Uma transformação protagonizada pela tecnologia está redesenhando os bastidores da saúde suplementar no Brasil. Pela primeira vez, +140 operadoras do Sistema Unimed, tradicionalmente autônomas, atuarão sob uma mesma infraestrutura.
A unificação, conduzida pela healthtech NEXDOM, substituirá décadas de atuação fragmentada por um backbone digital compartilhado, desenhado sob medida para o modelo cooperativista.

Ao padronizar sistemas, dados e processos, surge um ambiente em que decisões estratégicas são tomadas com base em inteligência coletiva, e não mais em atuação individual. “Deixaremos de ter 140 sistemas paralelos e passamos a ter uma estrutura única, que conversa com todas as Unimeds e com os órgãos reguladores”, explica Osvaldo Gusmão, diretor de Produto e Desenvolvimento da NEXDOM.
O movimento redefinirá o papel da tecnologia no maior sistema cooperativo de saúde do país. “Unificar dados permite, por exemplo, identificar padrões de fraude em escala nacional, comparar indicadores como sinistralidade entre regiões e replicar boas práticas com agilidade”, completa.
Segurança e previsibilidade
A iniciativa também fortalecerá a relação das operadoras com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com um sistema padronizado, o cumprimento de obrigações regulatórias torna-se mais ágil e consistente, gerando ganhos em eficiência e mitigando riscos. “Quando surgem desafios regulatórios em uma Unimed, todo o sistema é impactado. Uma base tecnológica comum amplia a segurança e traz mais previsibilidade para o conjunto das operadoras”, afirma.
Interação com dados
Com a base operacional consolidada, a empresa agora aposta em Inteligência Artificial para transformar a interação com dados. Uma das frentes em desenvolvimento é a NADIA (NEXDOM Artificial Data Intelligence Agent), assistente virtual que permite também consultas a informações durante reuniões estratégicas, por exemplo. “A ideia é tornar os dados conversáveis, acessíveis em tempo real, com aplicações práticas na tomada de decisão”, explica Gusmão.
A operação da NEXDOM é dividida em dois núcleos: um dedicado à sustentação e evolução dos produtos atuais e outro voltado à criação de novas soluções baseadas em dores reais das operadoras. A estrutura busca equilibrar robustez e inovação contínua, oferecendo desde sistemas de autorização e CRM até plataformas de BI com visualizações pré-configuradas e integradas.
Ao permitir que um modelo descentralizado como o da Unimed fale a mesma língua tecnológica, a empresa transforma a lógica da operação cooperativa e aponta novos caminhos para a digitalização da saúde no Brasil.
ICP-Brasil é aliada no combate à falsificação de atestados e receitas médicas
Certificado digital para médicos: uso, vantagens e emissão. Por AC Certifica
Saúde: IA acelera testes e aproxima pesquisa da prática clínica

A adoção de novas tecnologias tem redefinido o setor de Saúde. Essas inovações têm melhorado diagnósticos, agilizado rotinas administrativas e reforçado a segurança de dados.
Nosso conteúdo editorial acompanha esse cenário em constante evolução, orientando decisões de investimento e compliance com foco em tecnologia.
Conheça outros artigos sobre o setor da Saúde e como elas estão moldando o futuro da medicina!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























