O Bradesco que já vinha investindo em biometria facial para operações nos canais digitais e agora em parceria com as Casas Bahia, lançou um projeto piloto de pagamento por biometria facial em lojas físicas. Outras empresas de varejo já vêm apostando fortemente na tecnologia desde 2021 o que reforça a aplicação da biometria facial no setor varejista.
Pagamentos por Biometria Facial: A Revolução no Varejo Brasileiro
O pagamento por reconhecimento facial está transformando a experiência de compra no varejo brasileiro. Diversas empresas, como Cielo, Bradesco, Casas Bahia, St Marche, Zona Sul e Prezunic, estão investindo nessa tecnologia inovadora para oferecer mais segurança e praticidade aos consumidores.
Em 2021, a Cielo, em parceria com a Drogaria Iguatemi e a startup Payface, lançou uma experiência de pagamento por reconhecimento facial. A tecnologia permitia que os clientes realizassem pagamentos de forma segura e sem contato, utilizando apenas o rosto para autenticação. Essa iniciativa pioneira abriu caminho para que outras empresas adotassem a biometria facial como forma de pagamento.
Em junho de 2022, a rede de supermercados St Marche, em parceria com a Payface e a Mastercard, implementou o pagamento por reconhecimento facial em cinco unidades em São Paulo. Os clientes podem se identificar no programa de fidelidade “Você Marche” e efetuar pagamentos apenas com o rosto, sem a necessidade de cartões ou celulares.
Hoje, 10 de janeiro de 2025 , o Bradesco anunciou a parceria com as Casas Bahia. O banco e a varejista lançaram o projeto piloto de pagamento por biometria facial em lojas físicas em São Paulo.
A tecnologia permite que clientes realizem pagamentos utilizando apenas o reconhecimento facial, sem a necessidade de cartões ou dispositivos móveis. Inicialmente, o sistema está em fase de testes na megaloja do Shopping Aricanduva, em São Paulo.
Para utilizar o serviço, os clientes precisam cadastrar seus dados faciais e associá-los ao cartão de crédito das Casas Bahia, emitido pelo Bradescard. Após o cadastro, é possível realizar compras de forma prática e segura, apenas com o reconhecimento facial. Essa inovação visa otimizar o processo de compra, reduzindo o tempo de espera e as filas nas lojas, além de proporcionar mais segurança ao utilizar o rosto como forma de autenticação, diminuindo o risco de fraudes.
Além disso, o Bradesco tem investido fortemente em segurança para transações eletrônicas, incluindo uma camada extra de segurança com Biometria Facial para operações nos canais digitais. Essa iniciativa, detalhada em primeira mão pelo Crypto ID, utiliza algoritmos sofisticados e Inteligência Artificial para avaliar cada transação e, caso seja considerada atípica, exige autorização com reconhecimento facial do cliente.
Em entrevista ao Crypto ID, Marcelo Castilho, especialista em Identificação e Autenticação da área de Inovação do Bradesco – Inovabra, destacou a importância da detecção de vivacidade (“liveness”) para evitar fraudes e como a parceria com a iProov garante a segurança da biometria facial no Bradesco. Castilho também mencionou o impacto positivo dessa tecnologia na experiência do cliente, com o aumento da taxa de aprovação de solicitações de ativação de dispositivos móveis.
Essas iniciativas demonstram o compromisso de diversas empresas em oferecer soluções inovadoras que aliam conveniência e segurança, acompanhando as tendências tecnológicas e as necessidades dos consumidores modernos.
Biometria da Íris no Brasil: revolução digital ou risco para sua privacidade? Por V/Cert
ID Talk com Marcelo Castilho: Liveness e o Futuro da Biometria Facial no Bradesco
A biometria é o futuro do varejo e como meio de pagamento com a face
Bradesco aplica camada extra de segurança em operações de PIX nos canais digitais
Entrevistamos Felipe Campos Barroso, Chief Revenue Officer (CRO) da Payface

Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e e-Commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Estar no CRYPTO ID é mostrar sua marca para quem precisa proteger dados e identidade e sabe que investir em cibersegurança é essencial no mundo digital. Somos a mídia número um em soluções de tecnologia voltadas para identificação humana e não humana (NHIs). Entregamos muito mais que visibilidade: entregamos contexto, conteúdo e credibilidade. Nossa equipe atua em parceria com sua área de marketing e negócios, conectando a estratégia de comunicação da sua empresa para os melhores resultados de vendas.
Fale com a gente: +55 11 9 9286 7046 ou contato@cryptoid.com.br





























