A Fortinet lança três novas soluções nativas em nuvem e Alexandre Bonatti, VP da empresa, detalha estratégia em entrevista exclusiva ao Crypto ID
Em um cenário onde o trabalho híbrido, a transformação digital e a adoção acelerada da nuvem exigem soluções de segurança mais ágeis e integradas, a Fortinet avança em sua estratégia com o lançamento de três novos serviços nativos em nuvem: FortiIdentity, FortiDrive e FortiConnect.
As novas soluções fazem parte da expansão do FortiCloud, infraestrutura global da empresa, e representam um passo importante na consolidação de plataformas que unificam segurança, conectividade e gerenciamento em ambientes distribuídos.

Para entender melhor os motivos por trás desse lançamento, como essas soluções se integram à visão de longo prazo da Fortinet e de que forma a empresa está preparada para atender às demandas específicas do mercado brasileiro, como a soberania de dados e a baixa latência, o Crypto ID conversou com Alexandre Bonatti, vice-presidente de engenharia da Fortinet Brasil, em uma entrevista exclusiva.
Leia entrevista completa!
Crypto ID: Qual o principal fator que motivou a Fortinet a lançar FortiIdentity, FortiDrive e FortiConnect como serviços nativos em nuvem? A decisão parece alinhada com a tendência de consolidação de plataformas.
Alexandre Bonatti: Essa é uma grande expansão da nossa infraestrutura global de nuvem, o FortiCloud. Nesse sentido, é o caminho mais natural e avançado para a Fortinet lançar as três soluções como nativas da nuvem, pois ganhamos escala, resiliência e flexibilidade que são conferidas ao nos basearmos na computação distribuída que é oferecida pelo modelo de entrega na nuvem.
Os modelos de trabalho atuais são híbridos, e tanto as empresas quanto seus funcionários podem operar de qualquer lugar, pois ao ter soluções nativas, também terão proteção cibernética em qualquer lugar. Soluções nativas da nuvem são essenciais, pois são escaláveis e podem ser implementadas em nuvens públicas, privadas ou híbridas, acompanhando a flexibilidade que o mercado exige.
Essa abordagem também está alinhada à tendência de consolidação de plataformas, como mencionado, algo que a Fortinet traz como visão desde a sua fundação. Cada serviço é totalmente integrado ao Fortinet Security Fabric, reforçando a nossa estratégia de simplificar as operações de segurança, reduzir a expansão de fornecedores e capacitar o trabalho híbrido em escala.
Crypto ID: Como a convergência entre FortiIdentity, FortiDrive e FortiConnect fortalece a proposta de uma rede em nuvem global e segura?
Alexandre Bonatti: A convergência entre o FortiIdentity, o FortiDrive e FortiConnect fortalece nossa rede em nuvem global ao integrar segurança de nível empresarial diretamente nas operações diárias. Esses serviços permitem gerenciar de forma eficiente os acessos, o armazenamento e o compartilhamento de informações e a comunicação entre funcionários, ampliando o poder do Fortinet Security Fabric e simplificando as operações de segurança para a proteção desses ambientes de trabalho.
Essa evolução é sustentada por nossa infraestrutura global de nuvem híbrida, com data centers próprios estrategicamente localizados e mais de 160 pontos de presença em parceiros como Google Cloud, AWS e Digital Realty. Outro ponto importante que fortalece a nossa proposta de uma rede em nuvem global e segura é a disponibilidade das nossas soluções em marketplaces de nuvem, que garante resiliência, flexibilidade geográfica e acesso contínuo às ferramentas de segurança, permitindo que os nossos clientes operem de forma segura e eficiente, onde quer que estejam.
Crypto ID: Como esses lançamentos se conectam à visão de longo prazo da Fortinet em segurança nativa de nuvem?
Alexandre Bonatti: A Fortinet defende que as empresas tenham visibilidade, proteção abrangente e controle para seus ambientes e aplicações em nuvem. À medida que as empresas continuam a adotar a infraestrutura e os serviços em nuvem, eles estão percebendo rapidamente que as ferramentas de segurança tradicionais simplesmente não têm os recursos nativos necessários para lidar com a escala, a velocidade e a natureza dinâmica da nuvem.
Essa expansão do FortiCloud com as três soluções chega para adicionar mais uma camada de segurança para produtos pontuais usados atualmente e que, muitas vezes, dependem de segurança complementar. Com estas soluções do FortiCloud, integrados ao Fortinet Security Fabric, buscar uma segurança complementar não será necessária, pois estamos oferecendo às empresas alternativas nativas de segurança para estes produtos pontuais, tudo integrado.
Crypto ID: Como os data centers próprios e os mais de 160 POPs garantem baixa latência e aderência às exigências locais, especialmente no Brasil?
Alexandre Bonatti: Através da convergência de rede e segurança na borda a Fortinet garante baixa latência nos data centers, além, claro, da inspeção de tráfego otimizada, arquitetura distribuída com os pontos de presença (PoPs) próximos aos usuários, e serviços de segurança de borda (SSE) baseados na nuvem, como a solução SASE, que processam o tráfego perto do utilizador ou da origem do serviço.
Este anúncio da expansão do FortiCloud se baseia no investimento contínuo da Fortinet em sua infraestrutura global de nuvem híbrida e isso inclui nossos data centers em Atlanta, Chicago, Nova York, Plano, Frankfurt, Sydney e Torija (Espanha), instalações estrategicamente projetadas para fornecer serviços de baixa latência e dar suporte à demanda regional, combinando computação, armazenamento e recuperação, e recursos de segurança.
Crypto ID: Como a Fortinet pretende adaptar esses serviços ao mercado brasileiro, considerando os requisitos de soberania de dados e a crescente demanda por soluções locais? Os data centers em operação no país já estão preparados para suportar as novas soluções do FortiCloud com baixa latência e conformidade regulatória?
Alexandre Bonatti: A Fortinet trabalha para ampliar a quantidade de data center nos países e regiões onde atua, essa visão endereça justamente os requisitos de soberania de dados e entrega de soluções locais. Sim, os data centers que atendem o Brasil estão preparados para suportar as novas soluções e manter a baixa latência e a eficiência, sendo fatores primordiais nesse movimento da companhia.
Fortinet anuncia segurança para proteção contra ameaças quânticas
Fortinet lança serviços de armazenamento seguro, identidade e comunicação entre funcionários
ID Talk são entrevistas que geram insights poderosos e soluções práticas para você tomar decisões estratégicas e liderar o futuro. Assistindo ou lendo você descobre o que há de mais inovador em tecnologia. Você vai gostar muito!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























