FBI prometeu em carta que considerá usar qualquer ferramenta para ajudar seus parceiros
Entretanto, a agência não prometeu explicitamente que usaria a mesma ferramenta usado no caso de São Bernardino, dizendo que ela havia sido desenvolvida por uma organização de fora.
Anteriormente, o FBI havia pedido que a Apple ajudasse nas tentativas de quebrar a criptografia do iPhone usando ataque de força bruta, sem disparar a função de auto-erase que poderia ser ativada após 10 tentativas erradas de senha.
A agência mudou sua posição e informou a justiça de que estava tentando uma técnica de uma organização externa que poderia ajudar a acessar os dados do aparelho. Pouco tempo depois, informou que conseguiu acessar os dados do iPhone e que não precisaria mais da ajuda da Apple.
O FBI não revelou qual método usou para desbloquear o telefone e se o mesmo poderia ser usado para acessar outros.
A carta do FBI para investigadores locais parece ser uma resposta a recentes pedidos para burlar a criptografia de aparelhos em outros casos que seguem em andamento na justiça americana.
“Nós sabemos que a ausência de ferramentas legais e investigativas devido ao “Going Dark” é um estado substancial e um desafio local da aplicação da lei que se enfrenta diariamente”, disse o FBI de acordo com uma cópia da carta obtida por alguns veículos de notícia.
A agência já havia dito que até mesmo quando a lei tem autoridade para interceptar e acessar comunicações e informações, a agência encara um problema devido ao ‘Going Dark’ para acessar tecnicamente os dados dos aparelhos. “Going Dark”, na tradução literal “ficando no escuro”, é uma expressão usada para se referir ao uso de criptografia em comunicações.
“Como tem sido nossa política de longa data, o FBI considerará qualquer ferramenta que possa ajudar nossos parceiros”, acrescentou. “Por favor, saibam que continuaremos a fazer qualquer coisa que pudermos para ajudar com as nossas limitações legais e políticas. Vocês têm nosso compromisso que manteremos um diálogo aberto com vocês. Estamos nessa juntos”.
A Apple havia dito que para ajudar o FBI teria que criar uma nova versão do sistema operacional do iPhone, algo que enfraqueceria sua segurança, além de abrir um precedente para outros pedidos.
A ONG “Fight for the Future” argumentou que, ao não dizer a Apple sobre o hack usado, o FBI está colocando muitas vidas em risco. “Se eles realmente se preocupam com a segurança pública, eles devem revelar a vulnerabilidade usada para a Apple prevenir criminosos, hackers e terroristas de explorar a mesma falha e usá-la para o mal”, disse em um comunicado na semana passada.
Fonte: IDGNOW!