O certificado digital funciona como identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas, veja 6 situações que seu uso faz toda diferença
O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas. Ele se tornou essencial para garantir segurança, autenticidade e validade jurídica nas transações digitais no Brasil.
Com a crescente digitalização de processos, essa tecnologia passou a ser indispensável em várias atividades do dia a dia. Por isso, ela oferece mais agilidade e proteção nas operações online.
Pensando nisso, a Soluti reuniu seis situações práticas em que o uso do certificado digital pode simplificar rotinas, reduzir burocracias e tornar suas transações muito mais seguras. Acompanhe a seguir:
1. Assinatura de documentos eletrônicos com valor legal
Contratos, procurações, termos de consentimento e acordos podem ser assinados digitalmente com o certificado ICP-Brasil. Dessa forma, o documento ganha a mesma validade de uma assinatura em papel, além de eliminar a necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
2. Emissão de notas fiscais e obrigações fiscais
Empresas utilizam o certificado digital para assinar NF-e, CT-e, MDF-e e outras obrigações acessórias. Com isso, garantem integridade e autenticidade aos documentos enviados aos órgãos fiscais. Além disso, o processo se torna mais ágil e econômico.
3. Acesso a sistemas do governo e cumprimento de obrigações
O certificado digital é exigido para acessar plataformas como o e-CAC da Receita Federal, SPED, eSocial e outros sistemas públicos. Assim, ele funciona como um meio de login mais seguro e confiável, evitando, inclusive, acessos indevidos.
4. Peticionamento e gestão de processos judiciais
Profissionais do Direito usam certificados digitais para peticionar eletronicamente, assinar documentos e acessar processos judiciais de forma remota. Dessa maneira, conseguem atuar com mais segurança, agilidade e validade jurídica.
5. Participação em licitações e contratos eletrônicos
Empresas que participam de licitações públicas ou firmam contratos eletrônicos com o governo precisam apresentar certificação digital. Com isso, é possível comprovar a identidade da empresa e garantir a segurança das assinaturas. Além disso, a tecnologia reduz riscos e assegura transparência nas transações.
6. Segurança em transações online e identificação pessoal
Com o aumento dos golpes digitais e das fraudes de identidade, proteger transações online se tornou uma necessidade. Por esse motivo, o certificado digital atua como uma autenticação forte, confirmando a identidade do usuário e protegendo dados sensíveis.
Além de evitar riscos de falsificação, ele funciona como um escudo contra fraudes virtuais. Consequentemente, também permite autenticação forte em sistemas, confirmação de identidade sem margem para erro e proteção em movimentações financeiras.
Por que o certificado digital é tão importante?
O uso dessa ferramenta se tornou essencial em diversas situações do cotidiano. Mas afinal, por que o certificado digital é tão importante?
Ele é emitido dentro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e assegura que qualquer documento assinado digitalmente seja autêntico, íntegro e não possa ser repudiado. Portanto, é uma garantia de confiança nas operações digitais.
Além disso, ao funcionar como uma identidade virtual, o certificado reduz burocracias, elimina deslocamentos, diminui o uso de papel e torna os processos mais ágeis no ambiente digital.
Por fim, se você também quer acompanhar os avanços da tecnologia, saiba que com a Soluti é possível ter todas essas vantagens na palma da sua mão. Com nossos serviços e soluções digitais, você garante segurança, autenticidade e validade jurídica em cada etapa da sua rotina.
Fonte: Soluti
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui!
Carimbo do Tempo: a prova do “quando” no ambiente digital

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas físicas ou jurídicas e coisas na internet. Leia mais e se aprofunde na coluna de Certificado Digital!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























