Proofpoint destaca que a inovação transforma as comunicações empresariais em inteligência acionável, mitigando condutas inadequadas
A Proofpoint, Inc., empresa em cibersegurança e compliance, anunciou hoje o lançamento da primeira solução de IA agêntica do setor para Inteligência em Comunicações Humanas (HCI), marcando um avanço significativo na forma como as organizações detectam, compreendem e mitigam riscos de conduta e conformidade em tempo real.
Projetada para empresas em setores regulamentados e altamente litigiosos, ela transforma a governança das comunicações digitais (DCG) de conformidade pós-incidente para raciocínio, detecção e prevenção de riscos em tempo real, com base em IA, capacitando as organizações a agir sobre o comportamento humano antes que ele se torne um evento de conformidade, segurança ou legal.
Um estudo recente com 1.600 CISOs globais revela que mais de um terço cita ferramentas de colaboração, como Slack, Teams ou Zoom, como sua principal preocupação em relação à introdução de riscos organizacionais, superando os chatbots com GenAI, dispositivos de perímetro, armazenamento em nuvem e até mesmo o Microsoft 365.
No entanto, há décadas, as equipes de conformidade dependem de conectores e arquivos que capturam comunicações, mas oferecem pouca inteligência alimentada por IA. No ambiente atual de ameaças internas crescentes, má conduta financeira e escrutínio regulatório, as empresas precisam de uma inteligência que vá além da captura e do arquivamento brutos para raciocinar por meio de conversas em tempo real e detectar intenções e comportamentos, bem como sinalizar riscos.
O portfólio de Governança de Comunicações Digitais (DCG) da Proofpoint apresenta a Inteligência de Comunicações Humanas, alimentada por IA verdadeiramente autônoma e criada para raciocinar, não apenas reagir. Ao contrário das soluções existentes que usam IA para sinalizar palavras-chave ou padrões, a HCI da Proofpoint interpreta a intenção humana, capturando e contextualizando comunicações em mais de 80 canais em tempo real.
Com tecnologia Nuclei da Proofpoint (adquirida pela Proofpoint no início deste ano), agentes inteligentes avaliam conversas de forma autônoma, sinalizam riscos à medida que eles surgem e fornecem um raciocínio transparente para cada ação.

“Os conectores legados são meros proxies [intermediários entre o usuário e a internet, retransmitindo requisições para o site acessado] que transmitem conteúdo downstream, oferecendo pouca inteligência”, diz Harry Labana, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão DCG da Proofpoint. “A Proofpoint reinventou a captura, indo além da simples coleta de mensagens para interpretar e raciocinar em tempo real. Isso transforma a maior fonte de dados comportamentais do mundo — as conversas humanas — em inteligência acionável que capacita as equipes de conformidade, jurídica e de segurança a prevenir riscos antes que eles se agravem.”
Os principais recursos do portfólio DCG da Proofpoint, baseado em IA, incluem:
- Inteligência de comunicações em tempo real: Proofpoint Capture, com tecnologia Nuclei, ele ingere canais de comunicação, incluindo chatbots com GenAI, mensagens móveis SMS, aplicativos de colaboração, mídias sociais, e-mail, voz e arquivos, e aplica raciocínio em tempo real. Ao contrário dos modelos de IA pré-treinados e conectores legados, o Proofpoint Capture inclui agentes de IA de raciocínio desenvolvidos especificamente para interpretar comunicações em escala e podem ser integrados a arquivos de terceiros. Esses agentes apresentam autonomamente o raciocínio junto com o conteúdo sinalizado, como má conduta, ameaças internas, uso indevido de IA, violações regulatórias e até mesmo sinais de cultura tóxica, explicando por que as decisões são tomadas. Essa transparência garante que os revisores e investigadores de conformidade entendam a lógica por trás de cada alerta, em vez de ficarem com classificações opacas.
- Supervisão explicável e econômica com tecnologia de IA: a Proofpoint está redefinindo a supervisão com uma nova classe de IA explicável, adaptada para a revisão de comunicações regulamentadas. Os sistemas legados baseados em palavras-chave e regras são limitados nos tipos de riscos que podem detectar e, à medida que os volumes de comunicação aumentam, os falsos positivos crescem. A supervisão da Proofpoint analisa 100% das comunicações capturadas com detecção avançada que compreende o tom, a intenção, abreviações, emojis e até mesmo trechos de código, em vários idiomas. O resultado: redução de até 90% no ruído de cauda longa, precisão muito maior e revisão manual significativamente menor — proporcionando supervisão escalável e auditável para os ambientes de conformidade mais complexos da atualidade.
- Prevenção integrada e orientada por sinais: os sinais gerados pelos agentes de Inteligência de Comunicações Humanas da Proofpoint integram-se diretamente ao Proofpoint Insider Threat Management (ITM), correlacionando indicadores de risco baseados em comunicações com a atividade do usuário em todos os terminais. Essa integração revela motivos, meios e modos de risco em toda a Matriz de Ameaças Internas e permite que as organizações ajam antes que o comportamento se transforme em violações de conformidade, infrações ou litígios. Ao conectar o que os funcionários dizem com o que fazem, a Proofpoint estabelece o primeiro ciclo de feedback em tempo real do setor. Ela também fornece às equipes de conformidade e jurídica uma proteção proativa e um registro auditável de supervisão, permitindo resultados de conformidade defensáveis e intervenção mais precoce antes que os problemas se agravem.
Disponibilidade
Os agentes de Inteligência de Comunicações Humanas da Proofpoint, com tecnologia Nuclei, já estão disponíveis. Aprimoramentos com tecnologia de IA, incluindo uma nova classe de LLMs para o Proofpoint Supervision, estão previstos para o quarto trimestre de 2025. A integração com o Insider Threat Management está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Sobre a Proofpoint, Inc.
A Proofpoint, Inc. é uma empresa em cibersegurança e compliance que protege os maiores ativos e maiores riscos das organizações: suas pessoas. Com um conjunto integrado de soluções baseadas em nuvem, a Proofpoint ajuda empresas de todo o mundo a interromper ameaças direcionadas, proteger seus dados e tornar seus usuários mais resilientes contra ataques cibernéticos. Organizações líderes de todos os tamanhos, incluindo 85% da Fortune 100, contam com a Proofpoint para soluções de segurança e conformidade centradas em pessoas que mitigam seus riscos mais críticos em e-mail, nuvem, mídia social e web.
Deloitte e Adobe anunciam aliança de negócios no Brasil para acelerar transformação digital com IA
F5 adquire a CalypsoAI por 180 milhões de dólares
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























