ITI destaca que a portaria nº 52/2025 integra governança pública e digital com foco em resultados para o cidadão
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou, nesta semana, a Portaria nº 52, de 11 de setembro de 2025, que cria a estrutura de governança do Instituto, instrumento que reforça o compromisso com uma gestão mais eficiente, transparente e orientada a resultados.
A principal novidade é a criação do Comitê de Governança Estratégica (CGE), instância máxima de governança no ITI, responsável por definir diretrizes e estratégias institucionais, promovendo a integração entre planejamento estratégico e gestão de riscos, além de supervisionar e avaliar os resultados relacionados à governança digital, segurança da informação e proteção de dados.
Para apoiar o CGE, a Portaria institui dois subcomitês especializados:
- Subcomitê de Governança Digital e Segurança da Informação (SGDSI): articula governança digital e segurança da informação, além de promover padronizações e melhorias contínuas nos instrumentos como Plano de Transformação Digital, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Política de Segurança da Informação e Plano de Dados Abertos.
- Subcomitê Gestor de Planejamento Estratégico (SGPE): responsável por acompanhar e fortalecer o planejamento estratégico institucional, gestão de riscos, controles internos e integridade.

Segundo o Diretor-Presidente do ITI, Enylson Camolesi, a nova estrutura visa “garantir uma administração mais moderna, integrada e preparada para os desafios da transformação digital e da segurança da informação”.
A governança proposta na Portaria se alinha às diretrizes da governança pública federal, e reforça os princípios da legalidade, da eficiência, da transparência e da inovação no serviço público.
A Portaria também revoga normativos anteriores e estabelece regras claras para o funcionamento dos colegiados, reuniões periódicas, composição dos membros e prestação de contas.
A nova estrutura entra em vigor na data de sua publicação no DOU.
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Conheça algumas das principais empresas do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | ASSINATURA CERTA | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks | DOC9 | QUALITYCERT | SAFEWEB | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
Governo unifica Cartão SUS ao CPF para facilitar acesso aos serviços de saúde
Acompanhe as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























