Futurecom 2025 irá debater o papel estratégico do Brasil na expansão de data centers e na busca por soluções sustentáveis para a era da IA
A 30ª edição do Futurecom, maior evento de conectividade e inovação da América Latina, que será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, terá como um dos temas de destaque os rumos do país em relação à infraestrutura tecnológica e os compromissos ambientais.
Nessa jornada, os data centers ganham destaque ao posicionar o país como um polo relevante no setor de tecnologia e infraestrutura digital. Para garantir um crescimento sustentável e eficiente dessas operações, é imprescindível investir em uma infraestrutura robusta voltada à Inteligência Artificial (IA), que sirva de alicerce para inovações. Nesse cenário, a eficiência energética também ganha destaque, especialmente ao buscar equilibrar a expansão digital com o uso responsável de energia.
O painel “Data Centers: o Brasil como um polo estratégico”, no dia 1º de outubro, às 17h, na Plenária 1, debaterá como as políticas de incentivo, a demanda crescente de IA e os serviços em nuvem estão atraindo investimentos massivos em data centers, a infraestrutura, a segurança cibernética, o impacto ambiental e a soberania de dados.
Para o encontro, estão confirmados os presidentes da Equinox e Elea Digital, respectivamente Victor Arnaud e Alessandro Lombardi, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Matheus Rodrigues e o diretor Comercial da Tecto Data Centers, André Busnardo.
A segunda discussão sobre o tema “Infraestrutura para IA: construindo uma base sólida para IA do amanhã” mostrará os desafios e oportunidades da evolução de tecnologias avançadas para suportar às crescentes demandas de IA e machine learning. Sob mediação do secretário da Comissão de Estudos de Tecnologias Quânticas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e membro do International Electrotechnical Comission para Computação Quântica (IEC), Mauro Andreassa, Ricardo Tadao Koyama, gerente de Negócios Sênior da Tata Consultancy Services, Rodrigo Radaieski, COO da Ascenty, Carlos Bruno Andrade de Queiroz, gerente de Arquitetura, Dados, IA e Projetos de Fundação da Transpetro, Cristiane Tarricone, Distinguished Analyst da TGT e Leonardo Mendes, diretor de Infraestrutura e Operações da Cogna falam na Plenária 1, no dia 2 de outubro, às 14h.
O último painel sobre o tema, “CanalEnergia: eficiência energética x expansão digital”, será apresentado no dia 2 de outubro, às 16h, na Plenária 3. Para o debate já estão confirmados Fabiana Pasquot Polido, diretora de Operações Estruturadas das Américas da Serena Energia e Luiz Viana, COO da Thymos Energia.
Quais os desafios energéticos do Brasil na era da transformação digital? Como o setor de TIC pode equilibrar a crescente demanda energética da IA e data centers com a transição para um modelo mais sustentável, aproveitando a abertura do mercado energético nacional?

“O Brasil tem a oportunidade de liderar a transformação digital com responsabilidade. Para isso, é essencial investir em infraestrutura tecnológica robusta, com foco em eficiência energética e sustentabilidade. O Futurecom 2025 será o espaço para discutir como equilibrar inovação, crescimento e compromisso ambiental”, destaca Fernando D’Ascola, head do Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.
A visão integrada entre tecnologia e meio ambiente também se reflete na realização da COP30, em novembro, em Belém, PA.
O evento será um marco global para discutir temas como financiamento climático, descarbonização e transição energética. A escolha da região amazônica reforça a importância de proteger um dos maiores biomas do planeta e de colocar a sustentabilidade no centro das decisões.
A conferência terá com a participação ativa da sociedade civil, do setor produtivo e de lideranças internacionais. Estão previstas ações como o uso de energias renováveis nas instalações, a compensação das emissões de carbono e a promoção da economia circular.
Além disso, haverá espaço para discutir soluções em agricultura sustentável, preservação florestal e inovação em energias limpas.
“Ao unir conectividade e sustentabilidade como motores de desenvolvimento, o Brasil mostra que é possível crescer com impacto positivo — para as pessoas, para o meio ambiente e para o futuro”, complementa Fernando.
Edição 2025
O evento reunirá cerca de 300 marcas expositoras distribuídas em mais de 25 mil m² de área de exposição. Para esta edição comemorativa da 30ª edição, o Congresso Futurecom estará dividido em três trilhas de conhecimento:
- Future Congress cobrirá tópicos relacionados à conectividade, transformação digital, tecnologias emergentes e aplicações em diversos setores como saúde, agronegócio e indústria. Também abordará temas ligados ao crescimento socioeconômico do país: conectividade significativa, data centers e inteligência artificial;
- Future Cyber discutirá as últimas tendências, desafios e soluções de governança, rastreabilidade e proteção de dados e sistemas em um mundo cada vez mais digital;
- Future Gov terá foco em inovação e transformação digital no setor público, incluindo governança, educação digital, segurança, saúde e modernização dos espaços urbanos.
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como líder na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros.
SEK estreia no Gartner com case real de IA e se destaca em cibersegurança na América Latina
ISC Brasil premia inovações em segurança e reforça integração entre mundos físico e digital
Gartner aponta caminhos para CISOs transformarem o hype em ação estratégica
SECOP 2025: Transcendência e Segurança Digital em Alta Frequência
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Saiba mais no Crypto ID
O Crypto ID acompanha de perto os avanços em infraestrutura digital no Brasil e no mundo. Em nossa coluna sobre Infraestrutura, você encontra análises exclusivas sobre data centers, conectividade, nuvem, energia e cibersegurança, aprofundando o debate sobre os pilares que sustentam a transformação digital.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























