Os certificados digitais e a sua gestão fortalacem as operações do agro, pois garantem segurança, eficiência e conformidade nas operações
Em 2024, 49% das exportações brasileiras foram de produtos do agronegócio, consolidando o país como o maior exportador mundial de soja, café, suco de laranja, açúcar, carne bovina, frango e algodão. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2023 o Brasil ocupou o segundo lugar no ranking global de exportações agropecuárias, movimentando cerca de US$ 149,7 bilhões.
Com isso, ficou atrás apenas dos Estados Unidos. Esse cenário reforça a importância da certificação digital para garantir segurança, eficiência e conformidade nas operações. Além disso, quando bem aplicada, essa tecnologia facilita rotinas como a assinatura de documentos, o cumprimento de exigências internacionais e a automação de processos fiscais.
Assim, a rastreabilidade e a integridade das informações são mantidas, pontos essenciais para o sucesso das exportações no agro. A digitalização, aliada ao uso do certificado digital, traz múltiplos benefícios. Ela protege contra fraudes, torna os processos mais ágeis e aumenta a confiabilidade das operações. Logo, o setor se torna mais preparado para atender às crescentes exigências do mercado nacional e internacional.
Mas quais os desafios e as superações do uso do certificado digital no agronegócio?
A modernização e a segurança das operações no agronegócio também dependem de uma boa gestão dos certificados digitais. No entanto, um dos principais desafios do setor é a falta de controle centralizado. Isso dificulta a visualização de quem utiliza cada certificado, quando, onde e para qual finalidade. Como resultado, surgem riscos como acessos indevidos, fraudes, bloqueios fiscais e falhas no envio de documentos oficiais.
Além disso, a ausência de monitoramento das datas de validade pode gerar grandes prejuízos. Certificados vencidos causam interrupções operacionais inesperadas. Enquanto isso, certificados armazenados localmente, sem proteção adequada, aumentam os riscos de roubo, falsidade ideológica e perdas. Tudo isso compromete a segurança das informações e o cumprimento das normas de conformidade.
Com uma gestão centralizada, é possível mudar esse cenário. Isso porque a empresa passa a controlar permissões de uso, definir quem pode utilizar o certificado, em que local e horário. Além disso, é possível acompanhar vencimentos com facilidade, garantindo a continuidade das operações sem imprevistos.
Essa prática traz benefícios reais para o agronegócio. Ela reduz riscos operacionais, otimiza processos e elimina custos com papel, transporte e armazenamento físico.
Com isso, tudo se torna mais rápido, seguro e econômico.
Nesse cenário, a Soluti se destaca como Autoridade Certificadora (AC) referência no mercado. A empresa oferece certificados digitais ICP-Brasil e soluções que atendem às necessidades específicas do agronegócio. Com tecnologia confiável, suporte especializado e ferramentas modernas, a Soluti ajuda empresas e produtores rurais a garantirem produtividade com segurança e conformidade digital, tanto no campo quanto no escritório.
Fonte: Soluti
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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