Revolução IA no Brasil: A Geração de Valor Acelera com Foco em GenAI e Estratégia
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) não é mais uma promessa distante, mas a principal prioridade dos orçamentos de TI em 2025, superando segurança e infraestrutura.
Uma pesquisa recente da AWS revela que o Brasil está na vanguarda dessa transformação: 93% das empresas já exploram as ferramentas de GenAI, com 89% executando experimentos ativamente. No entanto, o sucesso dessa jornada vai muito além da tecnologia, exigindo liderança forte, cultura inovadora e as competências certas para transformar investimentos em resultados mensuráveis e sustentáveis.
Apesar do entusiasmo e do ritmo acelerado na adoção da IA Generativa no Brasil, um desafio crucial persiste: a escassez de talentos. Cerca de 41% dos executivos apontam a falta de profissionais qualificados como um dos principais entraves para escalar as iniciativas de GenAI. Felizmente, muitas empresas já estão agindo, com seis em cada dez organizações investindo em programas de treinamento específicos para suprir essa demanda.
Em um cenário de transformação digital sem precedentes, um novo estudo da Amazon Web Services (AWS) revela dados impressionantes: a Inteligência Artificial Generativa não é mais futuro, é presente no Brasil. Em 2024, 93% das empresas brasileiras já iniciaram a exploração dessas ferramentas, e um impressionante número de 89% já está ativamente executando experimentos. Essa onda de inovação, impulsionada por uma visão de futuro e uma liderança adaptativa, está remodelando o cenário de negócios do país.
A pesquisa “Generative AI Adoption Index” foi realizada pela AWS, em colaboração com a Access Partnership, e consultou gestores estratégicos de TI de 411 organizações no Brasil, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.

“A IA generativa continua a ser uma das principais prioridades de investimento em 2025, mas o sucesso exige mais do que tecnologia. Exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura inovadora. As organizações começam a ir além da exploração e experimentação para a produção e implantação, e agora estão focadas em dimensionar essas iniciativas para um impacto comercial mensurável. A próxima fase de desenvolvimento da IA generativa depende de três imperativos principais: estabelecer uma base de dados sólida, acessar as melhores ferramentas da categoria e manter uma infraestrutura segura e privada”, afirmou Cleber Morais, diretor-geral da Amazon Web Services (AWS) no Brasil.
Novas frentes estratégicas para a alta liderança transformar investimentos em IA em valor real para o negócio
Embora diretores de Tecnologia e Informação (CTOs e CIOs) liderem atualmente a maior parte das iniciativas de transformação digital, cresce no Brasil o número de empresas apostando em lideranças específicas para inteligência artificial.
56% das organizações já designaram um Chief AI Officer (CAIO) ou Diretor de IA (executivo dedicado a impulsionar a adoção da IA e gerenciar a complexidade da implementação da tecnologia de forma estratégica).
No entanto, as empresas estão em diferentes estágios de maturidade em relação à IA. Embora 93% reconheçam a importância de uma gestão eficaz da mudança para integrar a tecnologia ao negócio, apenas 28% possuem uma estratégia estruturada nesse sentido. A tendência, porém, é de avanço. Espera-se que esse número aumente e que 91% das organizações tenham estratégias dedicadas para gerenciar o impacto da IA até o final de 2026.

Organizações direcionam habilidades e desenvolvem diretrizes de IA para acelerar a produção
Para acelerar a implementação da gen AI, mais da metade (60%) das organizações lançaram programas de treinamento, enquanto outros 26% planejam fazê-lo em 2025. A IA responsável também está ganhando força, com a maioria das organizações (68%) afirmando possuir diretrizes e outras 28% planejando desenvolver uma estratégia em 2025. Além disso, mais de um terço (40%) dos entrevistados identificaram as diretrizes de IA responsável como um fator-chave na avaliação das ferramentas de IA generativa.

Seleção de modelos e parcerias estratégicas impulsionam o sucesso da IA
As organizações estão adotando uma abordagem prática para a IA. A maioria criará aplicações personalizadas, adaptadas aos seus fluxos de trabalho e dados, utilizando modelos básicos preexistentes. 58% em modelos estão prontos para uso e 60% em modelos aprimorados. Parcerias com provedores terceirizados serão cruciais, com 44% das organizações utilizando uma combinação de provedores internos e terceirizados para implementar ferramentas de IA generativa, enquanto 20% dependerão exclusivamente de provedores terceirizados este ano.

Como a AWS está ajudando os clientes a acelerar os ganhos da IA generativa
Para ajudar as organizações a acelerar a adoção da gen AI, a AWS lançou o Generative AI Innovation Center, um investimento de US$100 milhões que conecta empresas a especialistas em IA da AWS por meio de workshops, consultorias e treinamentos gratuitos.
A AWS também está abordando a lacuna crítica de habilidades em IA através de iniciativas abrangentes de treinamento e capacitação, incluindo o AWS Skill Builder, que oferece mais de 80 cursos e trilhas de aprendizado gratuitos em gen AI. A ação faz parte do compromisso global da AWS de treinar milhões de pessoas em IA e aprendizado de máquina até 2025.
Além disso, a AWS Partner Network oferece às organizações acesso a milhares de parceiros de consultoria e tecnologia com ampla experiência, como Compass UOL, CI & T e A3Data, que podem ajudar a acelerar a adoção da IA com conhecimento especializado em diferentes setores da indústria.
Sobre o estudo:
O estudo de IA Generativa “Construindo Valor em Escala” foi realizado em colaboração com a Access Partnership. A pesquisa foi conduzida em mais de 3.700 organizações de nove países (Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido). No Brasil foram entrevistados 411 tomadores de decisão seniores de TI, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.
O relatório global está disponível aqui e a análise com os dados do Brasil pode ser acessada aqui.
Sobre a AWS Brasil
A AWS tem um compromisso de longo prazo com o fortalecimento da economia digital no Brasil, apoiando clientes no uso das mais recentes tecnologias de nuvem e inteligência artificial. Desde o lançamento da Região da AWS no Brasil, em 2011, a empresa já investiu mais de US$ 3,8 bilhões no país. Em setembro de 2024, anunciou planos de investir mais US$ 1,8 bilhão em infraestrutura local até 2034, reforçando o compromisso contínuo e seu papel estratégico no apoio à ambição do Brasil de se tornar um líder na transformação digital da América Latina.
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