A biometria e a validação da titularidade do cartão de crédito, como o Unico IDPay, já aprovou com segurança mais de R$ 12 bilhões em vendas
Segurança e confiança são fundamentais nas relações comerciais, e isso não é diferente no e-commerce, tanto para proteger os consumidores, quanto para os negócios. No entanto, os procedimentos de segurança, como a biometria, também podem apresentar falhas, e com elas, o varejo perde bilhões em receita.
Anualmente, o e-commerce brasileiro perde entre R$ 120 e R$ 150 bilhões em pagamentos negados nas operações com cartões de crédito não-presente, segundo a Unico, maior rede de verificação de identidade do Brasil.
No mercado total de pagamentos online, que foi de R$ 1 trilhão em 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), entre 10% e 15% deixa de somar à receita do varejo em compras negadas, muitas vezes, por falhas estruturais na autenticação dos consumidores e da titularidade dos cartões de crédito usados nas compras online.
A Unico vem revertendo esse cenário com soluções baseadas em biometria facial, machine learning, e camadas reforçadas de segurança. Com o IDPay, por exemplo, a Empresa verifica com precisão a identidade e a titularidade do cartão de crédito durante compras online, garantindo aprovações de pagamento com segurança (mesmo em compras de alto risco).
Desde o lançamento do Unico IDPay, em maio de 2023, mais de R$ 14 bilhões já foram aprovados com segurança. Tais vendas teriam sido perdidas se fossem usados apenas os métodos tradicionais de validação, como 3DS, antifraude, e análises de risco. A tecnologia tem índices de conversão entre 50% e 70% nos pagamentos que seriam negados sem sua utilização.

“Às vezes, um pagamento é negado porque foge ao comportamento habitual daquela pessoa — seja por um valor mais alto, um item, horário ou loja diferente. Se esse cliente cai em um modelo probabilístico, que tenta adivinhar o risco, tem muito mais chance de ser barrado. O modelo determinístico da Unico, elimina a dúvida, traz mais segurança e melhora os resultados para todos os envolvidos – cliente, loja, emissor e adquirente”, afirma Paulo Naliato, Chief Growth Officer (CGO) da Unico IDPay.
Os sistemas antifraude tradicionais são baseados em modelos de análise de riscos e alguns padrões de comportamento.
Por isso, frequentemente eles não conseguem diferenciar alguns pagamentos legítimos de tentativas de fraude, mesmo que o cliente apresente seus dados e use um cartão ativo. “Com isso, as compras podem ser negadas, gerando uma experiência negativa para o consumidor e a perda da venda para o e-commerce”, destaca Naliato.
A tecnologia IDPay se diferencia por operar com base em uma ampla e robusta rede de validação, que autentica nove em cada dez brasileiros da população economicamente ativa com 100% de segurança contra fraudes de identidade.
Isso significa que, ao realizar uma compra, o consumidor já foi previamente reconhecido em outros ambientes digitais (como bancos, fintechs, operadoras de saúde e companhias aéreas), o que permite que a biometria atue de forma determinística e com precisão na confirmação de quem está realizando a transação.
Além disso, o IDPay já está conectado diretamente a quatro dos cinco maiores bancos emissores de cartões de crédito no Brasil, o que reforça o seu efeito de rede e lhe permite aprovar automaticamente (em tempo real no momento da transação) 70% do share de cartões do mercado. Mais de 50 marcas e varejistas, contam com essa solução, que ajuda o setor a reduzir perdas e melhorar a experiência de compra dos consumidores.
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