O Gitex LATAM ajuda a fortalecer o ecossistema de inovação e a internacionalização de startups paulistanas
A cidade de São Paulo foi oficialmente anunciada como sede da primeira edição do Gitex LATAM, versão latino-americana do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito nesta semana durante a 45ª edição do Gitex Global, em Dubai, e marca um novo capítulo na consolidação da capital paulista como o maior polo tecnológico e de empreendedorismo da América Latina.
O Gitex LATAM São Paulo será realizado em março de 2027 e deve reunir milhares de participantes, incluindo startups, empresas de tecnologia, investidores internacionais, aceleradoras e representantes governamentais de mais de 100 países. A iniciativa tem como objetivo aproximar o ecossistema latino-americano de inovação das principais tendências globais em inteligência artificial, sustentabilidade, economia digital e transformação tecnológica.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), teve papel central nas articulações e na promoção do ambiente favorável que tornou possível a vinda do evento ao Brasil. O anúncio reforça a política municipal de estímulo à inovação, geração de renda, qualificação profissional e internacionalização de negócios locais.

“Ter a Gitex na nossa cidade é uma conquista histórica. São Paulo já é o coração econômico e tecnológico do Brasil, e agora se consolida como o principal polo de inovação da América Latina. A presença do evento vai atrair investimentos, gerar empregos e ampliar a visibilidade das startups paulistanas no cenário global”, afirma Rodrigo Goulart, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Startups paulistanas no radar global
A capital já participa ativamente do ecossistema Gitex. Nesta edição de 2025, a Prefeitura de São Paulo levou um grupo de startups aceleradas por programas da Ade Sampa – como o Green Sampa (voltado à economia verde e soluções sustentáveis) e o Vai Tec (voltado à tecnologia e impacto social) – para participar da edição em Dubai.
Essas empresas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos, participar de rodadas de negócios e estabelecer conexões estratégicas com investidores e hubs internacionais, dentro de uma agenda voltada à internacionalização de negócios e atração de investimentos estrangeiros para a cidade. Com o Gitex LATAM sediado em São Paulo, essa integração será ampliada, criando um ambiente ainda mais favorável para o crescimento de startups de base tecnológica, empresas verdes e negócios de impacto social, além de fortalecer a presença da cidade no circuito global da inovação.
O Gitex LATAM São Paulo 2027 deve movimentar centenas de milhões de reais em negócios, turismo e investimentos, fortalecendo o ecossistema local de tecnologia e promovendo impacto positivo em toda a cadeia produtiva – do empreendedor individual às grandes corporações.
RD Summit 2025 destaca tema empreendedorismo com convidados que transformam o mercado
Bernhoeft leva IA à Fenalaw 2025 para debater o futuro da gestão jurídica
Robótica é um dos motores da inovação na Mercopar 2025
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























