O mês da cibersegurança reforça a importância sobre a conscientização contínua no uso da inteligência artificial generativa
O Mês de Conscientização sobre Cibersegurança reforça a importância de capacitar os funcionários contra riscos digitais, mas especialistas alertam que treinamentos anuais isolados já não dão conta da complexidade atual.
As vulnerabilidades surgem justamente nos intervalos entre as sessões formais, quando os colaboradores estão focados em suas atividades e acabam contornando políticas ou ferramentas impostas pela empresa.
O aumento no uso de plataformas de Inteligência Artificial generativa (GenAI) é um exemplo desse desafio. Dados do Netskope Threat Labs mostram que, entre março e maio de 2025, o uso corporativo dessas aplicações cresceu 50%. Mais da metade desse volume, no entanto, ocorreu por meio de Shadow AI, quando usuários recorrem a sistemas não autorizados, em desacordo com políticas internas.
Portanto, embora a prática global de promover treinamentos pontuais durante o Mês de Conscientização sobre Segurança Cibernética seja válida, o aprendizado contínuo em tempo real mostra-se muito mais eficaz.
Em vez de restringir o acesso dos usuários a aplicações úteis ou depender apenas de sessões anuais, os avisos contextuais oferecem suporte imediato e ajudam os funcionários a tomarem decisões mais seguras, inclusive no uso de GenAI.

A pesquisa da Netskope revelou que 57% dos usuários mudaram seu comportamento após receberem orientação imediata, reforçando que abordagens em tempo real são mais efetivas quando conectadas às escolhas práticas do dia a dia.
Para Cláudio Bannwart, country manager da Netskope no Brasil, esse é o caminho para equilibrar inovação e proteção. “A prioridade das empresas deve ser incorporar o coaching aos fluxos de trabalho diários, orientando os profissionais em direção a ferramentas aprovadas e práticas mais seguras. É uma abordagem mais equilibrada: proteger os dados e, ao mesmo tempo, impulsionar a inovação no ambiente de trabalho.”
DINAMO Networks se consolida como referência em segurança digital no Brasil
E-Ciber 2025: todos os setores devem se responsabilizar pela Cibersegurança
Cubo Itaú lança iniciativa dedicada à cibersegurança e prevenção a fraudes
Metade das senhas são fáceis de quebrar
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























