Saiba como a digitalização da saúde, com certificados e assinaturas digitais, melhora atendimentos. Destaque para a Bry, autoridade de confiança no setor
Uso de soluções tecnológicas com certificado digital agiliza trâmites, ajuda a operar em conformidade com diretivas e adiciona camadas de segurança na área de saúde
Parece delicado digitalizar a saúde. Afinal, trata-se de vida. No entanto, a transformação digital no setor pode democratizar o acesso em locais com poucos profissionais e tornar os atendimentos mais ágeis. O processo é tão importante que desde 2002 o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) têm iniciativas para digitalizar a saúde brasileira.
Desde profissionais liberais em consultórios particulares até cidades inteiras usam soluções digitais na saúde, especialmente após a pandemia. A Prefeitura de Vitória, por exemplo, expede 390 mil documentos por mês, eliminou 100% do papel e reduziu o tempo de atendimento nos postos de saúde da capital capixaba. A Protmed é outro exemplo, conseguiu integrar a assinatura digital, exigida nas normativas do CFM e Ministério da Saúde. Ambas usaram tecnologias da Bry.
Ao todo, a Bry já participou de cerca de 70 implantações no setor da saúde, e todos esses projetos refletem nossa atuação direta com clientes que confiam na nossa tecnologia. Entre eles, estão unidades da Unimed em diferentes regiões do país, a Click Laudos, a Support Health, além de diversas redes públicas e privadas. Essa presença consistente fortalece a Bry como marca de referência em saúde digital, com soluções construídas para garantir agilidade, segurança e conformidade jurídica.
Nesta matéria, vamos mostrar a evolução da transformação digital na saúde com as normativas e iniciativas dos órgãos competentes, especialmente com o uso de assinaturas, certificados digitais e seus impactos. Acompanhe!
A evolução da transformação digital na saúde
A digitalização da saúde no Brasil começou em 2002, quando a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) começaram a trabalhar juntos para padronizar o uso do certificado digital no setor. As duas entidades desenvolveram o Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) que permite identificar um paciente por meio de dados específicos, como o CPF.
Outros acontecimentos marcaram a digitalização da saúde no país, a maioria têm a participação da identificação digital com o certificado.
– Certificado digital obrigatório em laudos eletrônicos emitidos por laboratórios de análises clínicas (2005): a medida foi publicação na RDC 302:2005
– Obrigatoriedade do registro digital de dados sobre despesas em saúde pública pelos gestores do SUS: estabeleceu a necessidade de certificação digital para garantir a segurança e a validade jurídica das informações transmitidas ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) na Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 (LC 141/2012). Essa exigência pode ser complementada pelo uso de assinaturas eletrônicas ou digitais nos processos de autenticação e envio dos dados, conforme o grau de exigência normativa aplicável.
– Autorização da telemedicina (2020): com a pandemia, surgiu a necessidade de consultas a distância, o que foi permitido com a portaria Nº 467/2020.
– Ampliação de tipos de assinaturas digitais, conforme a demanda (2020 e 2021): a portaria Nº 14.063/2020 permitiu o uso de diferentes tecnologias de assinaturas eletrônicas, além de criar classificações (simples, avançada e eletrônica qualificada) dependendo do nível de segurança exigido. A assinatura digital qualificada está presente na Medida Provisória (MP) Nº 2.200/2001.
O aprimoramento da digitalização da saúde no Brasil continua em discussão. Atualmente, há uma proposta que exige certificação de autenticidade das assinaturas digitais em documentos médicos emitidos no âmbito da telessaúde, reforçando a validade e a segurança dos atos digitais. O intuito é deixar esses documentos ainda mais blindados contra fraude, adicionando mais uma camada de segurança.
Certificado digital na prática para a área de saúde
Todas essas normativas se traduzem em praticidade para os profissionais do setor de saúde e para os pacientes. Com os certificados digitais, é necessário:
- Prescrição eletrônica de medicamentos
A emissão de receitas médicas em formato digital exige o uso de certificado digital ICP-Brasil para garantir autenticidade, validade jurídica e segurança do documento. - Atestados médicos eletrônicos
A emissão de atestados médicos em meio eletrônico só é permitida com assinatura digital baseada em certificado digital ICP-Brasil. - Solicitação de exames eletrônica
Solicitações de exames feitas de forma digital devem ser assinadas com certificado digital. - Laudos médicos digitais
Laudos emitidos eletronicamente, inclusive em laboratórios e telemedicina, precisam ser assinados digitalmente para terem validade legal. - Relatórios médicos digitais
Relatórios médicos em formato eletrônico também estão sujeitos à obrigatoriedade do uso de certificado digital. - Pareceres técnicos digitais
Pareceres técnicos emitidos digitalmente por médicos devem ser assinados com certificado digital ICP-Brasil. - Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O acesso, registro e assinatura de informações no prontuário eletrônico exigem o uso de certificado digital para garantir a segurança e a integridade dos dados. - Telemedicina (teleconsulta, telediagnóstico, telelaudo)
Todos os documentos gerados em atendimentos à distância, como receitas, laudos e atestados, devem ser assinados digitalmente com certificado ICP-Brasil
O uso do certificado digital pelos profissionais da área da saúde, como médicos e outros, pode ser realizada de duas maneiras.
- Manual: desta forma, o profissional abre o certificado todas as vezes que precisa usá-lo e valida o atendimento remoto ou o documento (receita, atestado e outros). Em alguns casos, é preciso usar mais de um software para atuar em conformidade.
- Com auxílio da tecnologia: já existem recursos, como portais de assinatura e plataformas voltadas para a área da saúde que fazem uso do certificado digital e outras ferramentas avançadas, como carimbo do tempo, facilitando a validação dos procedimentos médicos remotos.
Simplificando os fluxos de assinatura
A segunda opção para usar os certificados digitais na área da saúde, com auxílio da tecnologia, é a melhor escolha, já que o setor médico requer agilidade, em muitos casos, alguns atendimentos têm caráter de urgência. Os softwares, APIs e outros significam simplificação dos fluxos de assinatura sem deixar de cumprir as normativas do setor e oferecer segurança.
A Bry, que é uma referência em identificação digital, é uma empresa credenciada como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) — o que a qualifica oficialmente como uma Autoridade de Confiança no Brasil, inclusive para o setor da saúde.
Com tecnologias amplamente utilizadas por clientes como Unimed, Click Laudos, Support Health, Amor Saúde, Prontmed e Prefeitura de Vitória, a Bry tem construído uma reputação sólida com soluções de alto desempenho, apoiando processos médicos e administrativos com mais segurança, conformidade e agilidade.
API de assinatura digital
A API Assinatura digital garante a autenticidade e a segurança dos documentos médicos. Integrada na API de assinatura digital, oferece suporte a diferentes tipos de assinaturas, incluindo as avançadas e qualificadas, atendendo às rigorosas exigências do setor. Opera no modelo SaaS e On Premises, proporcionando flexibilidade e facilidade.
A solução on-premise oferece maior controle e segurança, sendo ideal para organizações que precisam gerenciar dados internamente devido a políticas de conformidade ou restrições regulamentares. Essa diferenciação impacta diretamente a escolha da solução, dependendo das necessidades específicas de cada instituição de saúde.
Já o Hub Signer no modelo SaaS (Software as a Service) é baseado na nuvem, oferecendo fácil acesso, escalabilidade e manutenção simplificada. As APIs neste formato permitem integração rápida, redução de custos com infraestrutura e atualizações automáticas, facilitando a adaptação às necessidades do usuário.
API Bry Easy Envelopes
A API Bry Easy Envelopes, utilizada no modelo SaaS, oferece uma solução robusta para assinaturas digitais na saúde. Com funcionalidades como botão de assinatura diretamente na tela e integração nativa com certificados digitais na nuvem, de qualquer Prestador de Serviço de Certificação (PSC) credenciado na ICP-Brasil, ela facilita a autenticação e a assinatura de documentos de forma prática, segura e sem burocracia.
Além disso, a API permite o envio de links de assinatura por WhatsApp e e-mail, proporcionando mais comodidade ao usuário. Relatórios detalhados, opções de customização e armazenamento temporário dos documentos até a conclusão da assinatura completam o pacote de funcionalidades.
A API de Assinatura digital oferece funções semelhantes, mas exige uma aplicação integradora.
O que a indústria de confiança digital pode aprender e aplicar em outros setores
A transformação digital não é uma realidade apenas do setor de saúde, mas de todos. Mas, as características da área, que lida com a vida humana e, muitas vezes, urgências, faz com que as digitalizações no âmbito médico sejam amplamente regulamentadas. Isso também acontece em outras áreas, como a da Educação, que tem várias normativas.
A indústria da confiança digital deve se espelhar na saúde digital e aplicar as boas práticas, como:
– Acompanhar as normativas das áreas para atender os segmentos em conformidade com a legislação.
– Buscar soluções que sanem as dores dos clientes.
– Oferecer soluções integradas com outras que fazem parte da operação nas áreas atendidas,
– Ficar próxima do setor para entender os clientes.
Conheça melhor as soluções para saúde digital da Bry!
Sobre a Bry

Há mais de 24 anos, construímos confiança através da tecnologia. Somos a Bry, uma trust tech que faz parte do grupo Certifica&Co e atua no desenvolvimento de soluções seguras para assinaturas digitais, certificação eletrônica, integração de APIs e formalização digital de documentos. Ajudamos empresas e instituições públicas a digitalizarem seus processos com segurança, eficiência e validade jurídica.
Mais do que provedores de tecnologia, somos parceiros na transformação digital com confiança. Nosso foco é unir inovação, performance e conformidade para que o digital seja um ambiente seguro, ágil e acessível para todos.
Leia outros artigos da Bry aqui!
Hospitalar 2025: Entrevista Exclusiva com Dr. Orestes Miraglia Junior, Diretor da Sicoob Credicom

A adoção de novas tecnologias tem redefinido o setor de Saúde. Essas inovações têm melhorado diagnósticos, agilizado rotinas administrativas e reforçado a segurança de dados.
Nosso conteúdo editorial acompanha esse cenário em constante evolução, orientando decisões de investimento e compliance com foco em tecnologia.
Conheça outros artigos sobre o setor da Saúde e como elas estão moldando o futuro da medicina!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!




























