Gartner aponta caminhos para líderes de D&A impulsionarem a IA com dados confiáveis, educação e mudança cultural
Durante a Conferência Gartner Data & Analytics, realizada em São Paulo, analistas do Gartner destacaram três grandes áreas que líderes de Data & Analytics (D&A) devem priorizar para expandir com sucesso o uso de Inteligência Artificial (IA) nas organizações: foco em resultados de negócios, fortalecimento dos recursos de D&A e transformação comportamental.
A qualidade dos dados ainda é o maior obstáculo para a evolução da análise avançada, segundo o Gartner. A baixa qualidade persiste como um desafio crítico, exigindo uma abordagem estratégica centrada em confiança, adaptabilidade e desenvolvimento de pessoas.
Durante a Conferência Gartner Data & Analytics, realizada em São Paulo, Jorg Heizenberg, Vice-Presidente e Analista do Gartner, e Deepak Seth, Diretor Analista do Gartner, compartilharam insights fundamentais sobre como líderes de Data & Analytics (D&A) podem impulsionar o uso da Inteligência Artificial (IA) com dados confiáveis, educação e transformação cultural.

“A IA continua a impulsionar o planejamento empresarial, com mais da metade dos CEOs acreditando que a tecnologia terá um impacto transformacional em seus setores nos próximos três anos”, destacou Jorg Heizenberg, Vice-Presidente e Analista do Gartner.
Jornada para resultados de negócios: dados confiáveis e valor tangível
Demonstrar o valor da IA segue sendo um dos maiores desafios para as organizações. Os líderes de D&A devem construir modelos de confiança, que avaliem a qualidade e o risco dos dados com base em sua linhagem e curadoria. Dados prontos para IA precisam atender a quatro requisitos essenciais — conhecidos como os quatro “A’s”:
- Disponibilidade: os dados devem existir e ser acessíveis para o problema a ser resolvido;
- Acessibilidade: o acesso aos dados precisa ser fácil e eficaz;
- Aplicabilidade: os dados devem ser relevantes para o contexto de negócio;
- Acreditabilidade: é essencial confiar nos dados, evitando vieses e erros que possam comprometer os resultados.
Esses quatro pilares foram destacados durante a coletiva de imprensa como fundamentais para viabilizar projetos de IA com alta eficácia.
Além disso, os analistas enfatizaram a importância de monetizar as melhorias de produtividade trazidas pela IA, comunicando de forma clara o impacto financeiro e competitivo de cada projeto.
Jornada para fortalecer os recursos de D&A: adaptabilidade e novas tecnologias
Outro ponto-chave é a necessidade de construir um ecossistema de dados modular, escalável e aberto. Os líderes devem modernizar continuamente seus stacks tecnológicos para suportar novas demandas. A integração entre FinOps, DataOps e PlatformOps foi citada como essencial para tornar os dados reutilizáveis e prontos para IA.
A engenharia de prompt (prompt engineering) também ganha protagonismo nesse contexto. Durante a coletiva, foi reforçada a importância da capacidade de formular perguntas estratégicas para extrair respostas relevantes dos modelos de IA, reduzindo riscos de interpretações erradas ou alucinações de conteúdo.
Jornada para mudança de comportamento: a transformação humana na era da IA
Embora ferramentas e processos sejam fundamentais, o maior desafio é humano. A IA está transformando as organizações, mas o sucesso depende da capacidade das pessoas também se transformarem.
O Gartner recomenda que líderes de D&A promovam:
- Hábitos repetíveis: investir em educação contínua sobre dados e IA em todos os níveis da organização;
- Novas funções e habilidades: preparar equipes para lidar com as mudanças trazidas pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI);
- Colaboração transversal: integrar áreas de segurança, engenharia e negócios desde o início dos projetos.
“A IA está transformando tudo, e espera-se que as pessoas também se transformem”, ressaltou Jorg Heizenberg. “Mas as pessoas não são iguais, e nos envolvemos com dados e analytics de maneiras diferentes.”
Para apoiar essa transformação, os líderes podem utilizar o Gartner CDAO Effectiveness Diagnostic, uma ferramenta que avalia a eficácia dos Chief Data & Analytics Officers (CDAOs) e identifica pontos fortes e áreas de melhoria.
Sobre a Conferência Gartner Data & Analytics
Os analistas do Gartner estão fornecendo análises adicionais sobre tendências de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics, realizada nesta semana em São Paulo.
Mais insights serão compartilhados em edições futuras em:
17 e 18 de junho em Sydney (Austrália).
12 a 14 de maio em Londres (Inglaterra);
20 a 22 de maio em Tóquio (Japão);
2 e 3 de junho em Mumbai (Índia);
Sobre a Conferência Gartner Data & Analytics
Os analistas do Gartner estão fornecendo análises adicionais sobre tendências de Data e Analytics na Conferência Gartner Data & Analytics, que ocorre nesta semana em São Paulo (Brasil). Mais insights serão destacados de 12 a 14 de maio em Londres (Inglaterra); de 20 a 22 de maio em Tóquio (Japão); em 2 e 3 de junho em Mumbai (Índia) e em 17 e 18 de junho em Sydney (Austrália).
Sobre Gartner for Data & Analytics Leaders
O Gartner for Data & Analytics Leaders fornece insights objetivos e práticos para CDAOs e líderes de Data & Analytics, ajudando-os a acelerar sua estratégia e modelo operacional de D&A para aumentar o valor dos negócios.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis para executivos e seus times. As orientações e ferramentas do Gartner possibilitam decisões mais rápidas e inteligentes e um desempenho mais forte nas prioridades de missão crítica das empresas.
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