Chegada da IA ao setor jurídico transforma advocacia ainda mais estratégicos, tecnológicos e alinhados às demandas da sociedade
Com a expansão da Inteligência Artificial e das legaltechs, os profissionais do Direito passaram a adotar ferramentas digitais como aliadas estratégicas na gestão de processos, análise de dados e tomada de decisões, tornando o setor jurídico cada vez mais eficiente.
De acordo com um levantamento do Future Market Insights, o mercado de tecnologia jurídica deve alcançar US$68,04 bilhões até 2034, refletindo o potencial transformador dessas soluções no cenário nacional e global.
Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L), em 2017 existiam cerca de 20 startups jurídicas no país e hoje, já são mais de 600, evidenciando um crescimento exponencial e consolidando o Brasil como um dos maiores pólos de inovação jurídica do mundo. No Brasil, por exemplo, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, lançado em agosto, prevê investimentos de R$23 bilhões nos próximos quatro anos.
Em um país que concentra mais de 1,3 milhão de advogados e ultrapassa 106,9 milhões de processos em tramitação, as legaltechs se apresentam como soluções estratégicas para lidar com a sobrecarga judicial e promover eficiência.
Esse cenário de inovação e transformação será um dos destaques da Fenalaw 2025, principal evento jurídico do país, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, em São Paulo. O Jusbrasil e outras legaltechs brasileiras estarão presentes para demonstrar como a Inteligência Artificial está sendo aplicada na prática, além de apresentar cases de sucesso e debater os rumos da advocacia digital.
Jus IA: inteligência jurídica real para o dia a dia
Nesse cenário, o Jusbrasil, maior plataforma de inteligência jurídica do país, amplia o seu portfólio de produtos, com o lançamento de Jus IA, assistente jurídico que chegou ao mercado em março deste ano para uso dos operadores do Direito. A solução faz parte deste novo momento da companhia, que concentra esforços para promover a transformação da inteligência artificial generativa no mercado jurídico.
O Jus IA é um produto que concentra em um único ambiente tudo o que um profissional do Direito precisa para atuar com eficiência. Com ele, é possível descrever casos de forma natural, carregar documentos, solicitar análises detalhadas, fazer pesquisa de jurisprudência, tirar dúvidas e gerar peças jurídicas, sempre com continuidade e contexto preservados, o que torna a experiência muito mais fluida e integrada.
A confiança é um diferencial competitivo do Jus IA em relação às IAs mais generalistas. As respostas se apoiam na base de documentos do Jusbrasil, que estrutura informação jurídica há 17 anos e hoje tem mais de 7 bilhões de documentos públicos. Esse processo é um avanço na precisão, transparência e confiabilidade, atributos essenciais para a prática jurídica e que diferenciam o Jus IA de assistentes genéricos.
“Nos dois últimos anos nos transformamos em uma empresa totalmente focada em inteligência artificial voltada para o mercado jurídico. Avançamos em todos os nossos produtos e lançar Jus IA foi uma conquista. Estamos prontos para um mercado mais competitivo, dinâmico e preparado para atender clientes que exigem agilidade, eficiência e transparência”, destaca Gabriela Migliorini, Gerente de Produtos Jurídicos do Jusbrasil.
D4Sign.AI: análise de contratos de forma segura e inteligente
A D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, se destaca no setor por meio da D4Sign.AI, solução que torna a gestão de contratos até 7x mais rápida, segura e eficiente. A tecnologia, primeira a ser lançada no Brasil voltada ao setor jurídico, estudou incontáveis Teras de jurisprudência brasileira, que, além de auxiliar na interpretação de documentos, gera insigths estratégicos para tomada de decisões, criando um dashboard onde os contratos e documentos são catalogados, organizados e gerenciados com análises mais aprofundadas e insights, permitindo uma visão mais estratégica dos ativos jurídicos das empresas.
Segundo o CEO fundador, Rafael Figueiredo, a tecnologia também permite identificar e resumir cláusulas, tirar dúvidas em tempo real e localizar informações específicas, como prazos e valores, sem a necessidade de uma releitura de todo material. Com isso, o tempo de fechamento de contratos pode ser reduzido em até 70%, agilizando negócios.
“O segmento jurídico é imenso e, cada vez mais, tem demandado soluções mais robustas que sejam capazes de trazer insights estratégicos para as suas fontes de uma maneira inovadora. Mais do que apenas acelerar rotinas, a inteligência artificial representa um passo importante na democratização do acesso à informação, transformando a relação das pessoas com este universo e tornando-o cada vez mais acessível e transparente para todos”, comenta o executivo.
Justine e Prognóstico Jurídico com IA: otimização e previsibilidade
O Projuris, plataforma de inteligência legal da Starian, conta com a Justine, assistente virtual que otimiza pesquisas em um acervo de mais de 700 mil textos jurídicos, garantindo rapidez e precisão. Quando o atendimento exige interação humana, a transição é feita de forma automática e integrada.
Outro recurso de destaque é o Prognóstico Jurídico, que utiliza algoritmos avançados de IA para prever cenários processuais. Essa funcionalidade apoia advogados e departamentos jurídicos na tomada de decisões estratégicas, com mais segurança e previsibilidade.
Durante a Fenalaw, Fernando Ribeiro, diretor de Produto da Projuris, apresentará dois cases em parceria com clientes: um com o Grupo Protege, sobre como tornar o jurídico um departamento estratégico, e outro com a BW Advogados, que mostra como a tecnologia transformou sua rotina e seus resultados.
“Enxergamos a IA como uma aliada para aumentar eficiência e produtividade, automatizando tarefas repetitivas. Isto contribui para que o advogado se dedique a atividades de maior valor estratégico e seja orientado por resultados”, destaca Fernando.
Produtividade no setor jurídico: do Vade Mecum à IA jurídica
Lawtech brasileira Doc9 apresenta novidades na Fenalaw 2025

Em nossa coluna LEGALTECH, sobre direito e tecnologia, você encontra excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























