A Une.cx, que atua com IA desde 2022, já atende 40 clientes, entre eles Cogna, Columbia e Grupo SEB, e testa soluções empresas variadas
Une.cx, scale-up brasileira especializada em soluções de Inteligência Artificial para relacionamento e eficiência operacional, anuncia a conclusão de seu ecossistema com oito plataformas próprias e integradas, capazes de orquestrar e executar ações automatizadas de atendimento, vendas, cobrança e suporte ao compliance.
Voltadas a setores como educação, saúde, tecnologia, varejo, finanças, setor público e serviços B2C de alta demanda, as soluções da Une.cx já são utilizadas por 40 clientes em todo o país.
Em 2024, a Une.cx, integrante do Grupo Unite, realizou suas primeiras implantações de IA em suporte de voz e dados; em 2025, com a suíte concluída, a meta é dobrar a base de clientes e fechar novas parcerias. “A IA da Une.cx já é aplicada com sucesso na área da saúde, educação, varejistas e empresas de tecnologia. Em 2025, com a suíte completa, estamos prontos para escalar nossa atuação em múltiplos mercados”, afirma Paula Martins, diretora da Une.cx.
O movimento coroa três anos de investimento contínuo em automação inteligente e acompanha uma reorganização estratégica na liderança: Paula Martins, no Grupo Unite desde desde 2012, assumiu em 2025 a Diretoria de IA da Une.cx e agora responde por toda a inovação em algoritmos, automação conversacional e machine learning; e Renato Silva, colaborador desde 2019, tornou-se Diretor de Tecnologia, liderando times de desenvolvimento, cloud e DevOps.
“A separação das diretorias de IA e Tecnologia nos permite mergulhar a fundo em cada disciplina, acelerar entregas e garantir escala sem perder profundidade”, explica Renato. Paula complementa: “Hoje, a IA atua como um verdadeiro maestro do nosso ecossistema, orquestra e executa. Antes, isso simplesmente não existia: era gente ligando ou uma URA rígida. Agora, temos agentes generativos capazes de conversar, prever e agir com inteligência, de forma nativa e integrada”.
Com mais de 40 clientes ativos como Cogna, Belas Artes, Grupo SEB, Arado, Claretiano e outros, a Une.cx atua em vários segmentos, com forte presença no setor educacional, inclusive em instituições públicas.
A equipe é composta por 35 profissionais de tecnologia espalhados pelo Brasil, cuidando inclusive de demonstrar como os conceitos funcionam na prática em corporações como Panasonic, VR Benefícios e Otis Elevadores.
Plataformas proprietárias Une.cx
- Ciclo de Compra: IA para vendas assistidas B2C: reconhece imagens/textos, consulta estoque, envia ofertas personalizadas, realiza follow-ups e simula frete e retirada por loja. Ideal para varejo, tecnologia e mobilidade.
- Clinics: Agendamento inteligente via WhatsApp, voz, e-mail ou web. A IA prevê ausências, otimiza encaixes e reordena a agenda de clínicas multilocalizadas.
- Captação de Alunos: IA conversa com famílias e leads, agenda visitas e reuniões, detecta demanda reprimida e projeta matrículas.
- Fidelização na Educação: Predição de evasão, alertas automáticos e agendamento de atendimentos.
- Cobrança com IA: Lembretes e negociações 24×7, empáticas e multicanal. Dashboards de inadimplência e eficácia.
- Central de Atendimento: Atendimento multicanal automatizado 24×7. Recepção e validação de documentos, emissão de protocolos, painel de SLA e histórico completo do cliente.
- Gestão Psicossocial NR1: Plataforma de IA com escuta e apoio emocional para equipes, recebimento de denúncia e dashboards. Apoia a prevenção de riscos psicossociais.
- Acolhe Bem Alunos: Canal digital via WhatsApp e voz para denúncias, escuta e apoio emocional. A IA realiza triagem automática, preserva o anonimato (quando necessário) e classifica os casos por grau de urgência e dashboards em tempo real.
Grupo Unite
Para a CEO do Grupo Unite, Natalia Castan, “esses resultados são possíveis porque temos experiência em fazer os atendimentos integrados com IA e pessoas, combinando o melhor da tecnologia com o toque humano, muitas vezes essencial para atrair, entender e resolver a demanda do cliente ativo ou potencial de quem cuidamos”.
As áreas chave para expansão do que ela chama de IA Humanizada está em setores como educação (para redução de evasão e aumento no engajamento dos alunos); setor público (atendimento automatizado de demandas da população); financeiro (cobrança e relacionamento com clientes com IA), automobilístico (atendimento e conversão de leads); saúde (agendamentos automatizados e comunicação com pacientes); varejo (vendas assistidas e suporte omnichannel); tecnologia (suporte técnico e onboarding com IA); energia e transporte (atendimento, gestão de demandas e agendamentos); e entretenimento (experiência interativa e atendimento 24h).
– Mapeamos os principais gargalos de atendimento em cada setor — aquilo que gera frustração no pré-atendimento, trava a conversão, desorganiza o pós-venda e projeta a empresa para o topo dos indexadores de insatisfação, como o Reclame Aqui.
Quando mostramos ao cliente que compreendemos profundamente sua operação e antecipamos a pergunta ‘mas como resolver isso?’, respondemos com casos reais: o que fizemos, como aplicamos e quais resultados alcançamos.
A base para essa segurança operacional foi construída desde a função da call center Unite em 2000, com o objetivo de se dedicar a atendimento especializado para rentabilizar negócios. Centenas das maiores empresas do país cresceram com suporte de Unite.
A cultura de empreendimento de Natalia Castan gerou outro projeto, o espaço Casa Une, hub de conhecimento, inovação e negócios.
Capgemini adquire a WNS para criar liderança global em Operações Inteligentes de IA Agêntica
Futurecom 2025: Painel sobre Logística Inteligente é destaque na programação
Gastos de usuários com GenAI chegarão a US$ 1,1 bilhão em 2025
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























