No mais recente episódio do DINAMOCAST, gravado durante a Febraban Tech 2025, o apresentador Teco Medina conduz uma conversa instigante sobre o futuro da identidade digital descentralizada (DID) e seu impacto na construção de um ecossistema financeiro mais seguro e inclusivo.
Participam do debate no DINAMOCAST
- Andreza Lona, Gerente de Soluções Blockchain do CPqD
- George Marcel, da área de Estratégia Regulatória do Banco Bradesco
- Jean Michel Guillot, Diretor de Negócios Financeiros e Ativos Digitais da DINAMO Networks
O episódio explora como a descentralização da identidade pode redefinir a confiança digital, colocando o usuário no centro do processo e reduzindo a dependência de intermediários. A conversa aborda desde os aspectos técnicos da tecnologia blockchain até os desafios regulatórios e as oportunidades para o sistema financeiro.
Entre os destaques
- A visão do CPqD sobre a infraestrutura de identidade digital soberana no Brasil;
- A perspectiva do Bradesco sobre regulação e interoperabilidade como pilares para a adoção em larga escala;
- A proposta da DINAMO Networks de um modelo de identidade que seja seguro, escalável e centrado no cidadão.
“A identidade descentralizada é a chave para um novo pacto de confiança entre pessoas, empresas e governos.”
Jean Michel Guillot
Com uma abordagem técnica, mas acessível, o episódio mostra que o Brasil está na vanguarda da transformação digital — e que a colaboração entre setor público, bancos e empresas de tecnologia será essencial para tornar essa visão realidade.
Assista ao episódio completo a seguir e acompanhe outros capítulos dessa jornada rumo à identidade digital do futuro que a DINAMO Networks apresenta
Entrevista com Marco Zanini CEO da DINAMO Networks sobre Custódia de Criptoativos, KMS e muito mais
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Criptografia Forte é o Padrão que Mantém Bilhões de Pessoas Seguras Todos os Dias

O Crypto ID defende a criptografia forte como padrão para proteger a segurança de pessoas, empresas e nações. Leia mais sobre Criptografia e mantenha-se atualizado.
Acesse e Compartilhe o Ebook AES, O Guardião dos Segredos Digitais
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.





























