Unesp destaca que a integração do Bry Signer, API de assinatura eletrônica, modernizou processos e eliminou etapas físicas
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) modernizou o processo de emissão e registro de diplomas ao adotar a solução de assinatura digital desenvolvida pela Bry, empresa referência nacional em tecnologia de identificação digital, que faz parte do Grupo Certifica&CO. Implantado em 2021, o projeto de Diploma Digital substituiu processos físicos por fluxos 100% digitais, mantendo o rigor jurídico e técnico exigido pelo Ministério da Educação (MEC).
Até o momento, mais de 180 mil assinaturas digitais e mais de 870 mil transações de formalização digital já foram registradas por meio da tecnologia da Bry. A mudança facilitou o processo de adaptação da instituição com uma nova realidade: a partir de julho deste ano, o MEC passou a exigir a obrigatoriedade de os diplomas de graduação passarem a ser exclusivamente digitais. Para o ano que vem, a medida também passará a valer para diplomas de pós-graduação stricto sensu e residências médicas.
O sistema integra o Bry Signer, uma API de assinatura eletrônica e digital da Bry, à plataforma da universidade, permitindo que o fluxo de assinaturas seja totalmente automatizado. Com a adoção das soluções de Certificados Digitais e Carimbo do Tempo, uma tecnologia que assegura a integridade e a validade do documento ao longo do tempo, é possível coletar múltiplas assinaturas em uma única transação e disponibilizar o diploma ao estudante em pouco tempo.
De acordo com Vitor Palacios, presidente do Comitê Gestor de Diplomas Digitais da Unesp, a transformação representa “um marco tecnológico para a instituição, que se tornou uma das pioneiras na adoção do modelo digital e conseguiu manter o rigor e a segurança exigidos no formato físico, mas com a eficiência e a agilidade do ambiente digital”.
Presente em 24 cidades no estado de São Paulo e com 46.692 alunos, a Unesp tinha no diploma físico um dos processos mais desafiadores, por envolver logística complexa e múltiplas etapas manuais, fazendo com que a entrega de diplomas levasse meses.
Com a integração da API da Bry, os documentos passaram a ser assinados digitalmente em nuvem, com múltiplas assinaturas em uma única transação, e disponibilizados ao aluno em questão de minutos.
“A emissão de diplomas, que antes levava meses, agora pode ser feita no mesmo dia, e a resistência ao digital foi muito menor do que o esperado. Os estudantes, nativos digitais ou já adaptados às tecnologias, ajustaram-se com facilidade à nova realidade”, explica Vitor. “A transformação ajudou na redução significativa no tempo de trâmite e menor risco de extravio, além de termos a estimativa de um ganho de 76% em eficiência operacional.”
Do piloto a licitação pública
O projeto foi iniciado com um piloto em 2021, por meio de uma parceria inicial. Na época, foram realizadas 56 mil assinaturas por meio da tecnologia da Bry, o que gerou uma mudança na forma de consumo e a contratação de tecnologia passou a ser estratégica. “A pandemia teve um papel decisivo, acelerando a implantação do projeto. Avaliamos a possibilidade de construir algo internamente, mas logo percebemos que levaria tempo e seria um longo caminho, por isso concluímos que a melhor decisão seria contratar uma empresa especializada”, diz Vitor.
Antes da implementação, o processo era majoritariamente físico, com grande dependência de papel, o que trazia lentidão e riscos. Segundo Vitor, o fluxo de assinatura com múltiplos signatários então passou a ser automatizado, mantendo a segurança necessária, além de ampliar a acessibilidade e a rastreabilidade do processo.
Agora, ao receber a notificação da chegada do diploma, o egresso acessa uma URL única, onde pode baixar tanto a representação visual quanto o arquivo XML do diploma. O documento é aceito no verificador do MEC e pode ser materializado em cartório, quando necessário.

Com a comprovação de ganhos de eficiência, o contrato evoluiu para licitação pública e, desde então, já foram realizadas mais de 180 mil assinaturas digitais e mais de 870 mil transações de formalização digital. A Unesp também ampliou, em 2024, o uso da tecnologia para diplomas de pós-graduação e agora busca incluir outras áreas da instituição, como livre-docência.
Para Heitor Pires, CEO do Grupo Certifica&CO, o case demonstra como a tecnologia nacional pode gerar impacto positivo em serviços de alta relevância social. “O Diploma Digital é um exemplo claro de como a certificação digital e o carimbo do tempo, quando bem aplicados, oferecem segurança jurídica e eficiência operacional, unindo inovação tecnológica e compliance e entregando valor tanto para a instituição quanto para o estudante.”
Para mais informações sobre a digitalização de diplomas e documentos acadêmicos com a Bry, acesse aqui!
Sobre a Bry

Há mais de 24 anos, construímos confiança através da tecnologia. Somos a Bry, uma trust tech que faz parte do grupo Certifica&Co e atua no desenvolvimento de soluções seguras para assinaturas digitais, certificação eletrônica, integração de APIs e formalização digital de documentos. Ajudamos empresas e instituições públicas a digitalizarem seus processos com segurança, eficiência e validade jurídica.
Mais do que provedores de tecnologia, somos parceiros na transformação digital com confiança. Nosso foco é unir inovação, performance e conformidade para que o digital seja um ambiente seguro, ágil e acessível para todos.
Leia outros artigos da Bry aqui!
Saúde conectada: como a transformação digital está curando gargalos históricos do setor
Nova política de assinatura digital ICP-Brasil corrige falha e já entra em vigor

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























