A Delfia já aplica automação com mais de 95% de confiança em tarefas como auto-scaling e remediação automatizada de incidentes
Com recursos de Inteligência Artificial e visão unificada da jornada digital, empresas adquirem um diferencial competitivo que não apenas evita erros, mas transformam suas operações com redução de riscos e ganho de agilidade.

Prever erros e corrigi-los é uma inovação que faz toda a diferença hoje para as empresas e a Delfia, curadoria de jornadas digitais, realiza esse trabalho pioneiro, mas que ultrapassa essa função: a empresa vem fortalecendo sua atuação em observabilidade orientada ao negócio, um serviço cada vez mais essencial para empresas que desejam aliar performance técnica à geração de valor real.
Com sólida experiência em dados, infraestrutura e experiência do cliente, a Delfia defende que observabilidade deixou de ser uma ferramenta técnica para se tornar um acelerador de resultados. “Hoje, é possível acompanhar toda a experiência digital, desde a infraestrutura até o impacto financeiro, com dados em tempo quase real, e com métricas diretamente alinhadas aos indicadores estratégicos de negócio, como receita, churn e tempo de checkout”, explica Rodrigo Bocchi, fundador e presidente da Delfia. “Observabilidade é a bússola que transforma cada byte de telemetria em vantagem competitiva”, adiciona.
A Delfia já aplica automação com mais de 95% de confiança em tarefas como auto-scaling e remediação automatizada de incidentes. A empresa está agora em fase de testes com IA generativa, capaz de sugerir planos de ação completos, baseados em grandes volumes de dados e contextos técnicos e comerciais com validação final feita por humanos. O objetivo é evoluir para um modelo ainda mais inteligente e proativo, no qual a observabilidade não apenas detecta falhas, mas recomenda as melhores respostas para garantir a continuidade dos negócios.
De dados técnicos a decisões estratégicas
A proposta da Delfia vai além do tradicional monitoramento de “sinais vitais” como CPU, memória e logs. A empresa conecta múltiplas fontes de dados, incluindo métricas (Metrics), eventos (Events), logs (Logs), rastreamentos (Traces) e dados de produto, como conversões e pagamentos, para oferecer uma visão unificada de toda a operação digital. Essa abordagem possibilita detectar anomalias com agilidade e antecipar impactos sobre KPIs críticos, transformando problemas técnicos em insights de negócio acionáveis.
Esse processo começa com o mapeamento detalhado das jornadas do cliente e a associação entre cada transação e os componentes técnicos envolvidos. A telemetria é enriquecida com uma camada de informação comercial, incluindo variáveis como valor de pedido e perfil do usuário. Com isso, a Delfia aplica modelos de correlação com inteligência artificial, que permitem análises preditivas do impacto financeiro de falhas, lentidão ou picos de uso.
A empresa também estrutura Service Catalogs e SLOs com visibilidade clara de métricas e responsabilidades, alinhando áreas técnicas e de negócio em torno de metas compartilhadas. Dessa forma, decisões técnicas passam a ser tomadas com base em impactos mensuráveis no negócio.
Resultados em múltiplos setores
A observabilidade orientada ao negócio já mostra impacto direto em áreas como e-commerce, serviços financeiros, logística e experiência do cliente. No varejo, por exemplo, essa abordagem reduz o tempo de checkout e aumenta a conversão. No setor financeiro, melhora a eficiência em pagamentos instantâneos e garante aderência a regulamentações como o Open Finance. Já na logística, permite a otimização de rotas e previne penalidades contratuais, enquanto nas áreas de produto e CX, ajuda a correlacionar desempenho técnico com NPS e satisfação do cliente.
Companhias de diferentes segmentos já experimentam os benefícios da observabilidade orientada ao negócio com a Delfia. A Acerto, uma fintech de negociação digital de dívidas, por exemplo, conseguiu reduzir em 40% o tempo de diagnóstico de falhas, com resolução acelerada de dias para cerca de duas horas. A rede varejista Havan expandiu sua cobertura de monitoramento para 100% antes da Black Friday, reduzindo drasticamente o tempo médio de resposta a incidentes. Já a empresa de mobilidade Localiza&Co, com foco principal em aluguel de carros, antecipou 130 erros potenciais, alcançando um avanço de maturidade em dois anos.
E um dos maiores grupos educacionais de ensino superior do país, a Ânima Educação, obteve uma economia de 20% em infraestrutura, com melhoria de 60% no desempenho e uma redução contratual de 42%. Segundo a Delfia, o que ainda impede muitas organizações de adotarem essa abordagem é a ausência de um patrocínio executivo forte e a falta de alinhamento entre objetivos técnicos e metas comerciais. A empresa defende ações como a inclusão de KPIs de negócio no dia a dia das equipes de tecnologia, a implementação de SLOs transversais e investimentos em educação contínua sobre o impacto financeiro de incidentes e ineficiências operacionais.
O futuro da observabilidade
A Delfia acredita que a observabilidade será um diferencial competitivo nos próximos anos, especialmente em setores regulados e altamente digitais. “Empresas maduras em observabilidade têm até quatro vezes mais chances de superar suas metas financeiras e operacionais”, destaca Rodrigo Bocchi.
A empresa também observa tendências importantes como FinOps, SecOps, GreenOps e monitoramento em tempo real como pilares para a evolução da observabilidade. No caso da fintech Zoop, por exemplo, a Delfia ajudou a consolidar dez ferramentas em uma única solução baseada em Datadog, reduzindo custos e aumentando a governança. Em outro exemplo, a integração entre observabilidade e segurança na Acerto reduziu o tempo médio de resposta para menos de duas horas.
Com o avanço da IA generativa, do Open Finance e da necessidade de decisões em tempo real, a Delfia prepara seus clientes com streaming de dados contínuo, rastreamento preciso da performance dos modelos de IA e conformidade permanente com marcos regulatórios, como a LGPD.
Sobre a Delfia
A Delfia é uma curadoria de jornadas digitais que atua no Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia e Chile. A empresa pesquisa, sem cessar, tecnologias disruptivas de todo o mundo – a meta do curador Delfia é identificar a solução capaz de acelerar os negócios das organizações e, a partir daí, implementar essas soluções nas organizações. Todas as tecnologias selecionadas pelo time Delfia são testadas no Delfia Labs, um ambiente que simula condições reais de produção das empresas, sem on-premise ou na nuvem. O time de curadores Delfia é formado com certificações em disciplinas como observabilidade, cibersegurança, serviços gerenciados e Field Service. Para investir continuamente na atualização do conhecimento de seus curadores, a Delfia mantém uma universidade corporativa, a UCD. Saiba mais: https://delfia.tech/
Leia outros artigos publicados sobre a Delfia
Delfia na Andicom: cibersegurança e expansão na América Latina
Delfia triplica negócios em field service em São Roque
Ploomes incrementa processo de segurança com curadoria da Delfia
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Estar no CRYPTO ID é mostrar sua marca para quem precisa proteger dados e identidade e sabe que investir em cibersegurança é essencial no mundo digital. Somos a mídia número um em soluções de tecnologia voltadas para identificação humana e não humana (NHIs). Entregamos muito mais que visibilidade: entregamos contexto, conteúdo e credibilidade. Nossa equipe atua em parceria com sua área de marketing e negócios, conectando a estratégia de comunicação da sua empresa para os melhores resultados de vendas.
Fale com a gente: +55 11 9 9286 7046 ou contato@cryptoid.com.br





























