NEC apresentará aos visitantes quatro tecnologias: Neoface Watch, Plass Data, Neoface Reveal e o IBW (Integrated Biometric Workstation)
Referência global no fornecimento de tecnologias de ponta para identificação biométrica de pessoas e na integração de soluções com foco neste segmento, a NEC participa, pela segunda edição consecutiva, do Congresso da Cidadania Digital, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília (DF).
O evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), com o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é responsável por reunir, anualmente, os principais especialistas e responsáveis pela identificação civil e criminal do País, com a presença dos representantes dos institutos de identificação dos estados, dos órgãos públicos nos níveis federal e estadual e dos principais fornecedores de tecnologia globais do setor.
A multinacional japonesa, uma das pioneiras na pesquisa e na orquestração de soluções de identificação biométrica em âmbito global, apresenta no congresso seu portfólio completo, o qual conta com sistemas que abrangem todos os pilares neste segmento.
Com uma ampla gama de possibilidades de aplicações nos campos civil e criminal, a tecnologia de reconhecimento facial da NEC, o NeoFace Watch, que está presente no dia a dia das aduanas da Receita Federal, em todos os aeroportos internacionais do Brasil, há quase 10 anos, por exemplo, estará à mostra no estande da companhia no congresso.
A plataforma da NEC foi classificada como uma das mais precisas do mundo no teste de referência publicado em março deste ano, conduzido pelo reconhecido Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), dos Estados Unidos. No relatório mais recente da entidade (FRTE 1:N), divulgado em agosto de 2025, a NEC ficou em primeiro lugar nos testes de acurácia e benchmark realizados junto ao banco de dados composto por 12 milhões de imagens. O teste que avalia o efeito da passagem do tempo por meio de imagens com uma diferença de 10 e de 12 anos, também destacou a tecnologia da NEC como a melhor classificada no mercado.
No campo das soluções voltadas à rotina forense está o IBW (Integrated Biometric Workspace), uma aplicação que oferece os melhores índices em precisão, desempenho, segurança e confiabilidade para agências de segurança pública em rotinas de investigações criminais focadas nas análises de latentes. A estação de trabalho reúne todas as funções e ferramentas necessárias para processar, de forma automática ou manual, as múltiplas modalidades biométricas, por meio de uma interface de usuário única, que abrange as diferentes funcionalidades do ABIS (Sistema Automatizado de Identificação Biométrica).
Ainda com foco no segmento forense, a NEC apresenta aos visitantes do congresso a tecnologia KMD PlassData DVI, dedicada aos processos de identificação de vítimas de acidentes graves e desastres, a qual tem a capacidade de analisar dados inseridos por meio de formulários especializados ou importados de outros sistemas.
Por meio de mecanismos avançados de comparação, a aplicação permite que um especialista ou perito realize a análise dos resultados – com base em materiais como biometria, arcada dentária, por exemplo – e a emissão do parecer ou relatório correspondente. A solução KMD PlassData DVI, que segue os protocolos definidos pela Interpol, também possui um banco de dados e formulários especialmente desenvolvidos para a gestão de informações sobre pessoas desaparecidas e corpos não identificados (MPUB), conforme exigido pelos órgãos governamentais responsáveis.
A NEC leva ao evento, em Brasília, a solução de pesquisa avançada NeoFace Reveal, que funciona como uma plataforma aliada das agências governamentais e fundamental no apoio a investigações, com o objetivo de detectar e prevenir fraudes por meio do reconhecimento da face humana. O NeoFace Reveal permite a identificação de imagens faciais utilizando pesquisas 1:N ou 1:1 em um banco de dados de registros faciais de todas as dimensões. A solução compara a imagem da evidência com as já armazenadas, fornecendo uma lista de candidatos classificados por uma pontuação correspondente.
Todas as soluções da NEC foram originalmente concebidas com base nos padrões mais rígidos de cibersegurança desde a sua concepção, o que as classifica como tecnologia “Security by Design” da multinacional.
Após mais de 40 anos de evoluções em pesquisa tecnológica no segmento de identificação biométrica, a companhia japonesa detém mais de 100 implantações de suas plataformas, em 70 países, posicionando-se como parceira de confiança para projetos de infraestrutura crítica no Brasil. Além disso, o sistema mantém uma trilha de auditoria completa da investigação, desde a entrada do caso e do envio dos resultados da pesquisa até a revisão final e a decisão do veredito.

“A presença da NEC no congresso é estratégica, pois se trata da oportunidade de apresentar às autoridades governamentais presentes, de forma muito próxima, as soluções da NEC, com aplicações tanto para uso civil quanto forense. A empresa destaca em sua participação nesta edição os sistemas líderes de segmento, como os casos do Neoface Watch e o KMD Plass Data DVI. Nenhum outro player deste segmento conta em seu portfólio com a diversidade de tecnologias que a NEC disponibiliza no mercado, com o reconhecimento de institutos de benchmark”, destaca José Renato Gonçalves, presidente da NEC no Brasil.
Dentro do evento, no dia 24 de setembro, das 11h às 12h, na sala paralela, Adriano Finamore, especialista da NEC, ministrará uma palestra para apresentar a plataforma KMD Plass Data DVI.
Sobre a NEC no Brasil
Com uma trajetória de 58 anos no mercado brasileiro, a NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação e fornece globalmente “Soluções para a Sociedade”, que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade. Sob a mensagem corporativa da empresa, “Orquestrando um mundo mais brilhante”, a NEC visa ajudar a resolver uma ampla gama de questões desafiadoras e criar novo valor social para o mundo em transformação do amanhã.
MXM Sistemas estará no Fórum Carioca de Tax & Compliance
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























