A Fortinet destaca que os novos recursos do FortiOS, sistema operacional da companhia, permitem que empresas protejam dados confidenciais
A Fortinet, empresa global em cibersegurança que impulsiona a convergência de rede e segurança, anuncia inovações em seu sistema operacional unificado, o FortiOS, para proteger empresas contra ameaças que utilizam computação quântica para os padrões de criptografia atuais.
Os recursos mais recentes do FortiOS ajudam as empresas com dados altamente confidenciais a implantar algoritmos de criptografia e métodos de distribuição de chaves que podem resistir a ataques quânticos, agregar algoritmos para proteção mais robusta e, facilmente, fazer a transição para a segurança pós-quântica.

“Na Fortinet, estamos comprometidos em equipar os nossos clientes com tecnologia de ponta para a proteção contra ameaças novas e emergentes. À medida que a computação quântica avança, as organizações podem confiar na inovação tecnológica e na liderança da Fortinet para proteger seus dados críticos e preparar suas infraestruturas para o futuro. Muitas empresas estão ansiosas para tomar medidas para proteger suas redes contra ameaças baseadas em tecnologia quântica. É por isso que disponibilizamos hoje recursos de ponta e seguros em termos quânticos para clientes do FortiGate NGFW e do Fortinet Secure SD-WAN, para que eles possam fazer a transição para a segurança pós-quântica com confiança”, disse Michael Xie, fundador, presidente e CTO da Fortinet.
Empresas que lidam com informações confidenciais precisam de criptografia quântica agora
Computadores quânticos podem realizar cálculos complexos em velocidades sem precedentes e podem facilmente quebrar os padrões de criptografia atuais. Os cibercriminosos já estão armazenando tráfego criptografado para descriptografá-lo no futuro, com foco particular em setores que lidam com dados altamente confidenciais e que permanecem relevantes por longos períodos, como telecomunicações, serviços financeiros, governo e saúde.
- Sistema operacional FortiOS pronto para o mundo pós-quântico: com o FortiOS 7.6, organizações como as que usam o firewall de próxima geração (NGFW) FortiGate e o Secure SD-WAN da Fortinet, agora podem aproveitar recursos de segurança para a era quântica integrados, projetados para se defender contra ameaças emergentes, incluindo ataques harvest-now, decrypt-later (HNDL). Esses recursos ajudam a proteger o tráfego de rede, simplificar a implantação e oferecem suporte para uma transição suave para a segurança pós-quântica. Os clientes têm acesso aos seguintes recursos de segurança para tecnologia quântica sem custo adicional: métodos de criptografia pós-quântica (PQC), incluindo algoritmos aprovados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), como ML-KEM e algoritmos emergentes, como BIKE, HQC e Frodo.
- A distribuição de chaves quânticas (QKD), aproveitando a mecânica quântica para permitir a troca segura de chaves de criptografia, garante que qualquer tentativa de espionagem seja detectável. A Fortinet introduziu suporte para integrações de QKD a partir do FortiOS 7.4, permitindo a interoperabilidade com os principais fornecedores de QKD por meio de interfaces padronizadas. Essa capacidade reforça a abordagem proativa da Fortinet para segurança de rede quântica resiliente, integrando mecanismos de troca de chaves quânticas seguras em sua arquitetura NGFW.
- Agrupamento de algoritmos, que combina vários algoritmos criptográficos para criar uma solução mais resiliente e melhorar a segurança da infraestrutura de rede.
- Modo híbrido para transição gradual para a segurança pós-quânticaque permite a integração perfeita da criptografia de chave pública tradicional e QKD.
- Interface de usuário aprimorada, que simplifica a configuração e o gerenciamento de configurações de segurança para a tecnologia quântica para que os administradores de rede possam implementar a segurança quântica facilmente.
A Fortinet foi fundada com base no princípio de convergência de rede e segurança por meio de um único sistema operacional. Essa abordagem exclusiva permite que a companhia implante atualizações de ponta, como inovações de segurança para a era quântica, em todo o seu sistema operacional unificado, ajudando empresas e governos a protegerem suas posturas de segurança para o futuro.
Sobre a Fortinet
A Fortinet é uma força motriz na evolução da segurança cibernética e na convergência de rede e segurança. Nossa missão é proteger pessoas, dispositivos e dados em todos os lugares, e hoje oferecemos segurança cibernética onde você precisar com o maior portfólio integrado de mais de 50 produtos de nível empresarial. Mais de meio milhão de clientes confiam nas soluções da Fortinet, que estão entre as mais implantadas, mais patenteadas e mais validadas do setor.
TCO reduzido e melhora na postura de cybersecurity em única solução da Netwrix
Parece inocente, mas não é: confira os riscos de deixar seu Bluetooth ligado
Crypto-agility: O Novo Imperativo Estratégico Para CISOs. Por Abílio Branco
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























