A Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS) avançou em sua estratégia de transformação digital e proteção de dados
A Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), plataforma de mobilidade responsável por soluções para compra, uso, cuidado e manutenção de veículos, avançou em sua estratégia de transformação digital e proteção de dados. O movimento aconteceu com a adoção de uma solução integrada de biometria e assinatura digital, fornecida e implementada pela VU, empresa global especializada em cibersegurança, proteção de identidade digital e prevenção de fraudes. A Globant, empresa global de serviços de tecnologia e consultoria, foi a parceira no projeto que teve início em fevereiro de 2025 e foi finalizado em maio do mesmo ano, substituindo um ambiente anterior com múltiplos fornecedores e instabilidades.
Com um processo de seleção criterioso conduzido pela Volkswagen Financial Services Brasil, a escolha da nova fornecedora levou em consideração a robustez da solução, o posicionamento global da empresa, a maturidade tecnológica e a existência de solução própria – fatores essenciais para atender aos padrões da companhia.
“A decisão de concentrar os serviços em um único parceiro se mostrou estratégica. Além da melhoria na qualidade do serviço e na disponibilidade das soluções, eliminamos riscos operacionais com a integração de biometria e assinatura digital em uma única plataforma”, afirma Geanderson Ribeiro da Silva, gerente de TI da Volkswagen Financial Services.
Desafios
Antes da implementação da solução, a VWFS operava com uma arquitetura híbrida e diferentes fornecedores, o que exigia maior gestão e podia gerar instabilidades na jornada de autenticação e assinatura. No fim de 2023, a companhia decidiu acelerar a transição para um modelo integrado, robusto e escalável, garantindo mais segurança, fluidez e eficiência nas operações. “Era necessário evoluir para uma operação madura e resiliente, capaz de acompanhar nosso crescimento com segurança e fluidez”, destaca Geanderson.
A VU foi apresentada pela Globant, integradora e consolidadora da solução, que se mostrou fundamental no processo de transição. A proposta envolveu não apenas tecnologia, mas também integração com bureaus de crédito como Serpro e ClearSale, por exemplo, além de consultoria em autenticação e prevenção a fraudes.
Resultados
A solução integrada da VU entrou em operação com um contrato de longo prazo. De acordo com Geanderson, os primeiros resultados confirmaram a assertividade da escolha: entre maio e julho de 2025, a VWFS contabilizou mais de 75 mil biometrias e 62 mil assinaturas digitais. Somente em julho, foram 40 mil novas biometrias e 35 mil assinaturas digitais, representando um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.
Ainda segundo o gerente de TI da VWFS, além do ganho em escalabilidade, o novo ambiente reforçou a segurança contra cibercriminosos. “O principal ganho foi ter uma operação crescente, com autenticações mais seguras e sem gerar atrito para o cliente. Tivemos a melhor experiência de rollout de projeto, sem nenhuma indisponibilidade”, reforça Geanderson.
Atualmente, processos como o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) contam com a biometria e assinatura digital da VU como camada adicional de segurança, aumentando a confiabilidade das transações e a proteção dos dados dos clientes. Com a parceria VU e Globant, a VWFS também reduziu a complexidade operacional, substituindo três diferentes fornecedores por uma única solução integrada.
“Com uma comunicação dinâmica, suporte técnico ágil e aderência às exigências regulatórias e jurídicas, a parceria firmada com a VU e a Globant tem sido muito importante para a jornada do nosso cliente”, explica o gerente de TI da VWFS.
Sobre a VU
Com foco no novo conceito de Online Persona, a VU oferece métodos robustos de verificação de identidade para seus usuários, permitindo autenticação completa. Ao combinar controles de cibersegurança com geolocalização, biometria e análise de comportamento do usuário baseada em machine learning, a VU possibilita um processo de autenticação contínuo, no qual o usuário é visto como um todo e não apenas como um conjunto de credenciais. Atualmente, a VU proporciona experiências digitais seguras e sem atritos para mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. A empresa conta com mais de 170 clientes em 30 países da América e da Europa.
Sobre a VWFS
A Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS) é a mais completa plataforma de mobilidade do país, oferecendo soluções para todas as marcas do grupo VW presentes no país e seus clientes, rede de concessionários, lojistas e multimarcas. Dentre seus produtos e serviços, a VWFS oferece soluções para compra, financiamento, consórcio, assinatura, asseguração, locação e gestão de veículos e frotas por meio do Banco Volkswagen, Audi Financial Services, Ducati Financial Services, Porsche Financial Services, Consórcio Nacional Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e LM Soluções de Mobilidade. A missão da VWFS é ser a chave para a mobilidade, atendendo às necessidades de posse, uso e pós-uso de veículos de seus mais de 800 mil clientes ativos no Brasil.
Novos Resultados do NIST para Estimativa de Idade Facial
Itaú Unibanco alerta para golpe da coleta indevida de dados biométricos
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























