CLM anuncia parceria com a Halcyon, cuja tecnologia ciber-resiliente, baseada em IA/ML, reduz o risco de ataques de ransomware a zero
CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado com foco em segurança da informação, acaba de assinar um acordo de distribuição para a América Latina, com a Halcyon, plataforma líder em ciber-resiliência contra ransomware.
O anúncio oficial da parceria acontece no primeiro dia do Mind The Sec, quando será possível conhecer a tecnologia que está transformando a defesa contra ransomware, com recursos de prevenção avançada, proteção contra exfiltração de dados, recuperação em tempo real e monitoramento 24×7.
A parceria reforça a posição da CLM como distribuidora de referência em cibersegurança na região, apoiando seus canais com treinamentos, suporte técnico e estratégias de go-to-market conjuntas. Para a CLM, as soluções da Halcyon complementam seu portfólio ao integrar uma camada adicional de defesa avançada às ofertas já existentes de segurança da informação.

“Com tecnologia que reduz o risco de ataques de ransomware a zero, nossa expectativa é oferecer aos clientes uma solução de ponta para lidar com uma ameaça crescente e sofisticada. E expandir fortemente o acesso da Halcyon ao mercado latino-americano por meio da nossa rede de parceiros“, assinala o CEO da CLM, Francisco Camargo.
Por sua vez, a plataforma da Halcyon combate um dos mais perigosos ciberataques da atualidade, o ransomware. Para se ter uma ideia, um ataque médio gera 21 dias de indisponibilidade e pode levar até 287 dias para recuperação completa, com custos que ultrapassam US$ 2 milhões.
A Halcyon nasceu na Califórnia para combater especificamente esse tipo de ataque. E desenvolveu soluções, com agentes baseados em IA/ML treinados em milhões de TTPs (Táticas, Técnicas e Procedimentos), capazes de isolar, conter e reverter rapidamente, reduzindo impactos operacionais. Isso porque ela consegue interceptar chaves de criptografia, reduzindo o tempo de recuperação, endpoint, em até 90%. Sua plataforma é a primeira adaptativa e resiliente, sendo capaz de neutralizar ataques em minutos.

“A chegada da Halcyon à CLM vai permitir que as empresas no Brasil e na América Latina reduzam o tempo de resposta e o custo de recuperação nesse tipo de incidente, com a proteção a ambientes híbridos e complexos, incluindo endpoints e infraestruturas críticas“, comenta a gerente de produtos Halcyon na CLM, Bruna Arantes.
A Halcyon resolve alguns dos principais problemas atuais relacionados ao ransomware e seus impactos nos negócios:
1. Exfiltração de dados e dupla extorsão
Um dos maiores desafios atuais é que grupos de ransomware não apenas criptografam dados, mas antes roubam informações confidenciais para ameaçar a divulgação. O módulo Halcyon Data Exfiltration Protection (DXP) detecta e bloqueia esses movimentos em tempo real, algo que ferramentas tradicionais de DLP não conseguem fazer de forma autônoma.
Problema resolvido: reduz risco de chantagem e vazamento de dados sensíveis.
2. Bypass e evasão de ferramentas de segurança
Atacantes evoluíram e agora miram os próprios agentes de segurança, tentando desabilitá-los. A arquitetura da Halcyon foi projetada para blindar outras soluções de endpoint contra desativação e manipulação.
- Problema resolvido: mantém as defesas ativas mesmo diante de técnicas avançadas de evasão.
3. Recuperação lenta e custosa de incidentes
Um ataque médio gera 21 dias de indisponibilidade e pode levar até 287 dias para recuperação completa, com custos que ultrapassam US$ 2 milhões. A Halcyon captura as chaves de criptografia geradas pelo ransomware e permite descriptografar dados sem pagar resgate, acelerando a recuperação em horas ou minutos, em vez de dias ou semanas.
- Problema resolvido: minimizar downtime, reduzir custos e eliminar dependência de backups ou pagamento de resgates.
4. Falhas em camadas tradicionais de segurança
Ferramentas genéricas de EPP/EDR focam em malware amplo, mas não acompanham a sofisticação do ransomware. A Halcyon aplica modelos de IA/ML treinados exclusivamente em amostras reais de ransomware, garantindo prevenção, detecção comportamental e resiliência operacional.
- Problema resolvido: proteção direcionada e contínua contra variantes novas e avançadas de ransomware.
5. Impactos financeiros e de reputação
As empresas atingidas enfrentam custos além do resgate: jurídicos, perda de confiança de clientes, aumento de seguros e danos de imagem. A Halcyon atua para mitigar ou eliminar o impacto do ataque, oferecendo inclusive uma garantia contra ransomware que cobre recuperação sem custo adicional.
- Problema resolvido: redução drástica de riscos regulatórios, financeiros e reputacionais.
Sobre a CLM
CLM é distribuidor latino-americano de valor agregado com sede em São Paulo, Brasil, e coligadas no Chile, Colômbia, EUA e Peru. A empresa se concentra em segurança da informação, proteção de dados, infraestrutura para data centers e nuvem, tendo uma extensa rede de VARs (Value Added Resellers) na América Latina.
NIST Avança com Diretrizes de Cibersegurança para Sistemas de IA através do Quadro SP 800-53
Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, aponta estudo da EY
KillSec Ransomware está Atacando Instituições de Saúde no Brasil
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























