O e-commerce brasileiro perde cerca de R$150 bilhões por ano com pagamentos negados, e varejo opta por biometria facil como solução
A Unico apresenta como a validação de identidade no checkout impulsiona vendas, melhora a experiência do consumidor e reduz perdas bilionárias. No último Dia das Mães, as aprovações saltaram 582%, somando R$ 291 milhões recuperados com o uso da validação de identidade
No VTEX Day, um dado chama a atenção. O e-commerce brasileiro perde, todos os anos, entre R$ 120 e R$ 150 bilhões em pagamentos negados nas operações com cartões de crédito não presente. Isso não ocorre por falta de demanda, ou por problemas de oferta, mas por uma falha estrutural na validação da identidade dos clientes no ambiente online.
Dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, mostram que, em 2024, o mercado de pagamentos online movimentou R$ 1 trilhão, e dados da Unico mostram que, desse total, entre 10% e 15% das compras são negadas, muitas vezes sem qualquer relação com fraude.
Sistemas antifraude tradicionais, baseados em modelos de análise de riscos e alguns padrões de comportamento, frequentemente não conseguem diferenciar alguns clientes legítimos de tentativas de fraude.
O impacto é direto na receita dos varejistas e, principalmente, na experiência dos consumidores, que frequentemente têm seus pagamentos negados sem justificativa, mesmo apresentando dados corretos e cartão ativo.
Nesse contexto, a Unico, rede de validação de identidade, apresenta no VTEX Day 2025 a Unico IDPay, tecnologia que tem transformado a biometria facial em motor de crescimento de receita e de segurança para o comércio eletrônico.
A solução combina a autenticação de identidade por meio de uma rede robusta de dados, inteligência artificial e informações comportamentais para validar compras online de alto risco com cartão de crédito. Presente em quatro dos cinco maiores bancos do Brasil e em mais de 50 marcas e varejistas, a Unico IDPay permite que instituições financeiras aprovem pagamentos no e-commerce que seriam negados pelos métodos tradicionais.
O impacto dessa transformação é visível. Desde seu lançamento, em maio de 2023, a Unico IDPay já aprovou com segurança mais de R$ 11 bilhões em vendas que seriam perdidas se fossem usados apenas os métodos tradicionais de antifraude e de análises de risco. Atualmente, a solução já aprova mais de R$ 1,3 bilhão em transações por mês.
Esses resultados ficam ainda mais expressivos nos principais picos do varejo. No Dia das Mães de 2025, por exemplo, as transações aprovadas pela plataforma cresceram 582% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 42 milhões para R$ 291 milhões, em mais de 228 mil pagamentos validados.
Esse impacto gera benefícios diretos nos resultados de grandes varejistas. Durante a Black Friday e a Cyber Monday de 2024, dois dos maiores grupos de varejo do Brasil registraram um crescimento médio de 75% no volume de transações validadas, com aumento no GMV de até 359%.
Em meses corridos, o cenário também se confirma: “recuperamos mais de R$ 340 milhões de janeiro a abril de 2025 em compras que poderiam não ter acontecido se não tivéssemos investido em melhorar a experiência do consumidor e reduzir perdas econômicas“, afirma Vital Leite, diretor executivo de Soluções Financeiras da Casas Bahia.
Um dos motivos que elevam a taxa de aprovação segura da Unico IDPay, e consequentemente aumentam a margem dos negócios, é a integração da biometria facial diretamente no fluxo de compra, sem redirecionamentos ou etapas adicionais, o que reduz o abandono de carrinho, e também melhora significativamente a experiência do consumidor no momento do pagamento.
Diferente dos modelos tradicionais, baseados em suposições e probabilidades, a validação de identidade, junto à conexão em tempo real com os bancos e emissores de cartões, garante que quem está comprando é, de fato, o titular do cartão, eliminando as incertezas e fricções que tanto prejudicam o e-commerce.

A validação de identidade não é mais uma barreira contra fraudes. Ela se tornou o motor que garante confiança, segurança e crescimento no comércio eletrônico brasileiro. Quando transformamos a identidade em um ativo de negócios, o resultado aparece na ponta: mais vendas, menos fricção e mais confiança para consumidores e empresas”.
Paulo Naliato, Chief Growth Officer da Unico.
Novo padrão de validação
A eficiência da Unico IDPay se apoia no efeito de rede da própria tecnologia da Unico, presente em mais de 23 setores da economia brasileira. Quando um cliente faz uma compra, ele já foi previamente validado em outros ambientes digitais, o que permite que a biometria atue de forma determinística e com precisão na confirmação de identidade. “Quando validamos com a IDPay, garantimos que aquela pessoa é quem diz ser”, comenta o executivo.
“Dessa forma, a falta de recorrência no comércio eletrônico deixa de ser um obstáculo. Às vezes, um pagamento é negado porque foge ao comportamento habitual daquela pessoa. Seja por um valor mais alto, um item, horário ou loja diferente. Se esse cliente cai em um modelo probabilístico, que tenta adivinhar o risco, tem muito mais chance de ser barrado. O modelo determinístico da Unico, elimina a dúvida, traz mais segurança e melhora os resultados para todos os envolvidos”, finaliza Naliato.
Serviço
Data: 2 e 3 de junho de 2025
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km) — Vila Água Funda
Estande: D7
Ativação no estande: Experiência interativa que percorre a jornada do consumidor em diferentes cenários de compra com cartão não presencial, como cartão de crédito, link de pagamento e compra com cartão de terceiro, destacando os benefícios da Unico IDPay em cada etapa. O espaço contará com demonstrações em tempo real e apresentação de cases de clientes como PagBank, Cielo, PagPlan, Trocafone e Casas Bahia.
VTEX DAY 2025 tem recorde de público
Mais de 25 mil pessoas participaram da edição deste ano do maior evento de digital commerce do mundo. Nos dias 2 e 3 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista, o evento reuniu CEOs, palestrantes nacionais e internacionais, gestores e jovens entrantes no mercado. Foram mais de 300 painelistas de diversos países, mais de 130 painéis temáticos, oito palcos simultâneos, mais de 120 horas de conteúdos ao vivo, e uma área de exposição com 230 marcas.
Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma de comércio escolhida por CIOs e CEOs ousados ao redor do mundo, entregando resultados transformadores com eficiência operacional sem precedentes. A companhia integra um ecossistema completo de soluções, incluindo B2C, B2B, Sales App, Pick & Pack, Data Pipeline, Retail Media e Security Shiel capacitando marcas e varejistas a eliminarem barreiras, promoverem colaboração e acelerarem o crescimento. Muito além do software, a VTEX é um agente de transformação, conectando de forma fluida clientes, parceiros e desenvolvedores para gerar resultados de negócios concretos. A confiança de 2.400 clientes globais B2C e B2B, como Carrefour, Colgate, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, comprova sua atuação. A empresa apoia 3.400 lojas online ativas em 43 países (ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024). Para mais informações, acesse: www.vtex.com.
Adyen promove experiência inédita no VTEX DAY e destaca IA na performance dos pagamentos
Fim do SAT em São Paulo: comércio deve migrar para NFC-e com certificado digital antes de 2026
O poder dos dados de observabilidade para decisões mais inteligentes no varejo
Pix e Inteligência Artificial impulsionam o uso de tecnologias no varejo
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!

Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e e-Commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























