaço físico necessário para armazenar esses documentos? Organizar, tirar a poeira… Só de pensar, já dá vontade de espirrar, não é mesmo?
É exatamente por isso que a assinatura eletrônica está revolucionando a forma como o RH opera, trazendo eficiência e contribuindo para o bem-estar de todos dentro da empresa.
Por que escolher o Assinatura Certa?
Você já deve estar pensando: “Lá vêm eles falando de agilidade nos processos e blá, blá, blá…”. E sim, você terá agilidade, mas o Assinatura Certa vai além e, diferente de outras plataformas, nós realmente pensamos com carinho na experiência do usuário, garantindo que nossas soluções de fato sejam facilitadores na rotina de trabalho dos nossos clientes.
Afinal, processos mais ágeis não são apenas sobre economia de tempo, mas sobre melhorar as condições de trabalho para as pessoas.
Sabe aquele momento estressante de procurar documentos em pastas físicas, cheias de poeira, com cheiro de mofo e quando você se dá conta, a sua mesa está lotada de papeis por todos os lados? Com o recurso de pastas do Assinatura Certa, todos os documentos podem ser organizados dentro da plataforma, centralizados em um único lugar, sem necessidade de abrir várias abas no navegador.
Além disso, com o Assinatura Certa você pode:
- Coletar assinaturas de contratos em minutos, reduzindo atrasos.
- Eliminar a necessidade de impressões, envios físicos e armazenamento de papel.
- Garantir validade jurídica e segurança no armazenamento dos documentos.
- E se sua empresa busca certificações, o Assinatura Certa ajuda a tornar suas operações mais sustentáveis, facilitando a conquista desses selos.
Organização com o Recurso de Pastas
Um dos grandes desafios do RH é organizar todos esses documentos, principalmente quando há diversas pessoas e processos envolvidos. Aqui entra o recurso de pastas do Assinatura Certa, que permite:
- Centralizar tudo em um só lugar: Separe documentos por categoria, como contratações, rescisões ou políticas internas.
- Facilidade de busca: Localize arquivos rapidamente com a função de pesquisa.
- Histórico e Auditoria: Acompanhe o status de cada documento — desde o envio até a assinatura final.
Exemplo Prático
Imagine que sua equipe de RH precisa gerenciar os contratos de uma nova rodada de admissões. Com o Assinatura Certa:
- Crie uma pasta chamada “Contratações – Dezembro”.
- Suba os contratos individuais para cada novo colaborador.
- Compartilhe os documentos para assinatura digital.
- Monitore em tempo real quem já assinou e envie lembretes automáticos para quem ainda não concluiu.
Ao final, mantenha todos os documentos armazenados na pasta para consultas futuras, sem ocupar espaço no armário de arquivos físicos. Você pode até criar subpastas para uma organização ainda mais detalhada, como separar os contratos por setor ou colaborador. Por exemplo:
- Pasta Raiz: “Contratações – Dezembro”.
- Subpasta: “Setor de Suporte”.
Conheça todos os detalhes do nosso recurso de pastas no nosso Blog: Crie pastas no Assinatura Certa como no Google Drive.
Conclusão e links importantes
Com as soluções digitais, o RH pode focar no que realmente importa: cuidar das pessoas e impulsionar a cultura organizacional. A assinatura eletrônica e o recurso de pastas do Assinatura Certa são aliados essenciais para transformar processos burocráticos em ações ágeis e organizadas. Pronto para levar seu RH ao próximo nível? Experimente o Assinatura Certa e veja a diferença na prática!
Se você é novo por aqui e não sabe por onde começar para criar um processo de assinatura, acesse o nosso blog: Crie processos de assinatura com a máxima segurança.
E claro, para mais detalhes sobre documentos de férias, acesse: Ainda utilizando papel para assinar avisos de férias?
Saiba mais em Assinatura Certa
Assinatura Certa é um produto Carry Info, localizada em Montenegro/RS e composta por uma equipe com mais de 10 anos de experiência em tecnologia e inovação.
Sua missão é transformar processos e torná-los mais ágeis e confiáveis por meio da tecnologia.
Teste gratuitamente agora o Assinatura Certa e assine seu documento eletrônico com ou sem certificado digital.
Acompanhe outros artigos da Assinatura Certa publicados no Crypto ID. Aqui!
Crie pastas no Assinatura Certa como no Google Drive
Até que ponto eu posso confiar na Assinatura Digital de Documentos?
Chega de repetição: adicione quem sempre assina junto de uma só vez
Advogado, esperar que os clientes venham ao escritório para assinar documentos é coisa do passado!
ASSINATURA ELETRÔNICA
O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!