ISG Provider Lens destaca a capacidade de expansão da companhia e sua infraestrutura de TI distribuída, além de data centers sustentáveis
A Elea Data Centers, principal plataforma sustentável no Brasil e a primeira a implementar Inteligência Artificial (IA) em larga escala na América Latina, foi nomeada como Líder no segmento de Serviços de Colocationno relatório Private/Hybrid Cloud – Data Center Services 2025, do ISG Provider Lens.
O estudo é uma das principais pesquisas comparativas entre provedores de serviços de tecnologia do mundo, que avalia fornecedores de serviços de nuvem e data centers a nível global.
O relatório confere o status de Líder a empresas que têm uma oferta abrangente de produtos e serviços, uma forte presença no mercado e uma posição competitiva consolidada, indicando que são players com força inovadora e estabilidade no mercado.
A Elea, que já havia sido indicada como Rising Star em 2024, foi incluída no quadrante de Serviços de Colocation como Líder devido a aspectos técnicos e estratégicos que demonstram sua capacidade de atender às demandas do mercado de colocation.
O quadrante avalia os provedores que oferecem instalações que incluem controle de acesso seguro, fontes de energia redundantes, sistemas de supressão de incêndio, refrigeração de ar, conectividade em nuvem, certificados de segurança e infraestrutura preparada para IA.
“Ser reconhecida como empresa Líder no segmento de Serviços de Colocation pelo relatório ISG Provider Lens 2025 reforça a excelência das soluções e serviços da Elea. Nossa plataforma é distribuída e sustentável, preparada para suportar aplicações em cloud e inteligência artificial, com foco em atender mercados regionais com alto desempenho”, afirma Fernanda Belchior, diretora de Marketing e Comunicação da Elea Data Centers.
“A Elea Data Centers oferece nove instalações distribuídas por quatro estados e pelo Distrito Federal, representando uma vasta presença geográfica, data centers robustos e ecologicamente conscientes, com várias opções de conectividade para sua clientela diversificada”, declara o analista da ISG Provider Lens e autor do estudo, Pedro Bicudo Maschio.
A companhia tem investido em capacidades massivas de IA e cloud, preconizadas com construção e operação verde e 100% abastecidas por energia renovável. Entre os projetos está a Rio AI City, em construção na região da Barra Olímpica, no Rio de Janeiro.
Com apoio institucional da Prefeitura carioca, o empreendimento será um grande ecossistema de inovação com capacidade de 1,5 GW, na primeira fase, e podendo chegar a 3,2 GW, o equivalente a todo o consumo de energia de São Paulo.
Sobre a Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país
Omada by TP-Link: parceria com Calriz para impulsionar conectividade inteligente no setor público
TIVIT destaca cinco funções da computação em nuvem para explorar em 2025
Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 7,9% em 2025
Saiba mais no Crypto ID
O Crypto ID acompanha de perto os avanços em infraestrutura digital no Brasil e no mundo. Em nossa coluna sobre Infraestrutura, você encontra análises exclusivas sobre data centers, conectividade, nuvem, energia e cibersegurança, aprofundando o debate sobre os pilares que sustentam a transformação digital.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























